Cidade do Vaticano, 29 jan 2014 (Ecclesia) – Um estudo encomendado pela rede católica global “Aleteia” à consultora ‘3rdPlace’ apresenta o Papa Francisco como a figura mais marcante do último ano na internet.
O relatório, que abrange o período entre março e novembro de 2013, adianta que “a nível global”, o Papa argentino “foi a personalidade que mereceu um volume mais elevado de pesquisas no Google”, com cerca de 1 milhão e 740 mil buscas.
Ao nível de toda a rede, Francisco foi também o nome “mais mencionado”, com “mais de 49 milhões” de referências.
Batizado com o nome “Internet loves Pope Francis” (A Internet ama o Papa Francisco), o estudo sublinha o elevado grau de abrangência de Francisco, cuja comunicação tem extravasado fronteiras.
A consultora 3rdPlace realça que a influência do Papa no mundo digital, a sua “capacidade de interação” com as pessoas, ultrapassa inclusivamente o grau reconhecido a alguns dos mais importantes líderes mundiais.
No caso da rede social Twitter, a conta de Francisco, apesar de ter uma frequência inferior a 1 tweet publicado por dia (0,79) desde que foi reativada em março de 2013, tem uma maior interação por parte dos seguidores; o estudo apresenta, como termo de comparação, o caso do presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.