Uma gigantesca nevasca atingiu o nordeste dos Estados Unidos na noite desta sexta-feira, deixando milhares de casas no escuro e enterrando as principais cidades da região, como Nova York e Boston, sob um grossa camada de até 50 centímetros de neve. Resultado de duas tempestades que convergiram em uma tormenta com proporções "históricas", como classificaram os meteorologistas americanos, a nevasca deve continuar castigando a costa leste americana durante todo o sábado.
Circulação proibida - Mais de 5.000 voos já foram cancelados por causa do mau tempo, incluindo todos os que iriam decolar ou aterrissar nos aeroportos de Nova York. Cinco estados da região declararam estado de emergência - Nova York, Massachusetts, Connecticut, New Hampshire e Rhode Island -, com muitos deles optando por proibir a circulação de carros nas estradas. Governos e prefeituras orientaram as suas populações a ficar em casa e estocar comida. Mais de 500.000 residências do nordeste americano estão sem energia no momento, segundo o jornal New York Times. Além da neve e do frio, a tempestade também trouxe ventos de até 110 quilômetros por hora.
Cidade mais afetada pelo fenômeno natural, Boston registrou na madrugada de sexta um acúmulo de 50 centímetros de neve em suas ruas – número que deve se agravar nas próximas horas, quando a nevasca atingir a sua intensidade máxima segundo os meteorologistas. Em Nova York, que há apenas três meses sofreu com a devastadora passagem da tempestade Sandy, a situação é um pouco melhor, com acúmulo de "apenas" 30 centímetros de neve nas ruas. Como prevenção para a chegada da tormenta, o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, mobilizou centenas de veículos próprios para tirar a neve das ruas e autorizou o uso de 250 mil toneladas de sal para acelerar o derretimento do gelo.
Fonte - Veja