De acordo com Departamento de Justiça americano, governo Bush usa das técnicas para investigar até informações pessoais dos cidadãos.
Por COMPUTERWORLD
12 de julho de 2007 - 13h15
O FBI está usando sistemas de data mining para rastrear qualquer potencial terrorista em território americano e mesmo indivíduos que tenham queixas contra seguro de automóveis, de acordo com o Departamento de Justiça americano (DOJ), em um relatório enviado ao Congresso nesta semana.
O documento do DOJ detalha seis iniciativas baseadas em sistemas de data mining em uso ou nos planos do departamento. "Cada uma dessas iniciativas é extremamente valiosa para os investigadores, o que permite que eles analisem e processem de forma legal as informações obtidas de forma a detectar potenciais atividades criminais e destinar os recursos adequadamente", disse um porta-voz do DOJ, em uma declaração por e-mail.
Em um comunicado, o senador democrata Patrick Leahy afirmou que o relatório tinha quatro meses de atraso e trazia mais questionamentos que respostas. O relatório "demonstra quão dramaticamente a administração Bush expandiu o uso da tecnologia da data mining, algumas vezes de forma sigilosa, para coletar e filtrar as mais sensíveis e pessoais informações dos americanos", disse.
Ao mesmo tempo, o relatório fornece "uma importante e rara radiografia das atividades do departamento de data mining", complementa o senador. Isso pdoerá dar ao Congreso uma forma de conduzir uma "vigilância significativa", disse ele.
As seis iniciativas de data mining listadas no relatório do DOJ são:
- Um programa que será proximamente lançado, chamado System to Assess Risk, designado para ajudar os analistas do FBI a centrar esforços nos indivíduos que tenham posturas suspeitas de terrorismo. De acordo com o DOJ, o programa não vai taxar ninguém de terrorista, mas a idéia é que ele ajude o FBI a economizar tempo na identificação dos suspeitos.
- Um projeto de detecção inteligente de roubo de indentidade que examina as queixas dos consumidores para criar padrões e tendências nesse tipo de crime.
- Uma iniciativa que existe desde 1999 com a qual o FBI examina as gravações públicas das transações governamentais para identificar as potencialmente fraudulentas.
Os demais três programas incluem a identificação de fraudes em vendas de fármacos na internet, fraudes em seguro de automóveis e crimes relacionados a planos de saúde.
"Em todos os casos, o cuidado adequado tem sido tomado para garantir o direito à privacidade e a proteção às liberdades civis", diz o relatório do DOJ.
"Cada iniciativa é designada para suplementar, e não substituir, os métodos de investigação tradicionais. Nenhuma ação é tomada com base somente na análise das informações dos data mining", diz o DOJ.
Segundo ele, os resultados gerados pela coleta de dados são usados somente como "referências" que são depois investigadas para determinar se existe a necessidade de uma ação posterior.
Jaikumar Vijayan-Computerworld, EUA
Fonte - ComputerWorld