Toronto (RV) - O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby ressaltou a importância de continuar o diálogo ecumênico em nível teológico, mas ao mesmo tempo, de manter um relacionamento “mais próximo da ação”, para atender às necessidades do mundo em áreas como a pobreza e a justiça social.
“O Ecumenismo – disse ele – é nosso desejo ardente”, disse Welby em encontro com convidados ecumênicos na Catedral St. James de Toronto, etapa da visita pastoral pessoal que realizou recentemente à Igreja Anglicana do Canadá.
“Em um mundo tão dividido e diversificado, Welby disse que a Igreja poderia demonstrar “como a humanidade pode superar suas divisões culturais e ser verdadeiramente... uma nação santa do povo de Deus”.
Em diferentes partes do mundo, tem havido “um novo movimento do espírito”, disse Welby, citando a decisão da Chemin Neuf, uma comunidade jesuíta francesa de vocação ecumênica, que aceitou o seu convite de fixar residência em Lambeth Palace. Em janeiro passado, quatro membros criam “uma fraternidade” no Palácio, residência oficial em Londres do Arcebispo de Cantuária.
O jornal local ‘The Guardian’ observou que o movimento quebra cinco séculos de tradição anglicana e inaugura “uma maior aproximação entre as igrejas da Inglaterra e Roma”.
Welby também destacou que seu relacionamento com o arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, tem sido “muito caloroso” e que eles se encontram regularmente nas tardes de domingo.
O arcebispo Fred Hiltz, Primaz da Igreja Anglicana do Canadá, ressaltou o compromisso de Welby com o diálogo ecumênico “e em promover a realização da oração de nosso Senhor para que todos sejam um”.
Fonte - Rádio Vaticano