quinta-feira, 12 de julho de 2007

O domingo, o ecumenismo, vários sinais...

Minha primeira impressão acerca do recente documento apresentado pela Igreja Católica («Respostas a algumas perguntas acerca de certos aspectos da doutrina sobre a Igreja»), que expressa de forma inequívoca que a Igreja de Cristo nela apenas subsiste, era de que o papa estava demarcando seu território e, a partir daquele momento, quem dela se aproximasse sob o manto do ecumenismo, prioridade deste pontificado, o faria muito consciente de onde estava pisando e a quem estava inequivocamente seguindo.

Mas algumas idéias novas surgem desta concepção inicial com as explicações que já começaram a aparecer por conta das tímidas críticas que pipocaram aqui e ali. Além de marcar seu território, o papa está tentanto convencer os protestantes de suas raízes católicas, o que logicamente facilitaria o diálogo ecumênico que ele insiste ser essencial para "chegar à unidade de todos os cristãos em ‘um só rebanho e um só pastor’ (Jo 10, 16), e sanear desta forma a ferida que ainda impede a Igreja Católica de realizar plenamente sua universalidade na história»"


Apocalipse 13:3
Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta,

Não se pode perder de vista ainda o caráter talvez "narcisista" que carrega a afirmação da ICAR ser a "única igreja de Cristo":

"E para ele [Fromm] o narcisismo não é um fenômeno somente individual. "O narcisismo de grupo tem importantes funções. Em primeiro lugar, incrementa a solidariedade e a coesão do grupo, e [...] Em segundo lugar, é extremamente importante como elemento que dá satisfação aos membros do grupo e em particular àqueles que tenham poucas razões para se sentirem orgulhosos e de alguma valia". Além disso, Fromm nos alerta que "o narcisismo de grupo é uma das fontes mais importantes da agressão humana, e, ainda assim, esse fato, como todas as outras formas de agressão defensiva, é uma reação a um ataque a interesses vitais". Por isso, o narcisismo de grupo é tão "popular" nos mais diversos setores da vida social, seja no campo da economia, política ou da religião."


Apocalipse 12:17
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.

Neste contexto importante ressaltar por fim que acabou de ser aprovado o texto final do CELAM (Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe), sobre o qual o papa assim se manifestou:

Li com apreço as palavras que pedem que se dê prioridade à Eucaristia e à santificação do Dia do Senhor nos programas pastorais, e que se reforce a formação cristã dos fiéis em geral e dos agentes de pastoral em particular. Assim, o Documento de Aparecida destaca a importância da eucaristia na vida da Igreja, a santificação do domingo e o empenho dos bispos, sacerdotes, religiosas e fiéis na Igreja. Trata-se de uma renovação da ação da Igreja, fazer dela uma “comunidade mais missionária.” Objetiva enfrentar a perda de fiéis e sacerdotes nas últimas décadas e a difícil situação com que a Igreja se defronta. Todos os membros da Igreja na região são "chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo

Fontes - Terra, Ecclesia e Estadão

"E, coroando com a oferta eucarística do domingo o testemunho que, todos os dias da semana, os seus filhos, empenhados no trabalho e nos vários compromissos da vida, se esforçam por oferecer com o anúncio do Evangelho e a prática da caridade, a Igreja manifesta com maior evidência ser « sacramento, ou sinal, e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano »."


Apocalipse 13:16-17
E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

Como já abordado em posts anteriores, com base no parecer de um vaticanista, vide a questão dos muçulmanos, nada que saia de roma deixa de ter função e objetivo específicos e, neste caso, já se demonstram bastante explícitos.

Maranata!
Related Posts with Thumbnails