sexta-feira, 6 de julho de 2007

Vaticano reiterará que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica

CIDADE DO VATICANO, 6 jul 2007 (AFP) - O Vaticano pretende divulgar um documento reiterando que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica e, com isso, confirmará a declaração "Dominus Iesus" do ano 2000, que suscitou fortes polêmicas no mundo cristão, revelou nesta sexta-feira a imprensa italiana.

Segundo a agência I-Media especializada em notícias do Vaticano, este documento da Congregação para a Doutrina da Fé - antigo Santo Ofício - será publicado no dia 10 de julho.

Este texto voltará a afirmar que a Igreja de Cristo está "realmente e unicamente na Igreja Católica", segundo Il Giornale.

O objetivo é combater "o relativismo eclesiológico", condenado pelo papa Bento XVI, segundo o qual todas as igrejas que dizem fazer parte do cristianismo têm o mesmo nível de verdade ou que cada uma delas não tem mais que uma parte dessa verdade.

Antes de se tornar Papa com o nome de Bento XVI, o cardeal Joseph Ratzinger presidia a Congregação para a Doutrina da Fé, e a declaração "Dominus Iesus" foi divulgada sob sua responsabilidade.

Essa declaração, segundo a qual apenas a Igreja Católica dispõe de todos os meios de salvação, causou comoção em meio às igrejas protestantes, classificadas de simples "comunidades eclesiásticas" pela "Dominus Iesus".

Il Giornale informa que a declaração a ser divulgada pelo próximo documento do Vaticano se refere a uma frase do texto do Concílio Vaticano II "lumen gentium" (a luz das nações, sobre a missão universal da Igreja), que afirma que a única Igreja de Cristo "subsiste" na Igreja Católica.

Este verbo suscitou diversas interpretações nos últimos anos, embora Il Giornale lembre que o cardeal Ratzinger ressaltava na "Dominus Iesus" que com o emprego de "subsiste" o Concílio queria dizer "existe realmente".

Fonte - BOL

Nota DDP:
Como diria o Pr. Santeli, "O Passado está chegando
" (Parte 1, Parte 2 e Parte 3) e, ao que parece, cada vez mais rapidamente, dado o caráter reiterado de notícias que nos empurram para esta conclusão.

Apocalipse 12:17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.

"Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio. Apenas em Deus ser-lhes-á possível subsistir. A fim de suportarem a prova que diante deles está, devem compreender a vontade de Deus como se acha revelada em Sua Palavra; poderão honrá-Lo, unicamente, tendo uma concepção correta de Seu caráter, governo e propósitos, e agindo de acordo com estes. Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito. A toda alma virá a inquiridora prova: Obedecerei a Deus de preferência aos homens? A hora decisiva está mesmo agora às portas. Estão nossos pés firmados na rocha da imutável Palavra divina? Estamos preparados para permanecer firmes em defesa dos mandamentos de Deus e da fé de Jesus?" (O Grande Conflito - Ellen G. White - Pág. 593)
Related Posts with Thumbnails