terça-feira, 31 de julho de 2007

Inundações provocam 500 mortos e atingem 200 milhões de pessoas na China

Genebra, 30 jul (EFE).- As atuais inundações na China provocaram 500 mortos, 5 milhões de pessoas retiradas de suas casas e 200 milhões de atingidos, afirmou hoje a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).

Diante desse novo desastre natural, a organização humanitária apresentou hoje um pedido de fundos de € 5,7 milhões, o que permitirá a ela socorrer 400 milhões de atingidos.

"A situação dos deslocados se agrava pelas elevadas temperaturas, dificilmente suportáveis", alertou hoje a FICV, dizendo que são esperadas mais chuvas que trarão rápidas inundações e deslizamentos de terra.

Desde o início da estação de chuvas em maio, as inundações, qualificadas pela FICV como as piores em uma década, afetaram quase a metade das divisões administrativas chinesas, sobretudo no centro do país.

Com os fundos solicitados, a organização espera fornecer às vítimas alimentos, água potável, roupas, atendimento médico e produtos de primeira necessidade.

As zonas rurais são as mais afetadas, já que milhões de hectares de cultivo ficaram submersas pela água, ao mesmo tempo que centenas de milhares de casas foram danificadas ou destruídas, segundo a FICV.

A Federação já destinou 240 mil francos suíços (cerca de € 142 mil) de seu fundo de emergência para ajudar à Cruz Vermelha chinesa, que trabalha na avaliação de danos e distribui ajuda humanitária nas províncias mais atingidas, como Anhui (leste), Sichuan (sudoeste) e Hubei (centro).

"Serão precisos meses e até anos para que as comunidades mais pobres se recuperem desta crise", disseram representantes da instituição, por isso que também deverá contribuir com materiais de construção, de modo que reforcem sua capacidade de suportar futuras inundações.

Fonte - Último Segundo
Related Posts with Thumbnails