Uma das características da grande missão que se quer desenvolver na América Latina a partir da Conferência de Aparecida é despertar nos fiéis a consciência da importância fundamental que o domingo tem para os cristãos e, nesse sentido, a centralidade da Eucaristia.
Foi o que explicou a Zenit nesta segunda-feira Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), durante coletiva de imprensa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Apesar de ainda não ter formatado o projeto da grande missão que a Igreja Católica desenvolverá nos próximos anos no continente - uma das propostas da Conferência de Aparecida -, o documento final da grande reunião eclesial celebrada em maio traz diretrizes que já permitem visualizar algumas prioridades pastorais dos bispos.
Uma delas, elogiada por Bento XVI na carta que dirigiu ao Celam autorizando a publicação do Documento de Aparecida, dia 10 de julho, é justamente a prioridade à Eucaristia e à santificação do Dia do Senhor nos programas pastorais. ...
O presidente do Celam comentou ainda sobre a importância fundamental do domingo, "um dia especial para o cristão". "É o dia que substituiu o sábado judaico. O domingo é o primeiro dia da semana, o termo significa Dia do Senhor. E para nós, Dia do Senhor é o dia do Ressuscitado, é o dia da ressurreição de Cristo", destacou.
Segundo o arcebispo, a partir da ressurreição, os cristãos sempre se reuniram aos domingos. "Sempre se reuniram para celebrar o memorial da morte e da ressurreição de Cristo e também para celebrar a Palavra de Deus." "É o dia em que os cristãos continuam se reunindo para se alimentar da Palavra, para se alimentar do Corpo de Cristo e, ao mesmo tempo, se encontrar como família de Deus, dar testemunho público e social da sua fé", disse. ...
Para além da importância de se congregar, o arcebispo destacou a atitude conseguinte dos cristãos, ou seja, o fato de se dispersarem entre o mundo para dar seu testemunho. ... "Nesse sentido é de importância fundamental o domingo" - enfatiza. "Nós não podemos viver nossa fé isoladamente. O cristão tem de se reunir, tem de se congregar, porque pelo batismo ele é feito membro de uma comunidade, de uma Igreja, de uma família." [Os itálicos foram acrescentados.]
Nota: "Mediante os dois grandes erros - a imortalidade da alma e a santidade do domingo - Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência" (O Grande Conflito, p. 588).
Quer saber qual o verdadeiro dia de guarda, segundo a Bíblia? Leia aqui e aqui.
Fonte - Blog Michelson Borges