quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Últimos 12 meses são os mais quentes da história

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), órgão ligado à agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que o período entre janeiro e julho de 2010 teve a maior média de temperatura da história.

Caso o aumento de temperatura prossiga, é possível que este seja o ano mais quente já registrado, afirmam os especialistas do GISS. É o que denuncia o acumulado dos últimos doze meses, cujo gráfico mostra ascensão nunca detectada desde o início das medições.

Flutuações na medição dos últimos doze meses podem aparecer, mas a análise de um período mais extenso é tida por especialistas como mais adequada para descontar o efeito de anomalias temporárias ligadas à temperatura.

Até o momento, o recorde de ano mais quente foi registrado em 2005. Um possível impedimento à marca é o fenômeno La Niña, que pode reduzir a média global nos meses restantes de 2010.

De acordo com o pesquisador da área de Modelagem Climática do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Cândido, o gráfico apresenta uma tendência ao incremento da média de temperatura, mesmo com flutuações em períodos mais curtos.

"O dado é relevante, mas é preciso analisar com maior cuidado o impacto desse aumento em áreas específicas do globo, como no nosso caso, a Amazônia", afirma Luiz. "As diferenças regionais são importantes pois elas definem onde os grandes eventos de impacto irão ocorrer."

A base para o cálculo referente às anomalias de temperatura no mês de julho de 2010 reúne informações colhidas entre 1951 e 1980. Durante este período, foi estabelecida a média do sétimo mês. Neste ano, julho registrou temperatura média 0.55ºC maior que a base. O recorde para esta medição é de julho de 1998, com 0.68ºC.

Mapas de anomalias de temperaturas são úteis para a compreensão o papel do aquecimento global em eventos extremos. Segundo o GISS, o fenômeno intensifica também a precipitação, pois o aumento no nível de vapor de água varia de acordo com a temperatura.

Os dados reiteram informações fornecidas pelo Centro Nacional de Dados Climáticos, instituto ligado a agência norte-americana voltada para monitoramento das condições atmosféricas e oceânicas (NOAA).

Para o coordenador do Observatório do Clima, André Ferretti, há uma tendência clara ao aquecimento do planeta. "É urgente a necessidade de comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa", diz o especialista.

Fonte - G1
Related Posts with Thumbnails