segunda-feira, 11 de maio de 2015

Nível do mar está aumentando mais rapidamente

Informações publicadas pela revista Nature Climate Change contrariam estimativas anteriores


A elavação do nível do mar em todo o mundo acelerou ao longo da última década, ao contrário do que indicavam estimativas anteriores - é o que aponta um estudo publicado nesta segunda-feira (11) pela revista Nature Climate Change.

Estudos precedentes baseados em dados de satélite mostraram que a alta do nível dos oceanos nos últimos dez anos tinha desacelerado com relação à década anterior.

Mas eles não incluíam possíveis imprecisões dos instrumentos utilizados, que não levavam em conta especialmente o movimento vertical da Terra para o cálculo do nível do mar.

O movimento vertical da Terra é um movimento ascendente natural da superfície terrestre, o que pode ocorrer, por exemplo, durante tremores ou acomodação de terra.

A equipe liderada pelo pesquisador Christopher Watson, da Universidade da Tasmânia (Austrália), tem trabalhado para identificar e corrigir imprecisões das medições por satélite.

Para isso, os pesquisadores combinaram as medições do movimento vertical da Terra realizadas por GPS com dados fornecidos por hora por uma rede maior de marégrafos, instalados nos oceanos do mundo.

Segundo os pesquisadores, entre 1993 e meados de 2014, o aumento global do nível do mar foi menor do que o estimado anteriormente, de 2,6-2,9 milímetros (mm) por ano, com uma margem de erro de mais ou menos 0,4 mm, e não de 3,2 mm.

Dos seis primeiros anos deste período (1993-1999), os pesquisadores revisaram a redução das estimativas de 0,9 para 1,5 mm ao ano.

No entanto, de acordo com eles, o aumento tem se acelerado desde a virada do século.

Segundo os autores do estudo, esta "aceleração é maior do que a observada, mas está de acordo com a aceleração causada pelo derretimento das calotas polares na Groenlândia e no Atlântico ocidental durante este período, assim como as previsões do IPCC".

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o nível global do mar subiu 19 cm entre 1901 e 2010, uma média de 1,7 mm por ano.

O IPCC prevê um aumento do nível do mar de 26 a 82 cm até 2100 em comparação com o final do século XX.

Related Posts with Thumbnails