quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Terremoto de 6,5 graus sacode centro do Chile e provoca cortes de luz

Um terremoto de 6,5 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta quinta-feira seis regiões da zona centro-norte do Chile e provocou cortes de luz em alguns setores isolados, embora as autoridades não tenham indicado que não se produziram danos a pessoas ou à infraestrutura.

O tremor ocorreu às 20h03 locais (21h03 de Brasília) e seu epicentro se localizou no litoral a 39 quilômetros ao noroeste da cidade de Ovalle, na região de Coquimbo, e cerca de 420 quilômetros de Santiago, informou o Centro Sismológico da Universidad de Chile.

O hipocentro do sismo esteve a 56,9 quilômetros de profundidade sob o oceano Pacífico, detalhou o organismo.

O chefe do centro de alerta antecipado do Escritório Nacional de Emergências (Onemi), Paolo Marín, disse em uma coletiva de imprensa que o sismo não provocou danos maiores, apenas algumas interrupções da provisão elétrica em setores isolados da região de Coquimbo.

A Onemi ressaltou em sua conta no Twitter que, segundo o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha, o tremor não reúne as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral chileno.

O movimento de terra foi sentido nas regiões de Atacama, Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana, O'Higgins e Maule.

Nos últimos dias foram regitrados vários sismos ao longo da geografia chilena. Nesta mesma quinta-feira, outro tremor de 5,2 graus de magnitude sacudiu a região chilena de Antofagasta, no norte do país.

Entre terça e quarta-feira, uma sequência de tremores com magnitudes que oscilaram entre os 5,8 graus e 4,3 graus afetaram as regiões do Maule e Biobío, as áreas mais afetadas pelo terremoto de 8,8 graus e o posterior tsunami de 27 de fevereiro de 2010.

Fonte - Folha
Related Posts with Thumbnails