domingo, 17 de maio de 2015

Plataforma de gelo da Antártica irá se desintegrar completamente até 2020

Parte que sobrou da ‘Larsen B’ está em processo rápido de derretimento

RIO— Um estudo divulgado pela NASA na quinta-feira revelou que a última parte intacta de uma das enormes plataformas de gelo da Antártica irá derreter completamente até 2020, aumentando o nível do mar. O pedaço remanescente da plataforma “Larsen B”, que ruiu parcialmente em 2002, de acordo com o órgão, está em processo rápido de desintegração.

A Nasa mediu a superfície de 10 mil anos e constatou que restam apenas 1600 quilômetros quadrados, o que corresponde à metade do estado de Rhode Island, nos Estados Unidos.

A Antártica tem dezenas de plataformas de gelo – placas maciças e flutuantes de gelo alimentadas por geleiras pairando sobre o mar na borda da linha costeira do continente. A maior tem aproximadamente o tamanho da França. A Larsen B está localizada na Península Antártica, que se estende em direção ao extremo sul da América do Sul e é uma das duas principais áreas do continente onde os cientistas documentaram o encolhimento dessas formações de gelo.

"Esse estudo das geleiras da Península Antártica fornece indícios sobre a forma como as plataformas de gelo mais ao sul, que possuem muito mais terra gelada, vão reagir a um clima mais quente", disse Eric Rignot, coautor da pesquisa e glaciologista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Estado da Califórnia.

Quase 200 países concordaram em negociar um pacto da ONU no final de 2015 para combater as mudanças climáticas no mundo, que a maioria dos cientistas prevê que elevarão o nível dos mares e trarão mais enchentes, secas e ondas de calor. O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climáticas, da ONU, citou uma probabilidade de pelo menos 95% de que a aceleração do aquecimento do planeta tenha sido desencadeada por atividades humanas.

O estudo sobre a plataforma de gelo, publicado online na revista Earth and Planetary Science Letters, se baseou em levantamentos aéreos e dados de radar.

Fonte - O Globo
Related Posts with Thumbnails