segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Duas pessoas foram infectadas pelo vírus da gripe aviária no sudoeste da China

BEIJING, CHINA, 10 de Fev (Reuters) - Duas pessoas no sudoeste da China tiveram resultado positivo do teste para o vírus H5N1, da gripe aviária e estão em estado grave, disse neste domingo a agência estatal de notícias Xinhua, citando o Ministério da Saúde chinês.

Uma mulher de 21 anos e um homem de 31 anos em Guiyang tiveram resultados positivos para o teste do vírus H5N1, altamente patogênico, depois de desenvolver sintomas em 2 e 3 de fevereiro, respectivamente, informou a agência citando autoridades da saúde.

"Eles estão em estado crítico e trabalhos médicos estão realizando no tratamento de emergência", relatou o Ministério da Saúde na citação da Xinhua. "Não foram encontradas ligações epidemiológicas entre os dois casos."

Milhões de chineses estão viajando em ônibus lotados e trens em todo o país para celebrar o Ano Novo Lunar, elevando o risco de disseminação de doenças infecciosas.

Pessoas que tinham contato próximo com os pacientes estão sob observação médica, mas nenhum deles ficou doente, noticiou a agência estatal. O casal não teve contato com aves antes de cair doente, disse a Xinhua.

Na maioria dos casos, as vítimas tiveram contato direto com aves infectadas, principalmente galinhas. O vírus é especialmente abundante nas fezes e secreções respiratórias de aves afetadas.

O vírus H5N1 afeta principalmente aves, mas ocasionalmente infecta pessoas. Especialistas temem que possa sofrer mutação para uma forma que poderia se espalhar facilmente entre humanos que não têm imunidade natural contra ele.

O vírus H5N1 já infectou mais de 600 pessoas desde que foi detectado pela primeira vez em Hong Kong, em 1997, e é geralmente fatal.

Related Posts with Thumbnails