quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bento XVI explica símbolos do Apocalipse

Cidade do Vaticano, 12 set 2012 (Ecclesia) – O Papa explicou hoje no Vaticano alguns dos símbolos do livro bíblico do Apocalipse, tendo vincado que não há preces desnecessárias e que os católicos devem evitar o derrotismo e não faltar à missa de domingo.
...
A audiência foi dedicada à segunda parte do livro do Apocalipse, o último da Bíblia, que segundo o Papa é orientada para a abertura dos cristãos ao mundo, dado que a Igreja “não se fecha em si mesma mas enfrenta com coragem o seu caminho, no meio de dificuldades e sofrimentos”, vincando ao mesmo tempo que “o mal não vence o bem”.
...
Depois de explicar que o anúncio da última vinda de Cristo apontado no Apocalipse não se refere apenas ao “fim dos tempos mas também ao presente”, Bento XVI pediu aos católicos para “serem fiéis à Santa Missa” de domingo, dia que é o “verdadeiro centro da semana”.

A segunda parte do Apocalipse, palavra que no original grego significa “revelação”, apresenta os símbolos do “trono”, que significa o poder de Deus sobre a história, o “livro com os sete selos”, que se refere ao plano divino sobre o ser humano, e o “Cordeiro imolado”, uma alusão a Cristo, explicou em português.

Dirigindo-se aos peregrinos lusófonos, o Papa saudou os fiéis das paróquias de Avintes e Alpendurada.

Lembrai-vos de que a vida de oração do cristão deve ter por centro a Missa dominical. É na Eucaristia que experimentareis como o Senhor Jesus vem e faz morada em quem n’Ele crê e acolhe”, disse Bento XVI, que pediu a Deus para abençoar os fiéis nas suas necessidades.
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Embora o texto seja por demais claro, importante salientar que é absolutamente pertinente a conexão dos símbolos do Apocalipse com o domingo, o "centro da semana" na fala de BXVI, eis que este é o falso dia de adoração que se opõe aquele estabelecido por Deus, o Sábado. A controvérsia se acentuará.

Faço minhas as palavras do Prof. Sikberto Marks: "Que mudança é esta que vemos no mundo cristão nestes últimos meses? Percebemos a intensificação das notícias sobre a importância da santificação do domingo. Importante notar que elas se originam de diversas partes do planeta, como numa orquestra. Sim, há um esforço coordenado em andamento."

Veja também "Bento XVI: os 10 Mandamentos da Lei de Deus encorajam à vivência da verdadeira liberdade e do amor autêntico". Destaque:

Os Mandamentos da Lei de Deus, diz o Santo Padre, "são compreensíveis para todos, precisamente porque estabelecem os valores fundamentais em normas e regras”. 

Ressalva-se que os mandamentos em voga são os do CIC, não os de Êxodo 20.
Related Posts with Thumbnails