O paciente é um jovem de 23 anos que teve contato com um outro doente; agência da ONU informou que 62 pessoas morreram da síndrome respiratória desde setembro do ano passado.
A Organização Mundial da Saúde confirmou mais um caso da Síndrome Respiratória do Oriente Médio, desta vez no Catar.
O paciente é um jovem de 23 anos que contraiu o coronavírus Mers-CoV em contato com uma pessoa cuja infecção foi confirmada em exame de laboratório.
Vítima
A vítima trabalha numa fazenda de criação animal onde foi registrado também outro caso da doença.
Segundo a OMS, o coronavírus já matou 62 pessoas desde setembro do ano passado. Os laboratórios confirmaram que 145 foram infectadas durante o mesmo período.
A agência da ONU pediu aos Estados-membros que mantenham a vigilância sobre infecções respiratórias agudas, também chamadas de Sari, pela sigla em inglês.
As autoridades alertam que as pessoas que estiverem voltando de viagens ao Oriente Médio e apresentarem um caso de Sari, devem ser examinadas e testadas em laboratório para o coronavírus.
Contágio
Todos os países devem informar imediatamente a OMS sobre qualquer novo caso de Mers-CoV, assim como informações sobre o contágio. As autoridades de saúde devem iniciar uma investigação para saber a forma pela qual a pessoa foi exposta ao vírus.
Apesar do problema, a OMS ainda não recomendou uma inspeção detalhada dos passageiros nos pontos de entrada dos países, como alfândegas, portos, estações ferroviárias ou rodoviárias.
A agência da ONU descartou também, até o momento, a aplicação de qualquer restrição de viagens ou de comércio por causa da Síndrome Respiratória do Oriente Médio.
Fonte - ONU