segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Grécia é a ponta do iceberg

A popularidade do economista americano de origem turca Nouriel Roubini costuma oscilar na razão inversa da situação econômica mundial. Em momentos de euforia, o professor da Universidade de New York tende a ser visto como um chato de plantão, aquele cri-cri que busca problemas onde os outros veem soluções. Não à toa, ficou conhecido como Dr. Apocalipse. Mas, quando as crises previstas por ele se materializam, acontece o contrário. Sua fama atingiu o apogeu em 2008, durante o pânico causado pela quebra do banco americano Lehman Brothers. Roubini, que havia previsto o colapso, tornou-se uma espécie de economista popstar. Agora, em meio à crise que lançou o euro em incerteza, as palavras de Roubini, um velho crítico da união monetária europeia, voltam a ganhar peso. Para ele, a endividada Grécia é apenas a ponta do iceberg - e os problemas que abalam o país podem ser encontrados também em potências como Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Segundo ele, as finanças governamentais são um castelo de cartas prestes a desabar. Uma boa notícia: o Dr. Apocalipse alimenta um cauteloso otimismo em relação à economia brasileira. Roubini viaja ao Brasil para participar da segunda edição do EXAME Fórum, no dia 31 de maio, com o tema "Brasil - A construção da quinta maior economia do mundo". Antes de embarcar, deu a seguinte entrevista a EXAME.

EXAME - No dia 10 de maio, as bolsas dispararam com o anúncio do plano de resgate europeu. Logo depois, o pessimismo voltou a toda. Qual é o problema com a Europa?

Nouriel Roubini - Dinheiro não é o bastante para resolver o problema europeu. Os países do sul da Europa estão endividados demais. A solução proposta no pacote é levá-los a um longo período de cortes draconianos e recessão. Isso só vai deixá-los ainda mais longe de atingir as metas de redução da dívida. A Grécia sairá dessa temporada recessiva com uma dívida ainda maior. Os problemas são muito sérios, e resolvê- los da maneira proposta pela União Europeia me parece ser uma missão impossível, além de politicamente inviável. Por isso os mercados reagiram mal: se nem 1 trilhão de dólares resolvem um problema, é sinal de que o imbróglio é realmente muito complicado.
...
EXAME - Quem olha os números do Orçamento americano percebe uma desconfortável semelhança com a Grécia. Na próxima década, estimase que os Estados Unidos terão um déficit de 9 trilhões de dólares, um recorde. A situação é sustentável?

Nouriel Roubini - A Grécia é apenas a ponta do iceberg. A situação americana não é sustentável e, pior, temos problemas semelhantes no Reino Unido, em outros países europeus e no Japão. Os países encrencados têm três opções. A primeira é dar um calote. A segunda é ligar suas gráficas e imprimir dinheiro, criando inflação. A terceira é cortar gastos, aumentar impostos e colocar a casa em ordem. O problema é que os políticos, notadamente os americanos, não parecem reconhecer o problema. Os democratas são contra cortes de gastos; os republicanos são contra qualquer aumento de impostos. E é preciso ir além, reformar a seguridade social e o Medicare (plano de saúde federal para idosos), por exemplo. Se não conseguirmos fazer isso, os Estados Unidos podem virar uma Grécia.
...
Fonte - Exame

domingo, 30 de maio de 2010

"Admirável mundo do corpo humano"

Programação sobre saúde dirigida pelo Dr. Jea Myung Yoo, médico da Clínica Adventista de São Roque e conferencista da Associação Paulistana.


Para acessar as palestras individualmente clique em:
1) Menu
2) Browse on-demand library
3) Admirável mundo do corpo humano
4) Escolha o programa desejado

A mesma programação em áudio para download:

09/04/10 - Dr. Jea Myung Yoo - "Cura natural e genoma humano"
10/04/10 - Dr. Jea Myung Yoo - "Reparo dos gens e a restauração"
10/04/10 - Dr. Jea Myung Yoo - "Células tronco e a maravilhosa regeneração"
10/04/10 - Dr. Jea Myung Yoo - "Perguntas e respostas"
11/04/10 - Dr. Jea Myung Yoo - "Alimentação adequada"
11/04/10 - Dr. Jea Myung Yoo - "Perguntas e respostas 2"

Nota DDP:
Há um pequeno problema no áudio da primeira palestra. As demais estão normais.

terça-feira, 25 de maio de 2010

"Paixão cega"


Nota DDP: Vídeo de divulgação do livro "Paixão cega" do Pr. Douglas Reis, mantenedor do blog "Questão de Confiança", do qual reproduzimos muitos textos neste espaço.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Liderança para o fim do tempo do fim

É notório que já nos encontramos nos momentos finais e cruciais da história da humanidade desde ela que se envolveu com o pecado. Bem logo todos os seres humanos entrarão numa fase de decisão quanto a que grupo se ligam, se ao dirigido pelo Senhor ou se ao comandado por satanás. Nesse tempo o povo especial de DEUS, aquele que deverá realizar a obra do anúncio da vinda do Salvador, e dizer a todos que devem adorar o Criador e santificar o sábado, receberão poder extra muito intenso do ESPÍRITO SANTO. Então a obra será concluída em tempo bem curto, antes do fechamento da porta da graça. É vital que se preparem líderes para tempo que vai de hoje até aqueles dias de grande poder do alto. Aliás, todos aqueles que se sentirem chamados a participar do maior projeto de atividade de todos os tempos por parte do povo de DEUS deverão ter capacidade de liderança, além de humildade para obedecerem ao que o Senhor determinar. Esse maior projeto antecede o maior evento de todos os tempos da história da humanidade, a segunda vinda de JESUS, e o resgate de Seu povo. Para esse tempo preparamos um esquema, que pode servir a quem deseja preparar-se como líder, ou a quem deseja treinar líderes para os dias que vão de hoje até o fechamento da porta da graça.

Continue lendo...

domingo, 23 de maio de 2010

Falta de administração da água coloca o mundo em perigo

Cerca de 60% da provisão de água potável no mundo está dividida entre Brasil, Canadá, Colômbia, Congo, Indonésia e Rússia. A China e Índia têm um terço da população do mundo e têm menos de 10% desta provisão.

Conforme a quantidade de água vai diminuindo nos aquíferos e nas geleiras, a palavra água vai ficando cada vez mais próxima de crise. E as mudanças climáticas ameaçam tornar o problema cada vez pior. Se nada for feito, fome, doenças e imigração massiva vão assolar a Terra.

Apesar de soar dramático, a mensagem no geral não está errada. A água é um bem escasso e as práticas de consumo atuais são um convite ao desastre. Um consumo equilibrado pode ser doloroso, mas é melhor do que as disputas políticas – que devem aumentar em número e intensidade.

A dificuldade começa com o número de pessoas que consomem água. Há 60 anos, a população do mundo era de 2,5 bilhões. Quando a Revolução Verde possibilitou o aumento de comida, tornou possível também o crescimento da população. Hoje, são quase 7 bilhões de pessoas e a estimativa é que, em 2050, sejam 9 bilhões.
...
Fonte - Opinião e Notícia

quinta-feira, 20 de maio de 2010

"A mesa está preparada"

Quarteto Athus

Quando ao passado eu voltava
Relembrando bons momentos do lar
Com os meus irmãos eu brincava
Nem sentia mesmo o tempo passar
E no lugar que eu vivia
Mil brinquedos e alegrias sem fim
E, bem ao longe, eu ouvia
Era alguém que então chamava por mim

Podia ouvir a minha mãe chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar
Aqui está o seu lugar,
Estou esperando, falta só você"
Eu quero ouvir a minha mãe chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar"

Sei de um futuro bem perto
E começo, então, a me preparar
De coração sempre aberto
Quero ver o meu Jesus regressar
E, lá na Pátria Celeste,
Com os meus irmãos ali vou brincar
Escutarei o meu Mestre
Com um novo nome a me chamar

Eu ouvirei o meu Jesus chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar
Aqui está o seu lugar,
Estou esperando, falta só você"
Eu quero ouvir o meu Jesus chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar"
"Está pronta a mesa, vem sem demorar"


Nota DDP: Homenagem aos meus irmãos (M&M&M), que Deus concedeu a alegria de caminharmos juntos rumo ao Lar Celestial. Estendo a todos que acompanham este espaço e rogo a Deus que Ele a todos nós mantenha firmes, até o fim.

"A mesa está preparada". Vem Senhor Jesus.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atinge norte do Peru

Redação central, 19 mai (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu nesta terça-feira o norte do território peruano, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP), mas por enquanto não há informações sobre vítimas.

O abalo aconteceu às 23h15 pelo horário local (01h15 de quarta-feira em Brasília), com epicentro a 219 quilômetros de profundidade, a 46 quilômetros a leste da localidade de Bagua Grande, na região do Amazonas.

O movimento foi sentido nas localidades de Chachapoyas, Moyobamba, Rioja, Cajamarca e até em Trujillo, a 270 quilômetros de distância, segundo a imprensa local.

Segundo as mesmas fontes, houve cortes no fornecimento elétrico e quedas de casas de tijolos de terra crua, mas por enquanto não há informações sobre vítimas.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que não emitiu alerta de tsunami, tinha informado que o sismo teve magnitude 6 na escala Richter e profundidade de 125,6 quilômetros.

Fonte - UOL

Em 3 horas, chuva ultrapassa média mensal em Florianópolis

O volume de chuva ultrapassou, em apenas 3 horas, a média mensal da capital catarinense segundo informações da Climatempo. Entre as 22h de terça-feira e 1h da madrugada desta quarta-feira foram acumulados cerca de 134,4 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia; a média para todo o mês de maio é de 96,9 mm. O ciclone extratropical que se formou sobre o Sul do País tem deixado o clima instável, com grande volume de chuva e fortes ventos.

A tendência é de que o ciclone (sistema de baixa pressão) avance para o mar e a chuva diminua nesta quarta-feira. Os ventos continuam com força e a expectativa é de mar agitado com ondas grandes no litoral catarinense nesta quarta-feira.

Além da chuva forte e descargas elétricas, o vento também ganhou intensidade e o aeroporto Hercílio Luz registrou rajadas de até 72 km/h na noite da terça-feira. Por quase duas horas, o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens. Novas aterrissagens foram suspensas.

Entre as 19h e 21h, o fornecimento de energia elétrica no bairro do Campeche foi interrompido por três vezes. De acordo com o tenente Leandro, oficial de área do Corpo de Bombeiros, já foram registradas quedas de árvores em bairros como Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Ingleses e na região central de Florianópolis. Pelo menos três casas foram atingidas, mas não há informações sobre vítimas.

No final da noite de terça-feira, o centro da capital estava com as principais ruas alagadas. A Defesa Civil pediu que as pessoas evitem de deixar suas casas no início da madrugada desta quarta-feira.

Na cidade de São José, mais de cem pessoas estão desalojadas segundo informação da secretária de Ação Social de São José, Lurian Silva. Estragos também foram verificados em Palhoça, Itajaí e no Balneário Camboriú.

Na última semana, o avanço do mar e as ondas fortes consumiram toda a areia e causaram estragos em várias casas. Um ciclone extratropical deve avançar pelo Rio Grande Sul e Santa Catarina provocando vento forte nestes Estados durante a noite e madrugada. Segundo a agência meteorológica Climatempo, no início da noite as rajadas já chegavam a 102 Km/h em Santa Marta, litoral sul catarinense.

Durante a tarde choveu forte no leste de Santa Catarina. A instabilidade pode ser forte e volumosa no centro-leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul e leste de Santa Catarina.

O vento intenso sobre o oceano deixa o mar agitado na costa destes Estados, com ondas entre 2 m e 3 m no litoral do Rio Grande do Sul e na costa sul de Santa Catarina.

Fonte - Terra

terça-feira, 18 de maio de 2010

Católicos e budistas unidos perante crise ecológica

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (CPDIR), Cardeal Jean-Louis Tauran, enviou uma mensagem aos budistas por ocasião da "Festa do Vesakh", a sua celebração mais importante, em que são celebrados os principais acontecimentos da vida de Buda.

O documento, divulgado pelo Vaticano, aborda a crise ecológica, destacando que “os esforços das nossas duas comunidades (católica e budista) em vista do empenho no diálogo inter-religioso têm contribuído para criar uma nova consciência da importância social e espiritual das respectivas tradições religiosas neste campo”.

“Reconhecemos que temos o mesmo modo de considerar valores como o respeito pela natureza de todas as coisas, a contemplação, a humildade, a simplicidade, a compaixão e a generosidade. Estes valores contribuem para uma vida de não-violência, equilíbrio e sobriedade”, pode ler-se.

O documento recorda que, para a Igreja Católica, “a tutela do ambiente está intimamente ligada ao tema do desenvolvimento integral da pessoa humana e, da parte sua, não se compromete apenas na defesa do destino universal dos dons da terra, da água e da atmosfera, mas encoraja o homem a unir os esforços para proteger a humanidade da autodestruição”.

“Cristãos e budistas nutrem um profundo respeito pela vida humana”, assinalam os responsáveis do CPDIR.

No texto assinado pelo Cardeal Tauran assinala-se ser “crucial” encorajar “os esforços que almejam criar um sentido de responsabilidade ecológica”.

Ao mesmo tempo, a mensagem convida a reafirmar “convicções sobre a inviolabilidade da vida humana em cada fase e condição, a dignidade da pessoa e a missão única da família, na qual se aprende a amar o próximo e a respeitar a natureza”.

“Aumentando os nossos esforços para a criação de uma consciência ecológica a fim de termos uma coexistência serena e pacífica, podemos testemunhar um estilo de vida respeitoso, que não encontra o seu sentido em ter mais, mas em ser mais”, assinala o Cardeal francês aos budistas de todo o mundo.

O documento foi escrito em inglês e está disponível em chinês, japonês e coreano na página oficial da Santa Sé.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Veja também "Defesa do ambiente ligada ao desenvolvimento humano integral, recorda Santa Sé". Destaque:

"Nossa responsabilidade de proteger a natureza surge, efetivamente, do nosso respeito recíproco e procede da lei escrita no coração de cada homem e cada mulher", precisa.

A ilusão de Willow Creek com a "justiça social"

Venho pensando... bem, venho lendo e pensando. Venho lendo a obra mais recente de Erwin Lutzer, "When A Nation Forgets God: Seven Lessons We Must Learn From Nazi Germany" (Quando uma Nação se Esquece de Deus: Sete Lições que Temos de Aprender com a Alemanha Nazista). Publicado pela Editora Moody, o pastor da Igreja de Moody analisa como a igreja na Alemanha caiu sob a influência de Adolf Hitler. Eis a má notícia: "De longe a maioria das igrejas luteranas ficou do lado de Hitler e suas reformas espetaculares". A boa notícia: "Mas uma minoria, sob a liderança de Bonhoeffer e Niemoller, escolheu se afastar da igreja estabelecida para formar a 'Igreja Confessante'".

Acho preocupante que o governo de Obama esteja tentando usar as igrejas, inclusive as igrejas evangélicas, para seus próprios propósitos políticos.

A edição de 3 de maio de 2010 da revista The Weekly Standard traz um artigo escrito por Meghan Clyne intitulado "The Green Shepherd", descrevendo como a Secretaria de Parcerias de Religião e Vizinhança da Casa Branca está buscando inscrever igrejas cristãs ingênuas em seus esforços para controlar o clima - sob a fachada de lutar contra a pobreza e a injustiça.

Um dos "Pastores Verdes" escolhido pelo governo de Obama para enganar os evangélicos é nada menos do que o Rev. Jim Wallis!

O subtítulo do artigo de Clyne resume a meta política fundamental do governo: "A Casa Branca quer que as igrejas avancem a agenda estatal de mudança climática". Ela aponta para o fato de que embora Wallis tenha escrito em dezembro de 2006 que os "republicanos desavergonhadamente tenham politizado a iniciativa de parceria com as religiões", o próprio Wallis é agora "membro do conselho de parcerias religiosas de Obama e tem também se encontrado com parlamentares do Partido Democrático para ajudá-los a elaborar suas políticas em termos moralmente mais atraentes". Esses democratas treinados por Wallis por sua vez farão "grandes avanços no meio de eleitores cristãos". Parece semelhante a Hitler fazendo avanço no meio dos luteranos da época dele?

Eis um Jim Wallis, da entidade esquerdista radical Estudantes em prol de uma Sociedade Democrática e defensor de Fidel Castro e de um partido que apóia a propagação de revoluções comunistas em toda a América Central, andando entre os evangélicos e enganando-os. Wallis tem sido radical desde que se formou da Universidade Estadual de Michigan. (Se estiver interessado em mais comentários sobre Wallis e a revista dele Sojourners, veja o artigo "Barack Obama's 'Red' Spiritual Advisor" no site do Summit Ministries.)

A capacidade de Wallis de enganar chega a alturas elevadas nos círculos evangélicos. Por exemplo, um artigo postado no blog Sojourners intitulado "Além da Clareza: Vivendo uma Vida de Compaixão e Justiça", escrito pela esposa do Pr. Bill Hybels, da Igreja Willow Creek, diz o seguinte: "A batalha contra a injustiça é uma guerra dura e feia. Embora eu esteja orgulhosa de que a Willow Creek tenha entrado nessa guerra, a verdade é que só começamos a lutar... Aguardo o dia em que como igreja seremos conhecidos por sermos a igreja mais verde do planeta, não só porque gozamos a beleza da criação de Deus, mas também porque sabemos que a mudança climática é uma questão de justiça". Em sua lista de livros para leitura, ela sugeriu Jim Wallis e sua revista Sojourners.

Essa ideia de que uma mudança climática é uma questão de justiça/injustiça está 100 por cento em harmonia com o Conselho Consultivo de Parcerias para Religiões e Fé, que "prevê a 'parceria' entre governo e instituições religiosas como meio de propagar os avisos ambientais do governo, em vez de só um modo de ajudar as igrejas a alimentar os famintos e vestir os pobres". Não é de admirar que Clyne tenha finalizado seu artigo comentando: "Talvez seja simplesmente lógico que os ativistas do aquecimento global recorram a argumentos religiosos em busca de ajuda já que os argumentos científicos a favor de sua posição estão se desmoronando".

Mas permita-me ser curto e grosso e sugerir que a sra. Hybels ficaria mais bem informada se lesse os livros "Life at the Bottom" de Theodore Dalrymple, "Equality, the Third World, and Economic Delusion" de Peter Bauer e "Intellectuals and Society" de Thomas Sowell.

Aliás, se ela lesse a obra de Sowell, ela descobriria pelo menos um segredo para tirar os pobres da pobreza, que podemos presumir é o desejo dela para alcançar a "justiça social", já que ela nunca expressa com nitidez o que ela quer dizer com esse termo. Sowell escreve: "Sob as novas políticas econômicas que começaram na década de 1990, dezenas de milhões de pessoas na Índia saíram do nível de pobreza nesse país. Na China, sob políticas semelhantes iniciadas antes, um milhão de pessoas por mês está saindo da pobreza".

Infelizmente a esquerda radical não recebe com alegria tais notícias, pois essas políticas econômicas são capitalistas e daí politicamente incorretas. Sowell cita o escritor francês Raymond Aron que admite que os intelectuais querem ver prosperidade somente "por meio de intervenção estatal" e do "código revolucionário" e daí sentem rancor contra tais vitórias capitalistas. O lema deles parece ser melhor sermos pobres sob o socialismo do que prósperos sob o capitalismo!

Aliás, um colega conferencista me contou sobre sua recente viagem a Cuba, onde a "justiça social" reina de forma suprema. Todo o mundo em Cuba trabalha para o governo e recebe 15 dólares por mês (os médicos recebem 18) que mal dá para comprar arroz e feijão e um pouco de óleo de cozinha. Os 500 pastores que ele treinou durante uma semana disseram que Cuba hoje é uma ilha prisão e ninguém pode escapar. As pessoas estão passando fome, muito embora seus mares estejam cheios de peixes, mas barcos pesqueiros são proibidos porque seriam usados para escapar do paraíso. Os cubanos querem fugir para os EUA, que o governo cubano acusa de "malignos".

Essa é a Cuba que o Rev. Jim Wallis e sua turma de Sojourners usam como exemplo de "justiça social". Pergunta: É desse jeito que Hybels entende "justiça social"? Por que ela não faz uma viagem missionária de curto prazo para resgatar algumas daquelas 500 esposas daqueles 500 pregadores que estavam implorando socorro para escapar de sua prisão de pobreza e desesperança?

De acordo com Olavo de Carvalho, aproximadamente uma dúzia de países latino-americanos estão atualmente sendo governados por partidos comunistas ou pró-comunismo. Será que os evangélicos estão tão ignorantes ou desinformados do que as políticas da tão chamada "justiça social" envolvem que eles estão dispostos a sacrificar os pobres por uma ideia que não funcionou em quase 5.000 anos de história registrada?

Olha, eu ainda estou pensando! O que penso é que a sra. Hybels e seu marido precisam ler o livro "Quando uma nação se esquece de Deus" de Erwin Lutzer e então comparecer a uma sessão de duas semanas de Summit neste verão!

Fonte - Mídia Sem Máscara

Nota DDP: Tendo em mente e, principalmente filtrando o viés político do artigo, mas não perdendo a questão de fundo, é impossível não se observar as possibilidades que se avizinham com a questão "ECOmênica". Aliada ao padrão de prevalência estatal em relação ao particular e, assessorado pelas religiões (vide próximo post), parece montar um quadro bem factível sobre o cumprimento profético esperado. Veja também "Evo Morales e Papa tratam de assuntos ECOmênicos".

O futuro da Europa em tempo de caos

Vivemos numa época em que o caos se impõe como o estado normal de quase todas coisas. As previsões dos especialistas, desde a economia à estratégia, são desmentidas com enorme frequência, a instabilidade é uma constante e as incertezas circundantes causam perturbação e angústia ao cidadão comum.

A percepção de um mundo em que os desequilíbrios preponderam é de tal ordem que um sociólogo escreveu recentemente um ensaio que poderíamos traduzir livremente por "O Caos como Evidência Quotidiana" (Wallerstein). Tal estado caótico tornou-se mais visível após a crise financeira e económica de 2008, com todo o seu cortejo de consequências negativas, desde inoperância de instituições e a falência de empresas aparentemente sólidas até ao alastramento do desemprego no plano mundial.

Entre todos esses sinais de crise permanente avulta a incapacidade de muitos governos nacionais para lidarem, de forma isolada, com fenómenos que lhes escapam e se situam cada vez mais na dependência de instâncias supranacionais ou de grandes grupos empresariais e financeiros.

A narrativa do "fim da história", surgida após a queda do Muro de Berlim e da União Soviética, não sobreviveu à transição para o século XXI. nem à visão que lhe estava associada dos Estados Unidos como "hiperpotência". Ainda o novo século mal começara e os atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque, não só destruíam a ideia de inviolabilidade do território americano, mas também chamavam a atenção para o surgimento de novas organizações que, sem se identificarem com Estados nacionais, conseguiram, com recurso a métodos terroristas, pôr em causa o sistema de segurança interna dos Estados Unidos.

O novo século inicia-se com o debate sobre o islamismo radical, em torno das guerras do Afeganistão e do Iraque, enquanto a questão do Médio Oriente se continua a agravar, sem que se vislumbrem vias eficazes para a negociação e a paz. Mas a questão islâmica não pode ser circunscrita às correntes fundamentalistas e às organizações terroristas, como deixou claro, o Presidente Obama no seu notável discurso do Cairo, em que o Estado americano se distancia das teorias sobre a "guerra das civilizações" ou as crenças religiosas como chave para a interpretação de todos os conflitos contemporâneos, invocando a semelhança entre princípios de defesa da paz consagrados no Corão, no Talmut ou na Bíblia.

A questão do fundamentalismo não esgota as problemáticas geoestratégicas do nosso tempo. O século XXI está a ser também marcado pela emergência de novos países como a China, a India e o Brasil que, estando longe de possuir o potencial militar dos Estados Unidos, possuem condições de crescimento, económico, tecnológico e demográficas que forçam os estrategistas políticos a considerá-los enquanto actores de uma nova repartição de poderes no mundo.

Que lugar para a Europa neste mundo caótico em que os Estados Unidos olham cada vez mais para o Pacífico, mesmo que não desvalorizem a "relação atlântica"? Com a Inglaterra sempre "eurocéptica" e a Alemanha cada vez mais centrada em si própria e nas suas zonas de influência tradicionais, a construção europeia não voltou a reencontrar o ritmo do período anterior à queda da URSS e ao alargamento.

Os anos doirados de Jacques Delors pertencem a outra era. A possibilidade de transformar o poder económico da União Europeia em força política autónoma esbarra nas estruturas dos Estados nacionais. As múltiplas hesitações na ajuda financeira à Grécia, de mau presságio para países em situação económica e financeira difícil, como o nosso, mostram que, nos cenários a médio prazo, já será bom que a União Europeia mantenha os adquiridos institucionais, sem alterar a sua geografia (através da eventual saída de estados membros) e assegurando a permanência da zona euro.

Fonte - Jornal de Notícias

Nota Cristo Voltará: Disse Daniel (cap. 2:41 a 44), por inspiração profética do DEUS todo poderoso, que conhece o futuro tanto quanto o passado, que aquele Império Romano (correspondente em sua maior parte a Europa atual), se fragmentaria em dez e que não mais se reunificaria. Hoje vemos uma Europa em vias de reunificação, e a profecia questionada por alguns, ou até muitos. A Europa está, como dissemos, em vias de reunificação, mas nunca consegue completar o projeto. É o bloco, no mundo, mais adiantado nesse objetivo, e no entanto, nunca se reunifica. A realidade dos fatos proclama em alta voz que a profecia está firme a se cumprir. Na análise profética desse mês de maio, entendemos por oportuno, deixar que pessoa independente fale por si. Abaixo (acima) está um artigo de Mário Mesquita, que ocupa altos cargos no governo brasileiro na área econômica, como o de Diretor de Política Econômica do Banco Central. Ele escreveu um artigo postado no jornal eletrônico português “Jornal de Notícias”, exatamente sobre o cumprimento da profecia de Daniel. Ele o fez sem saber dessa profecia, o que é impressionante. Sua análise se estende para além da Europa. É uma região do mundo frágil, que aos poucos perde poder político e econômico, que não consegue se unir, cujos países são, alguns fortes, outros fracos, que a cada pouco está em crise interna. É a expressão do autor do artigo, e da Bíblia também. A quem tem alguma sabedoria, e esse autor tem muita, está ficando óbvia a formação de uma crise sem precedentes sobre o mundo. Sim, o cenário é óbvio, ele fala por si!

Fica cada vez mais definitivo que o palco de ações desses últimos dias é os Estados Unidos da América. E há outros poderes emergentes no mundo, mas a Europa, que já dominou o mundo, perde importância. Agora com a crise na Grécia, pode-se mais uma vez constatar como ela está fragilizada. Se bem que a última crise vem dos Estados Unidos, e será uma crise econômica, política e religiosa, estando esses ingredientes todos juntos, saiba-se que será de fato a última crise, a Europa, que já dominou a questão religiosa no mundo, pouca influência exerce. O curioso é o seguinte, o poder que vai comandar a ida do mundo para a crise final está na Europa, precisamente, na cidade de Roma, cujo Coliseu, símbolo da perseguição contra os cristãos pelo Império Romano, esses dias viu ruir uma parte dele. Se o Coliseu já foi símbolo de perseguição, hoje ele pode servir de símbolo da queda de Babilônia impulsionada pelo poder do Império Romano. E a fragilidade da economia americana, embora a potência de suas armas, serve de alerta de que, se não fosse pelo poder de DEUS, o mundo já estaria no caos. Sim, é sobre caos que o autor do artigo a seguir fala. Leia-o, e veja se não tem traços proféticos, escritos, por nada mais que um economista. Eis que a última crise é uma perplexidade global que ocorrerá fortemente no campo econômico, embora em todos os campos da humanidade. Até o decreto dominical é um boicote econômico sobre indivíduos. O cenário, no mundo, está se formando, e a última crise está sendo ensaiada.


Pesquisadora metodista diz que o movimento gospel está mudando o modo de ser evangélico

Em entrevista a Revista Cristianismo Hoje, Pesquisadora metodista diz que o movimento gospel está mudando o modo de ser evangélico.

Desde que o movimento pentecostal brasileiro tornou-se fenômeno de massa, no último quarto do século 20, especialistas das mais diversas áreas têm se debruçado sobre a Igreja Evangélica com lupas de pesquisador. O espantoso crescimento do segmento, que pulou de um traço estatístico para a posição de segundo maior grupo religioso do país, tem sido discutido e explicado de muitas maneiras – quase todas, diga-se de passagem, incompletas ou mesmo parciais. Por isso, trabalhos como o da professora Magali do Nascimento Cunha ganham relevância. Jornalista, doutora em Ciências de Comunicação e mestre em Memória Social e Documento, ela é docente em diversos cursos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista da Universidade Metodista de São Paulo e atua ainda como palestrante e conferencista. Mas observa o cenário evangélico nacional com ainda mais conhecimento de causa, já que é membro da Igreja Metodista do Brasil e do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Ninguém pense, contudo, que Magali faz algum tipo de concessão ao corporativismo. Ao contrário – a pesquisadora não poupa as críticas que julga necessárias à Igreja contemporânea. No seu mais recente livro, A explosão gospel – Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil (Mauad Editora), Magali constrói uma tese segundo a qual esse movimento chamado gospel fundamenta-se não apenas na lógica do mercado, mas também numa série de novos comportamentos e maneiras de enxergar e praticar o Evangelho. “Vivemos o surgimento de uma cultura religiosa nova”, afirma a professora. Segundo ela, a explosão gospel criou tantas demandas que afetou até mesmo a teologia cristã deste século 21. Entender este multifacetado universo de fé e todos os seus desdobramentos talvez seja tarefa para gerações. Mas nesta entrevista, Magali Cunha aponta alguns caminhos.

CRISTIANISMO HOJE – Como a senhora define a cultura gospel?

MAGALI DO NASCIMENTO CUNHA – Vivemos o surgimento de uma cultura religiosa nova, um jeito de ser diferente daquele construído pelos evangélicos brasileiros ao longo de sua história. Novos elementos foram adicionados como resposta ao tempo presente, que é fortemente marcado pelas culturas da mídia e do mercado, e pelo crescimento de novos movimentos evangélicos, principalmente o pentecostalismo. O movimento musical chamado gospel resultou deste processo sócio-religioso e abriu caminho para outras expressões. Isso quer dizer que testemunhamos uma ampliação, sem precedentes, do mercado religioso e de formas religiosas mercadológicas. Há também uma relativização da negação do mundo, tão cara aos evangélicos brasileiros – o corpo é valorizado, assim como a diversão. Com isso, temos uma nova cultura experimentada, um novo modo de ser evangélico: privilégio à expressão musical, envolvimento no mercado e espaço para o lazer e o entretenimento.

O termo “gospel” não é abrangente demais para abrigar tantos elementos e manifestações?

Na verdade, podemos dizer que as diferenças que existem entre os grupos evangélicos estão bastante “sufocadas” por essa forma cultural. Uso o termo “gospel” para definir esse modo de vida porque ele emerge do fenômeno que ganhou corpo nos anos 90 – o movimento musical que detonou um processo e configurou algo muito maior. Surgiu uma forma cultural, um modo de vida gospel. Ele não é uma expressão organizada, delimitada; mas resulta do cruzamento de discursos, atitudes e comportamentos entre si e com a realidade sociopolítica e histórica.

Mas existem traços comuns entre todas essas manifestações?

Há, principalmente, três elementos. Em primeiro lugar, a busca de modernidade e inserção dos evangélicos na lógica social da tecnologia, da mídia, do mercado e da política. Numa segunda perspectiva, tivemos as transformações na forma de cultuar e na ética de costumes de um significativo número de igrejas. Veja que atualmente não é mais possível identificar o que é um culto batista, ou um culto metodista, ou um culto presbiteriano. Identificamos, em nossas pesquisas, uma só forma de cultuar com as mesmas características. E, em terceiro lugar, um discurso comum que privilegia temas como “vitória” e “poder”, com ênfase no aqui e agora, bem diferente da tradição evangélica, cuja pregação privilegiava temas como o céu e a segunda vinda de Cristo como compensação pelos sofrimentos do presente. Essa produção de cultura alcançou uma amplitude que perpassa, senão todas, a grande maioria das igrejas e denominações evangélicas brasileiras.

O louvor tem importância cada vez maior nos cultos. Por que as igrejas têm dado tanto valor à música?

Quem é Deus e quem é Jesus na maioria das canções? A maior parte das composições traz imagens da teofania monárquica do Antigo Testamento. Assim, Deus e Jesus são intensamente relacionados a imagens de reinado, majestade, glória, domínio e poder. Nesta linha, ganha novo sentido a figura dos levitas, que passam a ser destacados e traduzidos na contemporaneidade como “os ministros de louvor”, terminologia assumida nas igrejas. Disso resulta também o estabelecimento de uma hierarquia de ministérios. Há maior destaque aos levitas, e isso pode ser observado no lugar que ocupam no culto. Quem toca e canta é considerado ministro; já quem realiza outras atividades de serviço raramente é apresentado e destacado dessa maneira.

Essa nova cultura gospel tem espaço para a ética cristã?

Vivemos hoje uma forte crise de ética cristã quando privilegiamos um modo de ser baseado no “eu” e na experiência. Isso é totalmente incompatível com o Evangelho. E a coisa se agrava quando aprendemos que ser cristão é consumir bens e serviços religiosos e divertir-se não como mera assimilação da cultura do mercado, mas como expressão religiosa. Quer dizer, a cultura gospel permitiu aos evangélicos brasileiros a inserção de elementos profanos na forma de viver sua fé e de relacionar-se com o sagrado.
...
Fonte: Cristianismo Hoje (Destaques de nossa lavra)

Nota Cristo Voltará: Essa pesquisadora impressiona no que revela nessa entrevista e que tem descoberto em suas pesquisas. Em síntese, pelo que ela diz, julgando a nossa missão dada por JESUS CRISTO, fica evidente que devemos nos manter distantes do gospel. Ellen G. White bem que profetizou que tal movimento iria se inserir com sua música em nosso meio, e que isso seria chamado de operação do ESPÍRITO SANTO, mas que é produto do inimigo. É ler, e cada um refletir sobre se deseja a vontade de DEUS, ou a vontade do mercado e seus produtos e os desejos do “aqui e agora”.


domingo, 16 de maio de 2010

Mercado financeiro europeu vive a pior crise desde a 2ª Guerra Mundial

O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, afirmou que os mercados financeiros europeus enfrentam "a situação mais difícil desde a Segunda Guerra Mundial", em uma entrevista que será publicada pela revista alemã Spiegel.

- Os mercados se encontram, sem dúvida alguma, na situação mais difícil desde a Segunda Guerra Mundial, inclusive desde a Primeira. Já vivemos e estamos vivendo tempos realmente dramáticos.

No fim da semana passada, quando a onda de pânico da crise europeia atingiu as das Bolsas, "os mercados já não funcionavam, era quase como quando aconteceu a falência do Lehmann Brothers em setembro de 2008", afirmou Trichet.

Nos dias 6 e 7 de maio, antes da UE (União Europeia) anunciar um plano de R$ 1,750 trilhão (750 bilhões de euros) para a zona euro, as Bolsas mundiais desabaram. A medida, que determinou ainda um plano de redução da dívida fiscal da Grécia, foi concedido ainda pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para evitar um contágio da crise grega a outros países em dificuldade.

Após uma recuperação no início da semana, nesta sexta-feira (14)o mercado voltou a registrar quedas expressivas. A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou com queda de 2,12%, com os investidores fugindo do risco e procurando aplicações mais seguras, para o caso de a crise na Europa se aprofundar ou alongar.

No Brasil, um mergulho da economia europeia na recessão pode traduzir-se em menos entrada de recursos e, portanto, dólar em alta no curto prazo. Mas se esse recuo na atividade se espalhar pelo planeta, como o ocorreu em 2008 com a crise norte-americana, os problemas podem ser maiores.

A redução na circulação de dinheiro internacional pode diminuir e o fluxo ficaria comprometido por mais tempo, representando, para o Brasil, menos investimentos no médio prazo e crescimento limitado no longo prazo. As boas perspectivas para o país pressupõem investimentos grandes nos próximos anos, que dependem de capital internacional.

Fonte - R7


Woody Allen sugere ditadura com Obama

Cannes (França), 14 mai (EFE).- O cineasta Woody Allen, fã assumido de Barack Obama, disse hoje que seria bom se o atual presidente dos Estados Unidos levasse à frente uma ditadura.

"Estou encantado com Obama, acho que ele é genial. O Partido Republicano deveria sair do seu caminho e deixar de tentar feri-lo", afirmou Woody Allen em entrevista no Festival de Cannes, onde apresentou seu último filme.

Por isso, o diretor apontou que "seria bom" se Obama pudesse "ser um ditador durante alguns anos". "Ele poderia fazer um montão de coisas boas rapidamente", explicou.

Fonte - Yahoo

Nota DDP: A opinião pública estaria sendo preparada para estas questões?


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Apocalipse, medo ou esperança?

Maiza Ribeiro é Evangelista do Ministério Alcançando Corações Brasil para todos os países de língua portuguesa. A sede de seu Ministério Matriz está nos EUA, ligado diretamente a Aleganny East Conference SDA, em Washington D.C. - EUA, sob a liderança do Pastor Mikael Oxentenko, Pastor Senior da mesma Conferência Adventista do Sétimo Dia.

Pertence a Igreja Adventista do 7º dia por todos os seus dias vividos e permanece fiel aos princípios que esta fé recebeu de Jesus Cristo, a qual faz questão de proclamar.

Maiza é Conselheira e Psicóloga,estando apta para atender e ajudar seus irmãos do mundo todo que entrarem em contato com ela.

Mantém um Ministério de pregações das tres Mensagens Angélicas ao redor do mundo e do Brasil e uma Escola de Profetas em Pernambuco, sede do Ministério Alcançando Corações Brasil.

01) - (Áudio) (Vídeo) A Guerra Cósmica entre Cristo e Satanás
02) - (Áudio) (Vídeo) A importância da obediência a Deus
03) - (Áudio) (Vídeo) Quem é Deus?
04) - (Áudio) (Vídeo) Como será a volta de Jesus?
05) - (Áudio) (Vídeo) Nova Terra
06) - (Áudio) (Vídeo) Os 7 selos de Deus
07) - (Áudio) (Vídeo) O selo de Deus no Apocalipse
08) - (Áudio) (Vídeo) Porque a maioria guarda o Domingo
09) - (Áudio) (Vídeo) O Apocalipse revela o segredo da Morte
10) - (Áudio) (Vídeo) Santuario Celestial
11) - (Áudio) (Vídeo) A Hora de Juizo
12) - (Áudio) (Vídeo) A mulher vestida de sol
13) - (Áudio) (Vídeo) A Besta do apocalipse 13 e o 666


FAQ

Nota DDP: Outras séries de estudos proféticos podem ser acessadas aqui:



"Descanso na presença de Deus"

Há uma condição para o descanso e a paz oferecidos por Cristo a nós aqui. E esta é a de nos colocarmos juntamente com Ele no jugo. Todos quantos aceitam a condição hão de verificar que o jugo de Cristo os ajudará a levar todo o fardo que for necessário. Sem Cristo ao nosso lado para suportar o maior peso, teremos que admitir que o fardo é pesado demais. Mas com a ajuda dEle, os fardos da vida podem ser tornados leves. E justamente na proporção em que o homem procede em voluntária obediência às leis divinas, virá o descanso de espírito. ...

A mansidão e a humildade caracterizarão todos os obedientes à Lei de Deus, todos os que levam o jugo de Cristo em submissão. Essas graças trarão o desejável resultado da paz no serviço de Deus. ...

O Senhor chama suave o seu jugo, e a Seu fardo, leve. Todavia, esse jugo não nos dá uma vida de comodismo, liberdade e condescendência egoístas. A vida de Cristo foi de abnegação e sacrifício a cada passo, e Seu verdadeiro seguidor, semelhante a Ele, possuindo brandura e amor coerentes, seguirá as pegadas de seu Mestre. (Para conhecê-Lo [MM 1965], p. 120) - Comentários de Ellen G. White sobre a Lição da Escola Sabatina dos Adultos / Saúde e Cura / 2° Trimestre de 2010 / Lição 7.

Nota DDP: Recomendo mais uma vez o sermão "A resposta de Deus ao sofrimento". Adianto que esta resposta, é a Igreja, nós, os que nos auto-proclamamos seguidores de Cristo. E as perguntas que ficam para nossa meditação, dentre muitas que o tema suscita, são: "Temos andado em Suas pegadas?", "Temos construído o Reino de Deus ou o 'reino do eu' nesta terra moribunda?"


Corte Suprema dos EUA fica sem nenhum protestante entre seus membros

WASHINGTON, EUA, 12 Mai 2010 (AFP) -Pela primeira vez desde sua criação pelos fundadores da nação americana, a Corte Suprema dos Estados Unidos, a maior instância judicial do país, não contará com nenhum protestante entre seus nove magistrados, com mandato vitalício.

Se o nome de Elena Kagan, uma judia, escolhido na segunda-feira pelo presidente Barack Obama, for confirmado pelo Senado, ela se somará a outros dois magistrados judeus e seis católicos. Uma situação que poderia fazer revirar na tumba os puritanos peregrinos do Mayflower, considerados os fundadores da América anglófona em 1620.

"Não haverá nenhuma sensibilidade protestante na Corte Suprema, ninguém para compreender as nuances de uma das religiões mais antigas e tradicionais dos Estados Unidos, a que forjou a cultura do país", lamentou Diana Butler Bass, professora de religião americana, no site de reflexão religiosa BeliefNet.com.

Mas para Frances Kissling, pesquisadora do Centro de bioética da Universidade da Pensilvânia, a evolução da composição da Corte Suprema é um reflexo natural da mudança demográfica da sociedade americana.

"A maioria de nossos presidentes, de nossos juízes, dos que decidem, foram protestantes, mas isso muda e agora temos um presidente com raízes cristãs e muçulmanas, e uma Corte suprema composta por seis católicos e agora três judeus", disse à AFP. "Acredito que é formidável", acrescentou.

Não faz tanto tempo, uma situação parecida era impensável.

Judeus e católicos lutaram contra a discriminação nos Estados Unidos, que impunha cotas para limitar seu número em alguns empregos jurídicos e nas universidades. "Antes da década de 1970, não conseguiam ir muito longe na profissão jurídica para não figurarem entre os potenciais candidatos à Corte Suprema", observou Kissling.
Foi preciso esperar até 1961 e John Kennedy para que um católico chegasse à Casa Branca.

"Alguns antissemitas verão com maus olhos o fato de termos três judeus na Corte Suprema, mas acredito que isso reflete até onde cada um pode chegar nos Estados Unidos, seja qual for sua raça ou religião", estimou outro especialista, Rod Dreher, em BeliefNet.

Segundo uma pesquisa publicada em 2008 pelo instituto de estudos Pew Research, 51% dos americanos são protestantes; muito menos do que na década de 1960, quando representavam dois terços da população.

Os católicos representam pouco menos de um quarto dos americanos e os judeus, apenas 2%.

Fonte - G1

Nota Cristo Voltará: Os Estados Unidos da América estão prestes a viver uma situação inédita em sua Suprema Corte. Pela primeira vez, desde que esse país existe, dos 9 juízes, nenhum será protestante. E esse é (ou era) um país protestante, em que os protestantes dirigiam a nação, conforme seus princípios de vida. É importante que se saiba que a Constituição Americana é bem pequena, e que sua interpretação pertence a Suprema Corte, que tem o dever, e o direito, de interpretá-la segundo seria o pensamento de quem a escreveu. Ora, quem redigiu a Constituição Americana foram protestantes, para que tivessem um país livre. Queriam um país onde a religião estivesse separada do Estado. Assim trabalharam e construíram a maior nação do mundo, com fundamento numa Constituição livre. Agora, com uma alteração que está sendo processada, ficarão na constituição seis juízes católicos e três juízes judeus, mas nenhum protestante. Pois bem, no que isso vai dar? O tempo o dirá. É importante que não se esqueça que o presidente americano, embora evangélico, tem ascensão muçulmana, outra religião cujos líderes políticos (os religiosos nem tanto) simpatizam com a Igreja Católica.

Nota DDP:
Veja também em contraste a manifestação da ex-candidata à presidência dos EUA dizendo que "a lei americana deveria ser baseada no Deus da Bíblia e nos Dez Mandamentos". Tal afirmação foi veiculada exatamente diante da constatação de que os EUA estão se distanciando de suas bases de fundação.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Todos pela sobrevivência do euro

Apesar dos esforços da União Europeia, moeda única voltou a abrir em baixa frente ao dólar

Os esforços pela manutenção da estabilidade da moeda única europeia encontram em um dos líderes mais importantes do mundo uma voz de apoio. O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse nesta segunda-feira, 10, que seu país apoiará o plano da Europa para blindar o euro.

“A economia mundial se recupera lentamente, mas não devemos subestimar a gravidade e a complexidade da crise. A comunidade internacional precisa melhorar a cooperação com esforços em longo prazo”, disse Jiabao a José Luis Zapatero, presidente da Espanha, país que ocupa a presidência rotativa da União Europeia. As informações são da agência de notícias oficial da China, Xinhua.

Interdependência dos mercados

Compreende-se: a União Europeia é o principal parceiro comercial da China, que precisa da economia do bloco em estado saudável para fazer com que suas exportações voltem ao nível anterior à crise.

Nesta terça-feira, 11, o euro abriu em baixa em relação ao dólar no mercado de divisas de Frankfurt, cotado a US$ 1,2687, contra US$ 1,2857 da tarde de segunda, 10. Isso apesar de o “mecanismo de estabilização” de € 500 bilhões ter sido anunciado cerca de 24h antes.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Por mais que se esforcem, as tentativas de unificação da Europa vão caindo uma a uma. E a profecia dada a Daniel, 600 anos antes de Cristo, continua atual, verdadeira e sustentando a promessa da breve volta de Cristo. Para saber mais sobre este assunto, clique em "Desvendando Daniel: o sonho que revelou o futuro".


sábado, 8 de maio de 2010

Terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atinge a Indonésia

Jacarta, 8 mai (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu neste sábado a região leste da Indonésia, mas por enquanto as autoridades locais não informaram que haja vítimas ou danos materiais.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, indicou que o epicentro do terremoto ficou a 20 quilômetros de profundidade, a 336 quilômetros a leste de Denpasar, maior cidade da ilha de Bali, e a 225 a leste da localidade litorânea de Matassem, na também turística ilha de Lombok.

A Indonésia está situada no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico" e registra uma média de sete mil terremotos por ano.

Fonte - G1


sexta-feira, 7 de maio de 2010

"Me engana que eu gosto"

As culturas devem ser lidas nas linhas e entrelinhas. As linhas falam da coisa em si. As entrelinhas falam do espírito da coisa. As entrelinhas podem distorcer e até mesmo destruir o que está dito nas linhas.

Com a cultura cristã não é diferente. Veja o exemplo da assinatura da Igreja Universal do Reino de Deus, a saber, Jesus Cristo é o Senhor. De acordo com o Novo Testamento, isso significa que devemos viver como escravos dos propósitos de Jesus Cristo: ele manda e a gente obedece, ele propõe e a gente executa, ele dirige e a gente segue, pois afinal de contas, Ele é o Senhor. Mas na cultura da IURD, as entrelinhas dessa afirmação fazem com que ela signifique que Jesus pode realizar todos os seus desejos, afinal de contas Ele é o Senhor. A relação fica invertida: você clama e ele responde, você reivindica e ele atende, você pede com fé e ele lhe dá o que foi pedido, você participa da corrente de oração e se submete aos 318 pastores e Jesus faz a sua vida próspera e confortável, pois Jesus Cristo é o Senhor e você é “filho do rei”, de modo que não há qualquer motivo para que você continue nessa vida miserável, daí a segunda convocação da IURD: “para de sofrer”. Percebe como as linhas dizem uma coisa e as entrelinhas dizem outra?

O movimento evangélico é mestre em fazer confusão e promover distorção do Evangelho em virtude desse jogo de linhas e entrelinhas. Um exemplo disso é a mensagem VAI DAR TUDO CERTO, que recebi essa semana.

SALMO 22
VAI DAR TUDO CERTO

DEUS me pediu que te dissesse que tudo irá bem contigo a partir de agora.
Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.
Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória.
Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou...
'Filho, que posso fazer por você ?'
Respondi:
'Pai, por favor, protege e bendiz a pessoa que está lendo esta mensagem'.
DEUS sorriu e confirmou: 'Petição concedida'.
Leia em voz baixa...
'Senhor Jesus :
Perdoa meus pecados.
Amo-te muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos'.
Passe esta oração a 5 pessoas, no mínimo.
Receberás um milagre amanhã.
Não o ignore.

Deus tem visto suas Lutas.
Deus diz que elas estão chegando ao fim.
Uma benção está vindo em sua direção.
Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 20 amigos.
Se acredita em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas,
se rejeitar lembre Jesus disse:
“se me negas entre os homens, te negarei diante do pai” Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa


Deixo de lado a crítica gramatical e o péssimo uso da lingua portuguesa. Dedico minha atenção ao conteúdo da mensagem que, travestida de cristã, é absolutamente anti-cristã: mentirosa, fantasiosa, desprovida de qualquer sentido bíblico, desalinhada com o todo do ensino e experiência de Jesus, seus apóstolos, e seus primeiros seguidores, totalmente alinhada com os dircursos baratos da auto-ajuda e da enganação religiosa, enfim, uma versão barata e piedosinha da superstição sincrética do espiritualismo popular.

A afirmação “vai dar tudo certo”, lida de acordo com as linhas do Novo Testamento, significaria, por exemplo, que os propósitos de Deus prevalecerão, a marcha da igreja de Jesus Cristo contra os poderes do mal será vitoriosa, a vontade de Deus será um dia feita na terra como o céu. Mas também significaria que os seguidores de Jesus seriam sempre ovelhas em meio aos lobos [Mateus 10.16], odiados pelo sistema sócio-político-econômico anti reino de Deus, ameaçados de morte, rejeitados, caluniados, e perseguidos por causa do nome de Jesus [Mateus 5.10-12], e passariam por muito sofrimento e tribulação antes de receberam a vitória plena no reino eterno de Deus [Atos 14.22]. Isto é, antes de dar tudo certo, daria tudo errado.

A convicção de que “em Cristo somos mais que vencedores” [Romanos 8.37], e que “em Cristo Deus sempre nos conduz em triunfo” [2Coríntios 2.14], é também acompanhada de uma profunda compreensão a respeito dos custos de se colocar ao lado de Deus e do reino de Deus, em oposição à injustiça e aos agentes promotores e mantenedores da morte no mundo.

Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo. [1Coríntios 4.9-13]

Fica, portanto, muito evidente que quando os cristãos do Novo Testamento diziam que “vai dar tudo certo” estavam afirmando coisas completamente diferentes dessas afirmadas na mensagem que recebi pela internet, que diz:

Tudo irá bem contigo a partir de agora.
Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.
Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória.
Cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos'.
Receberás um milagre amanhã.
Uma benção está vindo em sua direção.
Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa.

Meu amigo, minha amiga, não é verdade que “tudo irá bem contigo a partir de agora”, e também não é verdade que “você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos”. Não se iluda, pois não é verdade que “nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória”. Preste atenção: o compromisso cristão não suplica que Deus cubra com sua luz “minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos”. Na verdade, o compromisso cristão exige que você deixe de viver para seus sonhos, seus planos e seus projetos e passe a viver para Deus, pois, como ensina a Bíblia, “o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou“ [2Coríntios 5.14,15], e justamente por isso é que quem deseja seguir a Jesus deve lmebrar o que Jesus disse:

"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” [Mateus 16.24-26]

Também não é verdade que “receberás um milagre amanhã” e que “dentro de quatro minutos te dirão uma notícia boa”.

Pelo amor de Deus, jogue fora esse evangelho açucarado, que promete o que Deus jamais prometeu, e gera falsas esperanças nas pessoas. Respeite o sofrimento e a dor das milhares de pessoas que, apesar de sua fé, e talvez justamente por causa de sua fé, passam fome, não têm mínimas condições de sobrevivência, sofrem as consequências de tragédias pessoais e fatalidades naturais, são vítimas de um sistema mundano cruel, que as condena à escravidão e a uma vida sem futuro. Lembre dos cristãos que vivem na África, na Índia, na América Latina, e nos rincões miseráveis do Brasil. Seja solidário com as minorias: os negros escravizados, as mulheres violentadas, as crianças abusadas, as populações indígenas dizimadas, os refugiados de guerra, os perseguidos políticos, os desaparecidos. Respeite a grandeza dos cristãos perseguidos e mortos sob a tirania do fundamentalismo islâmico e dos regimes políticos ateístas. Pense um pouco se essa mensagem “vai dar tudo certo, todos os seus sonhos se realizarão, você vai receber um milagre amanhã” faz algum sentido na ala infantil do Hospital do Câncer, no campo de refugiados (mutilados) de Angola, ou nos casebres secos do sertão brasileiro.

Construa sua fé sobre um alicerce mais sólido. Por exemplo, o Salmo 22, aviltado com essa mensagenzinha “vai dar tudo certo”. Aliás, é bom lembrar que Bíblia não é um livro que pode ser manuseado por qualquer pessoa, de qualquer jeito. Da mesma maneira que não é qualquer pessoa que pode dar palpite a respeito do direito, de medicina, da engenharia, ou do marketing, também a teologia exige um mínimo de preparo, senão, muito preparo mesmo. Digo isso porque talvez o autor dessa mensagenzinha não saiba que o Salmo 22 é um dos Salmos messiânicos, que profetiza o sofrimento e o fracasso do Messias, que foi (1) abandonado por Deus e pelos homens [Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio! Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra], (2) rejeitado [Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo], (3) insultado [Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim], (4) dilacerado pela dor que lhe foi brutalmente imposta [Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte. Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés], e por fim (5) cuspido na cara e crucificado como impostor.

Para esse Messias não deu nada certo. Ele não recebeu uma boa notícia quatro minutos após sua agonia no Getsêmani, e também não recebeu um milagre no dia seguinte. No dia seguinte foi crucificado.

Mas esse Messias, apresentado pelo profeta como “homem de dores, que sabe o que é padecer” [Isaías 53], “Deus exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” [Filipenses 2.9-11]. Isso sim é dar tudo certo.

Provavelmente alguém vai dizer que é isso o que a mensagenzinha da internet quis dizer. Mas não foi. Nas linhas, pode ter sido. Mas no contexto da religiosidade popular e da subcultura evangélica, a mensagenzinha sugeriu que “os seus sonhos e os seus projetos” darão certo, e que você pode esperar para amanhã aquela resposta milagrosa de Deus para resolver seus problemas e dificuldades particulares, e que em quatro minutos você vai receber uma notícia boa, muito provavelmente trazendo a você uma benção na forma de conforto e prosperidade.

Em síntese, a mensagenzinha pode ser interessante, pode trazer uma esperança e um conforto para quem está lutando contra um sofrimento ou uma dificuldade medonha, e pode até mesmo trazer um alívio do tipo “eu sei que não é bem assim, mas é bom pensar que é, ou acreditar que pode ser”. Mas definitivamente essa mensagenzinha não tem nada a ver com o Evangelho de Jesus Cristo.

2010 | Ed René Kivitz

Fonte - Ricardo Gondim

Nota DDP: Sugiro o sermão "A resposta de Deus ao sofrimento", do mesmo Pastor supra citado.


A fé de uma criança


Fonte - Meditando em Jesus


Cientistas condenam quem nega aquecimento global

Mais de 250 cientistas de todo o mundo, membros da Academia Nacional de Ciência dos EUA, defenderam esta quinta-feira que as alterações climáticas estão a ser provocadas pelo ser humano e qualificaram de dogmáticos aqueles que negam um problema «potencialmente catastrófico», noticia a Lusa.

Numa declaração divulgada na revista «Science», sob o título «A alteração climática e a integridade da Ciência», os cientistas garantem existir «provas objectivas e consistentes de que os seres humanos estão a alterar o clima de uma forma que ameaça as sociedades».

Os 255 também condenaram o que consideram ser ataques políticos contra os cientistas, que lançaram avisos sobre as consequências do aquecimento global e das alterações climáticas.

Muitos desses ataques, garantem, têm por base «interesses especiais ou o dogma e não um esforço honesto para proporcionar uma teoria alternativa que satisfaça a prova do que se vê em redor».

Os cientistas referiam-se à perseguição dos eventuais comunistas na década de 1950 nos Estados Unidos ao pedirem que terminem as ameaças de processos judiciais contra «colegas baseados em presunções e culpabilidade de associação».

A declaração conclui que a sociedade tem agora duas opções: «Omite-se a ciência, esconde-se a cabeça na areia e espera-se ter sorte; ou actua-se em termos do interesse público para reduzir a ameaça da alteração climática de maneira rápida e substancial».

Fonte - IOL Diário


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Terremoto de 6,4 graus abala a fronteira entre Peru e Chile

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude foi registrado na noite de quarta-feira no extremo norte do Chile e no sul do Peru, sem notícias de vítimas ou danos.

O tremor aconteceu às 22h44 locais (23h44 de Brasília), com epicentro na costa da região de Tarapacá, 37 quilômetros ao noroeste da cidade de Arica (2.000 km ao norte de Santiago), na fronteira com o Peru, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

As autoridades chilenas descartaram a possibilidade de maremoto.

O terremoto também foi sentido na cidade peruana de Tacna.

Fonte - Terra


Terremoto de magnitude 6,3 abala Sumatra

Jacarta, 6 mai (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter abalou hoje o sudoeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, sem causar vítimas nem alerta de tsunami.

Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica no mundo todo, o tremor aconteceu às 23h29 (13h29, Brasília) e a 18 quilômetros de profundidade.

O epicentro foi 138 quilômetros a oeste de Bengkulu, em Sumatra, e a 669 quilômetros de Jacarta.

A Indonésia está sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de sete mil tremores ao ano, em sua maioria de magnitude baixa.

Fonte - G1


terça-feira, 4 de maio de 2010

Países que ignoram acordo nuclear ficarão menos seguros, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que países que ignoram suas obrigações sob o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) -- o pacto de armas nucleares mais importante do mundo, responsável por evitar a proliferação para dezenas de países-- ficarão menos seguros e mais isolados.

Obama não mencionou o Irã diretamente em seu discurso, dado após a saída da delegação norte-americana durante a fala do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na reunião dos 189 países signatários do tratado, que ocorre na sede da ONU, em Nova York.

"Nações que ignoram suas obrigações se encontrarão menos seguros, menos prósperos e mais isolados. Esta é uma escolha que as nações devem tomar", disse Obama.
...
Fonte - Folha

Nota DDP: Hoje o Irã e o tema armamento. Mas o padrão deverá ser invocado para outros grupos e outros assuntos. "Os que ignorarem suas 'obrigações' se encontrarão menos seguros, menos prósperos e mais isolados. É uma escolha que as pessoas deverão tomar."


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mundo Terremoto de 6,4 graus atinge o Chile

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude abalou o Chile nesta segunda-feira, informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS). O tremor de terra aconteceu na região de Bío Bío, ao sul de Santiago, às 19h09 (hora local, 20h09 em Brasília).

Segundo o USGS, foram registrados 11 tremores de terra ao longo do dia no Chile. O epicentro deste último terremoto foi localizado a 10 km de profundidade, num ponto a 115 km a noroeste da cidade de Temuco e a 135 km da cidade chilena de Los Ángeles.

O tremor foi sentido, com mais intensidade nas cidades de Tomé, Los Ángeles e Concepción (cinco graus Mercalli) e Lebu (quatro graus) na região de Bío Bío. Na turística região de Araucanía, os municípios de Angol, Temuco, Puerto Saavedra, Queule e Purén tiveram quatro graus Mercalli de abalo. A mesma intensidade foi sentida na cidade de Valdivia, na região de Los Ríos.

Outros abalos

Anteriormente, às 18h06 (19h06 em Brasília), foi registrado um movimento de 3,7 graus pela escala Richter na mesma zona, mas com epicentro a 41 km de Santa Cruz, região de O'Higgins.

Já às 16h42 (17h42) um terremoto afetou a região do Deserto do Atacama. O movimento teve magnitude de 4,5 graus Richter, com epicentro a 35 km a sudoeste de Vallenar.

O dia de terremotos teve início ainda de madrugada, quando às 2h21 (3h21 em Brasília) um abalo afetou a região de O'Higgins com magnitude de 3,9 graus Richter. O epicentro se localizou a dois km a leste de Pichilemu. Doze minutos depois, outro tremor com 4,6 graus teve epicentro a 16 km a noroeste de Pichilemu.

O terceiro terremor também teve localização na região de O'Higgins, às 2h49 (3h49), com 5 graus Richter e epicentro também a 16 km de Pichilemu. O quarto movimento tectônico foi às 5h40 (6h40) a quatro km de Lebu, com magnitude de 3,6 graus Richter.

O quinto abalo foi na região de Bío Bío, às 11h29 (12h29), com magnitude 3,9 graus Richter e epicentro a 23 km ao norte de Concepción. Outro registro foi feito às 11h43 (12h43), com 3,6 graus e epicentro a 11 km ao norte de Pichilemu.

Às 14h39 (15h39 em Brasília) o tremor na região de Bío Bío teve 5,3 graus de magnitude, com epicentro a 73 km a oeste de Lebu. Posteriormente, às 15h06 (16h06) um terremoto de 5,3 graus teve epicentro a 26 km a noroeste de Tirúa.

Destruição

O Chile foi atingido no fim de fevereiro por um forte terremoto de magnitude 8,8 e tsunamis que mataram cerca de 500 pessoas e causaram danos estimados em US$ 30 bilhões.

Fonte - Terra


sábado, 1 de maio de 2010

Desvendando o Apocalipse - Capítulo a Capítulo

Este estudo tem o objetivo de apresentar as verdades contidas no livro do Apocalipse de maneira direta e simples. Está livre de interpretações pessoais ou de alguma denominação religiosa. A Bíblia e a própria história da humanidade são as únicas fontes usadas nos textos.

Dirigida pelo advogado Mauro Braga de 54 anos, a série de estudos ora veiculada é resultado da classe bíblica iniciada na IASD Tatuapé e que hoje funciona na IASD Brooklin, todas as quartas-feiras, às 20 horas. Mauro Braga era membro da igreja do Belém e logo após o seu batismo, preocupado em evangelizar a família, decidiu se preparar para dar estudos bíblicos.

O que chama a atenção na série que resultou desta preparação, segundo o próprio palestrante, talvez seja a linguagem simples e direta com que os temas são ministrados e a forma de abordagem. Os temas abaixo estão disponíveis em áudio para download, também em formato de texto, diretamente na página do irmão e amigo Michelson Borges.

01) - Introdução ............................. (Download) (Texto)
02) - Capítulo 01............................. (Download) (Texto)
03) - Capítulo 02 - Parte 1................ (Download) (Texto)
04) - Capítulo 02 - Parte 2................ (Download) (Texto)
05) - Capítulo 03.............................. (Download) (Texto) (Texto)
06) - Capítulo 04.............................. (Download) (Texto)
07) - Capítulo 05.............................. (Download) (Texto)
08) - Capítulo 06.............................. (Download) (Texto)
09) - Capítulo 07.............................. (Download) (Texto)
10) - Capítulo 08.............................. (Download) (Texto)
11) - Capítulo 09.............................. (Download) (Texto)
12) - Capítulo 10.............................. (Download) (Texto)
13) - Capítulo 11.............................. (Download) (Texto)
14) - Capítulo 12.............................. (Download) (Texto)
15) - Capítulo 13 - Parte 1................ (Download) (Texto)
16) - Capítulo 13 - Parte 2................ (Download) (Texto)
17) - Capítulo 14.............................. (Download) (Texto)
18) - Capítulo 15.............................. (Download) (Texto)
19) - Capítulo 16.............................. (Download) (Texto)
20) - Capítulo 17.............................. (Download) (Texto)
21) - Capítulo 18.............................. (Download) (Texto)
22) - Capítulo 19.............................. (Download) (Texto)
23) - Capítulo 20.............................. (Download) (Texto)
24) - Capítulo 21.............................. (Download) (Texto)
25) - Capítulo 22.............................. (Download) (Texto)

É bom relembrar o convite à duplicação da mensagem, seja presenteando um familiar, amigo ou conhecido com um simples CD, seja "linkando" estes pela web ou email neste espaço. Assim, atenderemos ao "ide" do Mestre.

Descansem no Senhor.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

[Material publicado sob a autorização expressa do palestrante]

Também disponível para download, do mesmo palestrante, a série de estudos bíblicos "E conhecereis a verdade...".

Clique no link que segue para outros "Estudos Proféticos".


Mais de mil milhões de pessoas têm fome no mundo

Alerta da Organização para a Alimentação e Agricultura, devido à crise económica e à subida dos preços dos alimentos nos últimos três anos.

"Em 2009, o número daqueles que sofrem de fome no mundo aumentou 105 milhões em relação a 2008 e o número ultrapassa hoje os mil milhões", afirmou Jacques Diouf, na abertura dos trabalhos da XXXI Conferência Regional da FAO para a América Latina e as Caraíbas, que está a decorrer no Panamá.

Destes mil milhões de pessoas, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões em África, 42 milhões na América Latina e nas Caraíbas e 15 milhões nos países desenvolvidos, explicou.

Os países mais afectados são a República Democrática do Congo e a Eritreia, que têm 75% e 66% dos seus habitantes com fome, respectivamente. No Haiti, o país com mais fome nas Caraíbas, este é um problema que atinge 58% da população.

África é sempre o continente mais afectado pela subnutrição, que atinge 28% da sua população.

O director da FAO explicou que o aumento da subnutrição nos três últimos anos se deve à diminuição dos investimentos no sector agrícola, ao aumento do preço dos alimentos e à crise económica.

Nos países em vias de desenvolvimento, as famílias gastam até 50% dos seus rendimentos com a alimentação, uma taxa que nos países desenvolvidos é de 20%.

Jacques Diouf apelou a uma "política mundial de segurança alimentar", recomendando que esta política deve ter em consideração a necessidade de aumentar a produção agrícola em 70% nos países desenvolvidos e em 100% nos países em desenvolvimento, para garantir a alimentação de uma população que, em 2050, estará próxima dos 9,1 mil milhões de habitantes.

De acordo com um relatório da FAO, "a gravidade da crise alimentar actual é o resultado de 20 anos de investimentos insuficientes na agricultura e do abandono" a que o sector foi votado.

Fonte - Jornal de Notícias


Related Posts with Thumbnails