segunda-feira, 2 de julho de 2007

BENTO XVI REPROPÕE O COMPROMISSO ECUMÊNICO

Cidade do Vaticano, 29 jun (RV) - Na solenidade dos santos apóstolos Pedro e Paulo, Bento XVI reiterou seu compromisso em buscar a plena comunhão dos cristãos. Uma declaração que ganhou peso, pela presença, na basílica vaticana, de uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

Em sua homilia, o papa ressaltou a unicidade de Jesus, que não é somente um profeta, mas o Filho de Deus. Depois, no Angelus, o pontífice reiterou a importância do caminho ecumênico, dirigiu uma saudação especial a Roma _ no dia em que a cidade festeja seus padroeiros _ e anunciou que irá a Nápoles, em visita pastoral, no dia 21 de outubro próximo.

Na profissão de fé de Pedro, "podemos nos sentir e ser, todos, uma só coisa, apesar das divisões que, ao longo dos séculos, dilaceraram a unidade da Igreja, com conseqüências que perduram até hoje" _ disse o papa.

Jesus afirma querer edificar "sobre esta pedra" a sua Igreja e, nessa perspectiva, confere a Pedro o poder das chaves (cfr Mt 16, 19-19). Dessas narrações, emerge claramente, que a confissão de Pedro é inseparável do encargo pastoral a ele confiado, no que diz respeito ao rebanho de Cristo.

Fonte - Radio Vaticana
Related Posts with Thumbnails