quinta-feira, 5 de julho de 2007

Coração continuamente mau

No livro do Gênesis 6:5 há uma constatação por parte de DEUS em relação ao homem: o coração dele era “continuamente mau”. Após ter-se multiplicado a maldade do homem, ele praticava o mal durante todo o tempo, pois “era continuamente mau o desígnio do seu coração.”

O que fazia parte da maldade do homem antes do dilúvio? Segundo Gênesis (6:11 a 13), a terra estava corrompida à vista de DEUS, cheia de violência. Os homens se haviam corrompido e se tornado violentos. Duas coisas grais sempre bem associadas, corrupção e violência. E DEUS os destruiu por essa razão.

O que eles faziam mesmo? Mateus 24:38 explica que “comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento.” Eles abusavam dessas coisas lícitas, tornaram-nas em motivo de corrupção e violência. Precisa explicar melhor os detalhes de como tornaram em violência comer, beber e se casar? Não precisa, basta atentar para o que diz Mateus 24:37, ou seja, como foi naqueles dias será nos dias da vinda do Filho do Homem, os nossos dias. Basta abrir os jornais e ler sobre corrupção, sobre como estão realizando hoje os casamentos e tudo o mais relacionado a ele, a violência no mundo e como os seres humanos hoje se alimentam e como bebem. Será que se pode dizer que hoje vivemos numa sociedade violenta? Sem dúvida, estamos mesmo!

Quanto tempo levou para o homem chegar a esta condição? No tempo de Noé, levou um milênio e meio. Depois do dilúvio, a degeneração retornou, mas DEUS a conteve por meio do forte ensino de princípios de vida. Ele deu esses princípios não muito depois do dilúvio, junto ao monte Sinai.

Esses princípios foram infiltrados a toda a sociedade humana. Por exemplo, hoje ainda não se aceita que um ser humano mate outro. As leis não permitem. Só mesmo em sociedades bem rudimentares isso acontece, como entre alguns antropófagos. Há, no entanto, um porém. As leis não permitem, mas os seres humanos cada vez mais matam como se não houvesse lei. Mata-se cada vez mais como se o ser humano não valesse nada.

E há outro porém. Hoje, casa-se de modo natural ou não natural, como cada um deseja. Cada um é lei para si mesmo. Está em Romanos cap. 1, versos 24 a 27. Já ultrapassamos a condição dos tempos de Noé, e incluímos a condição como foi nos tempos de Ló (ver. Lucas 17:28 e 29).

Nessas duas sociedades, do tempo de Noé e do tempo de Ló, uma prática era comum: a corrupção. hoje a corrupção está em toda a parte, motivo do noticiário diário. Os homens, principalmente aqueles que estão investidos de autoridade, acham-se acima da lei, ou seja, para eles não há lei. E nos casos de Noé e de Ló foram destruídos, pois desse ponto em diante, não havia mais para eles esperança de arrependimento. Eles, afinal, eram continuamente maus.

Mas havia uma luz no fundo do túnel nos dois casos. No tempo de Noé, DEUS classificou esse homem como “justo e íntegro” ele “andava com DEUS” (Gên. 6:9). No tempo de Ló, DEUS viu as obras de Abrão, homem fiel ao Criador. Veja que coisa interessante. De Noé DEUS levantou outra civilização, de Abrão DEUS formou um povo de adoradores verdadeiros.

E em nossos dias, há ainda pessoas justas e íntegras? Sim, há. E o que DEUS fará com elas? A Bíblia responde: Ele os receberá para estarem com Ele, DEUS, onde Ele estiver (João 14:3).

Seja como Noé ou como Abraão. Seja como descreve Ellen G. White em seu livro Educação: “A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” (Educação, 57).

Sikberto R. Marks
28-06-2007

Fonte - Cristo Voltará
Related Posts with Thumbnails