Iniciativa decorre no mosteiro italiano de Bose e procura uma «ética da criação»
Lisboa, 06 set 2012 (Ecclesia) – Bento XVI pediu que os cristãos de todo o mundo assumam um “compromisso comum” na salvaguarda do meio ambiente, ao saudar os participantes num simpósio ecuménico internacional de espiritualidade ortodoxa que decorre na Itália.
O Papa faz votos de que “os dias de debate e de encontro fraterno favoreçam o conhecimento recíproco e a partilha da fé”, num telegrama enviado através do seu secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone.
O simpósio é promovido pelo Mosteiro de Bose, situado no noroeste italiano, e tem como tema da sua 20ª edição ‘O Homem guardião da criação’.
A iniciativa procura determinar como é que a “grande riqueza espiritual” do cristianismo “se pode traduzir numa ética da criação”.
O patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, também enviou uma mensagem destacando que "os líderes religiosos e teólogos de todo o mundo reconhecem hoje que a crise ecológica é muito mais do que uma simples questão de proteção ambiental”.
“Prosseguir no atual caminho de destruição ecológica não é simplesmente uma loucura, mas um suicídio, na medida em que põe em perigo a diversidade da própria Terra onde vivemos. É por isso que temos repetidamente descrito o fenómeno como um pecado contra Deus e a criação", ressalta o responsável, conhecido como o “patriarca verde”.
Fonte - Zenit