sexta-feira, 15 de maio de 2009

Zona euro tem queda recorde de 2,5% do PIB no 1º trimestre

A zona euro mergulhou mais ainda na recessão no primeiro trimestre deste ano, com um recuo de 2,5% de seu PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior, uma queda sem precedentes e superior à dos Estados Unidos, segundo informa nesta sexta-feira (15) o escritório europeu de estatísticas Eurostat.

O conjunto dos 16 países que utilizam a moeda única registrou seu quarto trimestre consecutivo de queda da atividade, porque o PIB já havia recuado 0,2% tanto no segundo quanto no terceiro trimestre em 2008, e 1,6% no quarto trimestre do ano passado.

Esta é a queda mais acentuada do PIB da zona euro em um trimestre desde à criação de estatísticas para esta zona, em 1995, destacou o escritório europeu de estatísticas.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2008, a queda da atividade foi de 4,6% na área da moeda única e de 4,4% nos 27 Estados-membros, também os índices mais negativos da história, confirmou a Eurostat.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Enquanto isso, tem gente defendendo, ardorosamente, que a crise econômica acabou. Na esteira desta percepção tupiniquim, interessante a leitura de um artigo publicado no Mídia sem Máscara entitulado "Os afundamentos econômicos".

Um contraponto absolutamente interessante sobre as possibilidades que podem se descortinar como "despojos de guerra" desta crise, podem ser lidos ainda no artigo "A crise como via para a montagem de um estado totalitário global".

FAQ

A dança na adoração à luz da Bíblia

Há poucos anos atrás, costumava surpreender os meus interlocutores ao afirmar que em breve estaríamos vendo danças dentro da igreja. Estes ficavam chocados e perguntavam, “Como pode ser isso?”. Eu explicava que este seria o desenvolvimento óbvio da situação musical da época, porque as músicas utilizadas na adoração eram excessivamente ritmadas. O argumento seguia a lógica que seria impossível dar um estímulo por muito tempo sem que este estímulo encontrasse uma resposta, ou uma expressão.

Atualmente, já é bastante comum as igrejas evangélicas terem um “Ministério de Dança”. Os defensores desta atividade até mesmo citam a Bíblia para afirmar que as danças e os tambores eram comuns na adoração do povo de Israel e que até reis e profetas fizeram uso dos mesmos. Estes argumentos serviriam de base para a justificativa ao uso de tambores e danças na adoração hodierna. Caso estes argumentos estivesses corretos, esta visão faria sentido, uma vez que, sendo Deus imutável em Seus preceitos, podemos seguramente afirmar que os mesmos princípios de adoração válidos para o tempo do Antigo Testamento, são válidos para a igreja atual, guardadas as diferenças de contexto histórico e teológico.

... [Leia a integra da argumentação no link infra]

Conclusão

Ao analisarmos os principais argumentos utilizados pelos defensores da dança na adoração, vimos que eles não se sustentam diante da Palavra de Deus e do conhecimento que temos da história e dos costumes do Israel do Antigo Testamento, e que, portanto, não podem ser usados por cristãos sérios e comprometidos com a vontade de Deus na defesa de danças na adoração atual.

Os princípios bíblicos de música esboçados acima são especialmente relevantes hoje, quando a igreja e o lar estão sendo invadidos por vários estilos de música mundana, sensual e excitante, que descaradamente rejeitam os valores morais e as convicções religiosas abraçadas pelo Cristianismo. Em uma época em que a distinção entre música sacra e secular é vaga e imprecisa, e muitos estão promovendo versões modificadas de música popular secular para uso na igreja, precisamos nos lembrar que a Bíblia nos conclama a “adorar o Senhor na beleza de Sua santidade” (I Crônicas 16:29; cf. Salmos 29:2; 96:9).

Fonte - Música & Adoração

Nota DDP:
Numa sequência absolutamente natural das coisas, não demoraria mesmo muito para que a discussão sobre dança no culto adventista viesse à baila. E tem outra entrando em pauta: as palmas.

Devemos perceber que durante algum tempo o foco do enfrentamento eram os instrumentos propícios ou não ao ambiente de adoração. Como sabemos, tais instrumentos já têm tráfego corrente em nosso meio e ardorosos defensores.

O próximo passo logicamente era a forma de utilização destes mesmos instrumentos. Novamente somos invadidos sob as mais diversas justificativas para a projeção de um culto cada vez mais "contemporâneo" e "aculturado".

Neste contexto, parafreseando algo que li outro dia em um fórum de debates adventista: "Nada mais natural que dançar quando toca uma música dançante..."

E nessa toada a profecia de Indiana caminha para seu cumprimento já a passos largos.

Como sabemos as profecias não são determinativas. Deus não quer que elas se cumpram, mas Ele sabe que elas se cumprirão, por este motivo, em absoluta demonstração de amor, revelou-nos o que nos espera.

Mas a história do homem é a prova cabal de que não aprendemos com os erros, muito ao contrário, insistimos no equívoco do "nós somos equilibrados". Assim, o que já ocorreu com outros povos, inclusive muitos contemporâneos aos dias em que vivemos, se repetirá em nosso meio. Como diz o Pr. Élbio Menezes, "ai" de quem se coloca em posição de favorecer tal ordem de coisas.

É uma pena que as pessoas não tenham (será?) percepção de onde isso vai dar...

ET: Após remeter este post, entrei em contato com dois artigos que merecem serem lidos: "Deus de Barulho? Deus Não é Surdo!" e "Musica que Deus aprova....".

No primeiro, o "grito de socorro" de alguém que vive em um seguimento religioso que já foi "longe demais" e não sabe, até porque não tem, como voltar.

Do segundo transcrevo esta pérola:

"Talvez você se pergunte: e existe falsa música cristã? Então lhe pergunto, existe falsa adoração? ( Isaías 58:2; Sofonias 1:9; Mateus 15:9) Existe falsa oração? (Isaías 45:20; Oséias 7:14; Êxodo 20:7; Mateus 6:7; Provérbios 28:9) Existem sermões falsos? (Filipenses 1:15; Jeremias 23:31; Ezequiel 21:29; Filipenses 1:17) Existem falsos pastores? (2 Coríntios 4:2; Mateus 7:22; 2 Coríntios 11:14,15) Então será que não existe também a falsa música cristã? É lógico que existe."

quinta-feira, 14 de maio de 2009

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)

Papa canta ode pela paz com rabino e imã


NAZARÉ, Israel (AFP) - O papa Bento XVI cantou uma ode pela paz ao lado de um rabino e de um imã muçulmano e entoou "Salam, Shalom" durante um encontro nesta quinta-feira com os líderes religiosos da Galileia no auditório do santuário da Anunciação de Nazaré.

Com este gesto simbólico e fora de programa foi concluído o encontro com os líderes religiosos da Galileia.

A ode conjunta pela paz foi proposta por um rabino que entoou o canto da paz.

Em um discurso poucos minutos antes, o Papa pediu a todas as religiões que "protejam as crianças do fanatismo e da violência".

"Os cristãos se unem aos judeus, muçulmanos, drusos e outras religiões com o desejo de proteger as crinças do fanatismo e da violência e de prepará-los para ser construtores de um mundo melhor", declarou o Papa.

"A Galileia é uma terra conhecida por sua diversidade religiosa e étnica. É a terra de um povo que conhece os esforços para obter uma convivência harmoniosa", completou.

"Nossas tradições religiosas diferentes têm a força de promover uma cultura de paz".

Fonte - Yahoo

A Mudança climática é maior ameaça à saúde no século XXI

A mudança climática é a maior ameaça à saúde mundial no século XXI, segundo um relatório feito pela revista médica "The Lancet" e por cientistas do University College de Londres, que destaca a necessidade de uma ação urgente.

"Isto não é um filme de catástrofes com final feliz, é algo real", ressaltou o professor Anthony Costello, diretor do relatório, que acrescentou que "a mudança climática é uma questão de saúde que afeta bilhões de pessoas e não só um problema ambiental que atinge os ursos polares e as florestas".

O estudo é um esforço conjunto de especialistas em saúde, antropologia, geografia, climatologia, engenharia, economia, direito e filosofia, que pretende servir de modelo para que os Governos atuem de maneira multidisciplinar contra a mudança climática.

O impacto do que já está acontecendo "não será algo que perceberemos em um futuro distante, mas durante nossas vidas e, definitivamente, nas vidas de nossos filhos e netos", alertou Costello na entrevista coletiva na qual apresentou o relatório.

O especialista em obstetrícia, que admitiu que até um ano e meio duvidava da mudança climática, disse que o aumento da temperatura média da Terra é uma realidade e que é questão de tempo perceber seus efeitos.

"Não devemos pensar se a Groenlândia vai derreter, mas quando.
...
O professor Hugh Montgomery destacou a gravidade da situação, mas assegurou que não há exagero nos prognósticos dos cientistas, porque o ritmo de aquecimento da Terra é o mais rápido do qual se tem notícia nos últimos 10 mil anos.

"Entre um terço e dois terços das espécies existentes hoje em dia no planeta estão em risco de extinção nos próximos 30 anos" se a tendência atual se mantiver, disse Montgomery.

Fonte - Último Segundo

Mudança climática: a ordem do dia

A mudança climática é a maior ameaça à saúde mundial no século XXI, segundo um relatório feito pela revista médica The Lancet e por cientistas do University College de Londres, que destaca a necessidade de uma ação urgente.

"Isto não é um filme de catástrofes com final feliz, é algo real", ressaltou o professor Anthony Costello, diretor do relatório, que acrescentou que "a mudança climática é uma questão de saúde que afeta bilhões de pessoas e não só um problema ambiental que atinge os ursos polares e as florestas"...

"Não devemos pensar se a Groenlândia vai derreter, mas quando. Devemos pensar em quando Nova York e Londres se inundarão se a temperatura dos polos subir 5 graus Celsius em média, o que fará subir o nível dos oceanos", ressaltou Costello...

Fonte: Estadão Online

NOTA Minuto Profético: A pressão sobre a sociedade civil deve aumentar cada vez mais até que as "medidas salvadoras" (entre elas, o descanso dominical) sejam aceitas como algo natural para "salvar" o planeta. Cada dia que passa a data final para um suposto cataclisma ambiental vai sendo antecipada: "Cientistas da Nasa reexaminaram fotos de satélite e dados e concluíram que o gelo da calota polar pode derreter totalmente no verão de 2012. A última previsão era de que o degelo total da calota polar aconteceria entre os anos de 2040 e 2100".

BXVI no Oriente Médio 2

Presidente de Israel ressalta que "toda a mensagem do Papa é positiva"

ROMA, 13 Mai. 09 / 11:34 pm (ACI).- O Presidente de Israel, Shimon Peres, assinalou que "toda a mensagem do Papa é positiva e poderia gerar importantes reflexões", ao comentar a atual Viagem do Papa a Terra Santa que termina esta sexta-feira 15 de maio.
...
Para o Presidente do Estado do Israel, explica o LOR, ninguém melhor que o Papa, com sua autoridade espiritual para expressar o rechaço de uma religião que justifique a violência. Deste modo Peres destacou que a mensagem mais forte do Santo Padre nesta viagem "é talvez o que o Papa lançou no discurso de chegada. Mais de uma vez, o Papa falou do papel das três religiões monoteístas na construção de uma paz duradoura".
...
Fonte - ACI Digital

Jornais árabes destacam visita do papa a Belém

Roma, 14 mai (RV) - “O Papa é a favor de um Estado independente e pelo fim dos muros de separação”: esse é um título comum hoje para muitos jornais árabes, grande parte dos quais publica a foto do Pontífice que fala diante da barreira que Israel construiu ao redor da Cisjordânia.
...
O jornal al Jazeera do Catar deu início hoje uma pesquisa pedindo aos seus leitores se acreditam que a viagem do Papa conseguiu o seu objetivo declarado de favorecer a reaproximação entre religiões e consideram a visita do Santo Padre.

Fonte - Radio Vaticano

E-Cristians denuncia a “católico-fobia” do parlamentar da UE que opinou contra o Papa

MADRI, 13 Mai. 09 / 02:30 am (ACI).- A associação E-Cristians emitiu um comunicado no que exigiu ao deputado do Parlamento Europeu, Raül Romeva, que retifique suas declarações contra o Papa Bento XVI quem explicou que a AIDS não se combate com preservativos a não ser humanizando a sexualidade. “Em caso contrário –precisaram– interporá a correspondente denuncia por sua Católico-Fobia”.

Segundo precisa o comunicado, a associação espanhola manifestou sua “repulsa às declarações feitas em TV3 em dia passado 8 de maio pelo deputado Raül Romeva que qualificava de ‘ato criminal’ as declarações do Papa sobre o preservativo com motivo de sua viagem a África”.
“Queremos recordar que do ponto de vista da doutrina o Papa reiterou a posição bem conhecida da Igreja Católica neste sentido, que situa o acento na humanização das relações sexuais, a abstinência e a fidelidade nas relações”, adicionam.

Ante isso, E-Cristinas precisou que “acusar de ‘ato criminal’ ao Papa é uma brutalidade geradora de ódio, é uma prática católico-fóbica que o IC-V empreendeu e atenta contra o mais elementar respeito de liberdade de opinião e de liberdade religiosa”.

“A linguagem brutal do deputado Raül Romeva contra o Papa contrasta com o silêncio que assume atos diretamente criminosos promovidos desde os intolerantes de outras crenças”, acrescentam.

Por tal razão, E-Cristians “requererá ao Sr. Raül Romeva para que retifique, e em caso contrário interporá a correspondente denuncia por sua Católico-Fobia”.

Fonte - ACI Digital


Nota DDP:
Só para se perceber como deverá funcionar a discussão ideológica que daqui para frente tem a tendência de ser paulatinamente cerceada sob a alegação de crimes de ódio. Não é difícil de imaginar como ficará a situação de um certo povo que identifica um poder religioso como instrumento do mal, especialmente para os últimos dias...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Bíblia Ensina

Nota DDP: Este e outros temas na seção "Estudos Bíblicos";

Gripe A pode ter sido criada para testar nova vacina

'A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar a tese de um investigador australiano de que o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina, noticiou a agência Bloomberg.

Adrian Gibbs, de 75 anos, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, admitiu, em entrevista à Bloomberg, que pretende publicar hoje um relatório assinalando que a nova estirpe de vírus gripal pode ter sido, acidentalmente, envolvida em experiências científicas com o intuito de desenvolver vírus que possam ser utilizados por laboratórios farmacêuticos na produção de vacinas.

Gibbs refere que chegou a esta conclusão ao traçar as origens do H1N1 através da análise do seu modelo genético.

A OMS recebeu, no fim-de-semana, o relatório com as conclusões do investigador e está analisá-lo, segundo o director-geral adjunto da organização, Keiji Fukuda, adianta o portal da Bloomberg.

Contudo, os Centros para a Prevenção e Controlo das Doenças dos Estados Unidos, que já receberam igualmente o relatório por intermédio da OMS, consideram que há falta de evidências que sustentem a tese de Adrian Gibbs.

O investigador australiano foi um dos primeiros cientistas a analisarem o "mapa" genético do vírus H1N1, que foi identificado há três semanas no México, epicentro da epidemia da gripe A.

Para o "número dois" da OMS, um vírus que resulte de experiências laboratoriais ou de testes de vacinas pode indiciar a necessidade de maior segurança.

Segundo o mais recente balanço da OMS, a gripe A já infectou 5.251 pessoas em 30 países, causando a morte de 61.'

Fonte: Diário de Notícias (negritos e sublinhados meus para destque)

Mais pormenores desta hipótese podem ser lidos (em inglês) no sítio web da Bloomberg no artigo 'Swine Flu May Be Human Error; WHO Investigates Claim'.

Veja também os artigos anteriores neste blogue sobre este assunto: 'Gripe A (suína) produzida pela mão humana?' e 'Gripe suína: surto... ou mais do que isso?'

Embora gostasse desde já de ver esclarecida a expressão 'erro humano', mas cada vez mais fico com a sensação que considerar a gripe A apenas como um surto eventualmente pandémico, é atentar para um dos pormenores menos determinantes neste processo todo.

O que, creio, não surpreende, é o fato de do lado americano surgirem opiniões contrárias a esta análise. Como defendi em artigos anteriores, ali residem enormes interesses financeiros relacionados com a gripe A.

Pelo meio, lamenta-se que muitas pessoas já tenham falecido por este motivo nas últimas semanas.

Fonte - O Tempo Final

terça-feira, 12 de maio de 2009

Meditações Bíblicas

Tendo em vista o objetivo precípuo deste blog, qual seja, o de crescimento contínuo no conhecimento da Verdade, tendo esta um nome, Cristo Jesus, integramos ao espaço uma seção de meditações bíblicas, disponível para tomarmos tempo com nosso Salvador, bem como para compartilhamento com aqueles que ainda não O aceitaram.

10º Mandamento


(por Marcio)

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo" (Êxodo 20:17)

O pecado nasceu no céu pela decisão errada de um anjo. O autor do pecado encheu-se de orgulho e decidiu em seu coração que estar ao lado de Deus refletindo Sua luz não seria mais o suficiente, por isso, foi o primeiro ser do universo a COBIÇAR aquilo que não lhe pertencia. Ele queria o lugar de Deus; queria estar acima da posição de Deus. Está escrito: "...Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:12-14).

Leia mais...


“Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender ao pé da cruz a lição de arrependimento e humilhação.” (Desejado de Todas as Nações, p.83)

Ganhadores do prêmio Nobel dizem que a crise não chegou à metade

Robert Mundell, Joseph Stiglitz e Edward Prescott afirmaram que recuperação da economia será lenta. “Estamos no fim do começo” da crise, disse Stiglitz.

Para os três, a pior crise financeira mundial desde a Grande Depressão de 30 ainda não chegou à sua metade. “Se eu tivesse de me expressar em números, diria que passamos por dois quintos da crise”, afirmou o economista Robert Mundell.

Já Edward Prescott disse que a recuperação da economia está condicionada ao corte de impostos para o setor produtivo. Mas o economista está cético quanto à possibilidade de o governo de Barack Obama reduzir a carga tributária. “Estou pessimista”, afirmou.

Fonte - Opinião e Notícia

Atualidades sobre a Gripe "A"


Gripe suína pode atingir uma em cada três pessoas no mundo, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela universidade Imperial College de Londres sugere que um terço da população mundial poderá ser infectado com a gripe suína.

De acordo com os pesquisadores a gripe suína tem "potencial total para pandemia", pois se espalha rapidamente entre as pessoas e deve atingir o mundo todo.

"Este vírus realmente tem o potencial total para a pandemia. Deverá se espalhar pelo mundo todo nos próximos seis a nove meses e, quando isso acontecer, vai afetar cerca de um terço da população", disse o professor Neil Ferguson, que liderou a pesquisa, à Rádio 4 da BBC.
...
Fonte - BBC

Vírus da gripe suína se espalha mais rápido que o da comum, diz estudo

O vírus da gripe suína parece se transmitir mais facilmente do que o da gripe comum, aponta estudo publicado ontem na revista "Science".

De acordo com os pesquisadores, que verificaram o padrão de disseminação da doença, o vírus A (H1N1) deve ter afetado pelo menos 23 mil mexicanos até o final de abril. A taxa de letalidade deve ser de quatro casos por mil --severidade menor do que a da pandemia de 1918.
...
Fonte - Folha

Novo vírus ainda pode sofrer mutação e causar pandemia, diz OMS

GENEBRA (Reuters) - O novo vírus H1N1 ainda pode passar por mutações que o tornem mais virulento e gerem uma pandemia de gripe que poderia dar até três voltas no planeta, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

O impacto da eventual pandemia seria variável, já que um vírus que causa apenas sintomas brandos em países com sistemas de saúde sólidos pode se tornar "devastador" nos países com carência de hospitais, medicamentos e profissionais da saúde, segundo a OMS.
...
Fonte - O Globo

Efeitos do aquecimento global


A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou, nesta quarta-feira, que as geleiras do Pólo Norte vão durar menos do que se esperava.

A imensidão de neve no Pólo Ártico parece inesgotável. Mas basta mudar o ângulo para notar a ameaça no ponto extremo do planeta.

Cientistas da Nasa reexaminaram fotos de satélite e dados e concluíram que o gelo da calota polar pode derreter totalmente no verão de 2012.

A última previsão era de que o degelo total da calota polar aconteceria entre os anos de 2040 e 2100. Segundo os cientistas da Nasa, a nova previsão já é resultado do aquecimento global, que provoca reações muito mais rápidas do que se esperava.

Uma animação da Nasa mostra a velocidade com que o gelo derreteu em 2007, em um recorde de área derretida. A calota diminuiu 22% em relação ao recorde anterior, de 2005.

O degelo abriu um canal que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, possibilitando até a passagem de navios. Uma outra animação dá a dimensão do problema. Um mapa mostra a variação do degelo nos meses mais quentes, entre 1979 e 2006. Muito menor, se comparada ao verão de 2007.

Fonte - G1

Nota DDP: O vídeo da matéria transmitida pelo Jornal Nacional, pode ser visto no YouTube.

BXVI na Terra Santa - Contraponto

A imprensa de Israel comentou hoje o discurso do papa Bento XVI no monumento às vítimas do Holocausto, e criticou o pontífice por não usar palavras como "perdão" ou "remorso" em suas palavras. (Portal G1)

Grande Mufit de Jerusalém, Mohammad Hussein, não foi de meias-palavras ao receber o Papa Bento XVI na Mesquita do Rochedo... Mohammad Hussein, protagonizou um momento incómodo na viagem do Papa a Jerusalém. Contrariando as expectativas, fez um discurso duro, exortando Bento XVI a "desempenhar um papel activo” para pôr um fim à "agressão de Israel contra os palestinianos”. (Jornal de Notícias)

Fonte - Minuto Profético

Criticado, papa visita locais sagrados em Jerusalém


O papa Bento 16 visitou nesta terça-feira os locais mais sagrados para judeus e muçulmanos em Jerusalém, depois de um dia de incidentes que causaram desconforto ao Vaticano e provocaram críticas em Israel.

Em seu segundo dia de visita à Terra Santa, o papa Bento 16 continua com seus esforços para alcançar o objetivo, declarado pelo Vaticano, de "buscar uma reconciliação entre as religiões e os povos".

Na segunda-feira, o papa causou decepção na comunidade judaica por omitir, em discurso no Museu do Holocausto, uma menção culpando os nazistas pelo massacre de judeus na Segunda Guerra. Mais tarde, Bento 16, por sua vez, se mostrou irritado com um discurso proferido por um xeque palestino.
...
Fonte - O Globo

Nota DDP: Como visto, nem tudo são "flores" na visita papal.

Cristãos, islâmicos, judeus e o diálogo

Diferenças religiosas não devem ser fonte de divisão, diz Papa

JERUSALÉM, segunda-feira, 11 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI afirmou –ao concluir o último ato público de seu primeiro dia em Israel– que as diferenças religiosas não devem ser causa de divisão, mas de motivo de alento para seguir na vida o caminho de Deus.

Para alcançar este objetivo, o Papa ofereceu em seu encontro com os representantes de organizações para o diálogo inter-religioso na Terra Santa esta chave: respeitas “tudo o que nos diferencia”; promover “tudo o que nos une”.
...
Fonte - Zenit

Papa apresenta diálogo inter-religioso como caminho para a paz

JERUSALÉM, segunda-feira, 11 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI voltou a clamar pela paz na Terra Santa, em seu segundo discurso em Israel, desta vez durante a recepção oferecida na tarde de hoje pelo presidente Shimon Peres, no Palácio Presidencial, em Jerusalém.
...
Os líderes religiosos –prosseguiu– “devem estar cientes de que qualquer divisão ou tensão, qualquer tendência à introversão ou suspeita entre os crentes ou entre nossas comunidades, pode facilmente levar à contradição que obscurece a unidade do Todo Poderoso, trai nossa unidade e contradiz Aquele que se revela como cheio de amor e fidelidade”.

Em seu discurso, o Papa citou a Sagrada Escritura para recordar que nela a segurança “refere-se não apenas à ausência de ameaça”, mas também ao sentimento de tranquilidade e confiança.

“Segurança, integridade, justiça e paz. No projeto de Deus para o mundo, estes são inseparáveis”, acrescentou.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: Duas questões a se considerar: A primeira no que concerne ao "respeito pelo que separa" e "promoção do que une". Além de serem as três maiores religiões monoteístas do mundo, cristãos, islâmicos e judeus, dentre outros fatores, têm em comum um dia de guarda.

A segunda questão se estabelece nas consequências para os que não aceitarem os termos descritos no parágrafo anterior (respeito e promoção), especialmente considerando-se uma mensagem diferenciada em termos escatológicos.

Bento 16 no Oriente Médio


Jordanianos muçulmanos se espremem para saudar o papa Bento 16.

EMBAIXADORA PALESTINA CONSIDERA "HISTÓRICA" A VISITA DO PAPA À CISJORDÂNIA

Jerusalém, 11 mai (RV) - A embaixadora palestina em Portugal classifica como "histórica" a visita que do papa à Cisjordânia.

Randa Nabulsi disse esperar que Bento XVI reze pelos palestinos, quando vir o sofrimento provocado pela ocupação israelense.

"Acreditamos que quando o papa chegar e vir com os seus próprios olhos o sofrimento dos palestinos, em virtude da ocupação, irá rezar por nós e fazer algo. É um momento histórico para nós, recebermos o papa na Palestina" - disse a diplomata.

Randa Nabulsi lembrou que Bento XVI irá deslocar-se a Belém e ao campo de refugiados de Aida, perto da principal cidade da Cisjordânia.(Radio Vaticano)

GOVERNO ISRAELENSE ACOLHE PAPA COMO "VERDADEIRO AMIGO" DO POVO JUDEU


JERUSALÉM, segunda-feira, 11 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O governo israelense, através de uma mensagem emitida pelo Ministério de Assuntos Exteriores, deu boas-vindas ao Papa, a quem considera “um verdadeiro amigo do Estado de Israel e do povo judeu”.

Esta visita, sublinha o comunicado, “marcará um passo importante no desenvolvimento das relações entre o Vaticano e Israel”, além de supor “uma contribuição imensa a reforçar o diálogo entre o cristianismo, o judaísmo e o Islã, como parte do esforço para alcançar a paz na região”.

Neste sentido, o comunicado assegura que Israel “está comprometido em garantir a completa liberdade de culto para todos e em salvaguardar o livre acesso a todos os lugares santos”.
... (Zenit)

E toda a Terra se maravilhou... (Ap 13) (Michelson Borges)

Viagem ao interior da maçonaria

A sala de reuniões foi rapidamente transformada. Cadeiras colocadas rente às paredes, o chão coberto com um linóleo a imitar pavimento em mosaico de quadrados pretos e brancos, e sobre este colocados vários objectos, como uma pedra e um cinzel. A campainha tocou várias vezes à medida que os irmãos e irmãs iam chegando. Por último, colocaram aventais, todos brancos, e sentaram-se em posições pré-definidas. A sessão nesta antecâmara maçónica ia começar. Durante as duas horas seguintes, todos viveram convictamente os seus papéis, aparentemente imunes à incredulidade e perplexidade que os profanos (os não maçons) podem experimentar face a certos rituais. O local, num primeiro andar de escritórios de uma das Avenidas Novas, em Lisboa, era agora, explicaram-nos, uma caverna. E as profissões do mundo real - empresário, professora, informático, médica, actor... - haviam dado lugar a um irmão mais velho, um guia, três candeias...

(Continue a leitura aqui)

NOTA Tempo Final: É curioso verificar que muitas das alegações de propósito da maçonaria (p. ex..: iluminação, crescimento, descoberta, esclarecimento, etc.) são, há muito, prerrogativas exclusivas da Bíblia e da transformação que Deus deseja fazer no homem... Porque razão, então, pensar que o homem pode ser transformado por uma organização... humana?

Saiba mais: "Sociedade secreta e cristianismo no tempo do fim". "As sociedades secretas no tempo do fim".

Fonte - Minuto Profético

Nota DDP: Afim de avançar um pouco mais no tema e, na forma como estas questões podem se relacionar com todos os campos da vida secular que nos afetam, sugiro a verificação dos "rituais" empreendidos em palco pela banda irlandesa U2, aqui.

Oportuno salientar também, de forma periférica a este tema do vídeo, que resta ainda mais propício tendo em vista o conteúdo primeiro do post e a presença de BXVI entre judeus e muçulmanos nestes últimos dias, a forma com que a religião é manipulada pela mídia. Mas tem gente que acha que tudo isso não passa de conceitos "tacanhos", não vendo problema em absorver os princípios correlatos ao "rock" e da música contemporânea em nosso meio, muito embora o nosso Manual isso expressamente proíba. É a época das "emoções" e do deus "experimentado"...

Apocalipse 3
8 "Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm pouca força. Vocês têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar.

10 Vocês têm obedecido à minha ordem para agüentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra. (NTLH)


Desvie-se do mal meu irmão, como Jó, desvie-se inclusive do que só aparência de mal tem...

Tens Idéia de Quanto Controlam a tua Vida?

Vês como quase tudo o que era antes facultativo (eras tu quem decidia) agora é “proibido” ou “obrigatório”?

Pode ser que esta seja a primeira vez em que lês um artigo meu ou de outro amigo escritor liberal-conservador, desde o meu blog ou do gentil sítio que o hospeda neste momento. Pode ser também que já nos tenhas lido com certa freqüência, contudo, sem ir além da reflexão. Pois foi especialmente pensando em ti que escrevo as palavras adiante.

Vivemos em um país cujas belezas naturais nos convida diariamente a gozar os prazeres da vida com certa intensidade. Um país tão grande, decerto, nos inspira uma sensação de liberdade que tende a nos colocar em uma certa “zona de conforto”, cuja conseqüência primeira é largarmos para depois certas preocupações tais como a nossa espiritualidade ou, digamos aqui, certos problemas cuja intervenção de nossa parte parece situar-se, no plano da eficácia, em algo muito distante.

Porém, esta “distração”, chamemo-la assim, com coisas que dizem respeito ao nosso futuro e, portanto, ao projeto do que queremos fazer de nossas vidas, a cada dia cede lugar necessariamente a preocupações de curto prazo, até mesmo diárias. Estas preocupações de curto e curtíssimo prazo, porém, quase sempre não fazem parte de nossas escolhas, propriamente, mas das que as fizeram uma horda de burocratas de carteirinha em nosso lugar. Em suma: eles estão conduzindo as nossas vidas; estão vivendo as nossas vidas; estão seqüestrando-as para os seus próprios projetos pessoais.

A cada lei, medida provisória, decreto ou portaria publicada, gradativamente vamos entregando parte de nossas vidas e abdicando dos nossos sonhos para uma meia dúzia que as viva e sonhe em abundância.

Esta sensação de liberdade ainda remanescente em nosso país está com os seus dias contados, pois já falta pouca coisa com que o estado possa pensar em intervir, e fazendo assim, trocar o que tu pensavas em fazer pelo que ELE pensa em fazer.

Distraído e inerte, pensas ainda gozar de liberdade no tanto que te interesse beber um chope no fim de semana. Se este for o teu único projeto de vida, não tenho nada a te dizer. Porém, se queres algo mais dela, começa a raciocinar nos fatos que seguem adiante, e que o estado já toma conta da tua vida e nem te dás conta, por acostumado.

De início, já pensaste sobre qual seria a idade ideal para alguém se aposentar? 65 anos? 70 anos? Pois uma pessoa cônscia de sua liberdade dirá: “- pretendo me aposentar quando eu quiser!” Vês? Ela disse que pretende planejar a sua vida e por meio da poupança e dos investimentos em um plano de previdência privada, ela mesma definirá o dia de parar as atividades para gozar plenamente a vida. Porém, no cenário atual, é o estado quem dita, unilateralmente, quando as pessoas podem se aposentar, praticamente ignorante da expectativa de vida que cada ser humano mais ou menos aproxima para si, de acordo com a sua saúde e a penosidade da profissão que exerce.

Mais: que crime pode cometer alguém que decidiu não ter de escolher quem o vá roubar? Estou falando, claro, das eleições. Porque um cidadão tem de necessariamente ficar proibido de tirar passaporte, prestar concurso público, e até mesmo obter um empréstimo? Lembro-me de uma vez em que um amigo meu, servidor público federal, encontrava-se enfermo e não votou, acarretando-lhe a suspensão do seu salário por ordem do T.R.E., que não computou a sua justificativa. Não é um absurdo?

Olha também pro teu cinto de segurança: o estado te obriga a usá-lo com base numa estatística. É pensando em uma maioria que se salva por tê-lo usado na ocasião do acidente que ele te obriga a usar o cinto, assim como também é desprezando uma minoria que se salva JUSTAMENTE por não tê-lo usado. Não te compete mais julgar por ti próprio sobre a conveniência de usá-lo, de modo que, caso te envolvas em um sinistro, podes muito bem encaixar-te no infeliz grupo dos que TERIAM se salvado, caso não o utilizassem. Porém, isto não é um problema do estado. Ele não está interessado nem na tua vida, nem na tua liberdade, mas nos custos com a rede pública hospitalar. Tu és propriedade dele!

A todo instante assistes a programas televisivos que te doutrinam a economizar água e eletricidade e a selecionar o lixo. Estes programas tratam a água como se ela fosse petróleo, um recurso não renovável, o que é falso, pois, depois de usada, retorna à natureza. Esta doutrinação de hoje serão as leis e decretos de amanhã. Amanhã bem cedo, diga-se. Porém, nem passa pela tua cabeça que estás a COMPRAR a água que passa pela tua torneira, assim como a eletricidade que passa pelo teu contador e também os serviços de recolhimento de lixo.

Em um ambiente de liberdade plena, isto é, em uma sociedade em que as pessoas adquirissem tais confortos de empresas privadas operando em regime de liberdade de mercado (sem monopólios) as pessoas teriam a consciência de que esta água é sua PROPRIEDADE, assim como CONTRATAM o fornecimento de eletricidade e o recolhimento de lixo. Para estas pessoas, não importa de onde vem a água, a luz ou para onde vai o lixo. Importa-se-lhes, sim, o QUANTO vão PAGAR por estes bens! Pois, tanto quanto mais raros, mais caros tornar-se-ão, e quanto mais caros, maiores serão os cuidados quanto aos desperdícios, assim como também maiores os incentivos para que os produtores invistam na produção e na oferta destes bens.

Se, por sua vez, o lixo for valioso, que os interessados em busca de lucro os garimpem onde estiver, e isto pode incluir até mesmo pagar aos moradores para que selecionem o lixo e assim facilitem o seu trabalho. Simples assim. Vês como trabalhas de graça para o estado, mesmo pagando caro por serviços de péssima qualidade? Quando eu era criança, muitas vezes ganhei bons trocados vendendo os jornais e garrafas da nossa casa. Agora querem me obrigar a dá-los de graça...bonito...

Pensa então que agora já não podes nem beber nem fumar, porque há restrições, multas e prisões de toda sorte. Pensa também no caso mais grave de entregares o teu filho querido à escola para que ela o eduque não segundo as tuas convicções morais, econômicas e religiosas, mas segundo as do estado.

Vês como quase tudo o que era antes facultativo (eras tu quem decidia) agora é “proibido” ou “obrigatório”?

Até aqui só prestei contas de coisas amenas. Pensa, contudo, que o MST está mais forte do que nunca, invadindo terras, dizimando-as como nuvens de gafanhotos, seqüestrando e matando pessoas, e tudo isto com milhões e milhões pagos por ti. Lembra que os arrozeiros de Roraima – não os despreze pelo só fato de morarem tão longe – não foram desapropriados de suas terras, mas sim EXPROPRIADOS (pois só lhes foi concedida indenização pelas benfeitorias, avaliadas de forma subestimada unilateralmente pelo estado), ou seja, expulsos e banidos como se fossem cães de rua. Imagina que também agora inventaram que qualquer lugar pode ser objeto de EXPROPRIAÇÃO, de CONFISCO, caso meramente se alegue que algum dia descendentes de africanos moraram ali. Toma tenência também de que, daqui a pouco, estará para ser votada uma lei que, se aprovada, vai te botar na cadeia por simplesmente crer que homossexualismo não é bom.

Assustado? Pois, paremos por aqui, por hora. A lista é interminável.
...
Fonte - Mídia sem Máscara

Nota DDP: Só para salientar que esta realidade não exclusividade brasileira, guardadas as proporções e as peculiariedades que variam de região para região, bem como as impressões de cunhos estritamente pessoal do articulista supra, temos que os particulares cada vez mais se vêm como totalmente reféns do estado.

Um bom exemplo disso é o artigo "Privacidade, que privacidade?", da PCWorld. (Em inglês)

A profecia explica.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ellen White era contra a bateria na música sacra?

Transcrevemos acima o nome de um artigo confeccionado a cargo de considerar-se mais uma vez a infindável celeuma da música no âmbito do adventismo, podendo ser compulsado de forma completa, aqui. Nas palavras do articulista, seu objetivo se situa em "esclarecer a posição de Ellen White sobre o uso da bateria e de instrumentos de modo geral na música sacra adventista."

Esclarecer, neste contexto, parece-nos implícita e ousadamente pretender "colocar um ponto final" em uma discussão de décadas.

O arrazoado é longo, passa por inúmeras questões já exaustivamente tratadas em tantos estudos disponíveis, o que pode ser visualizado de forma mais clara através do extenso arquivo constante do site "Musica & Adoração". Esta argumentação ora empreendida neste espaço, muito longe de querer "esclarecer" qualquer coisa, cinge-se a considerar algumas questões subjacentes aos propósitos esquadrinhados no citado artigo, afim de que o leitor talvez menos atento a princípio, leve em questão outros fatores antes de desavisadamente dar guarida irrestrita ao texto em foco.

1) - Do Título:

Como transcrito ao início deste post, o artigo pretende responder à seguinte pergunta: "Ellen White era contra a bateria na música sacra?".

A simples consideração do título, não deixa dúvida que a intenção do artigo é estabelecer uma de duas possíveis respostas imediatas ao questionamento sugerido: sim ou não.

Com o devido respeito ao articulista, a quem desde já concedemos o benefício da dúvida, o seu raciocínio parte de um sofisma. Explico: Ellen White, ao menos no que transparece de seus escritos, nunca se demonstrou contra a "bateria" e, isso se dá pelo simples motivo de que ainda não existiam baterias nos moldes que hoje conhecemos nos tempos dela.

Temos portanto, em realidade e em última instância, que o artigo através de seu título leva o leitor menos atento a considerar que se o arrazoado demonstrar que Ellen White não se manifestou contra a bateria, automaticamente não há que se discutir sobre a presença de tal instrumento no âmbito da adoração.

Ora, o processo indutivo é claramente de cunho falacioso.

Não existe nos escritos do Espírito de Profecia qualquer referência expressa ao termo "bateria", senão na profecia derivada da compreensão do movimento da carne santa, que inclusive será abordado especificamente mais adiante, por entendermos ser este o "coração" do artigo em voga e, que merece maior vagar em sua análise.

Assim, pretender se demonstrar a inexistência de algo que realmente inexiste, para fins de sustentação de outra argumentação, seja ela a que título for, se demonstra como uma indução no mínimo de caráter equivocado, considerados os princípios da lógica.

2) - Do Articulista:

Ainda no bojo do mesmo arrazoado, o articulista alinha seus títulos acadêmicos: Teólogo, Mestre em Divindade, Mestre em Música e cursando PhD em Teologia com ênfase em Liturgia e Adoração. Temos certeza que cada um dos citados títulos lhe são merecidos, no entanto, para efeito de se analisar mais uma vez os termos do arrazoado e, especialmente considerando a premissa inicial estabelecida de "esclarecer" o assunto, como preambularmente fixado, não se pode afastar, ressalvado novamente o benefício da dúvida, a pretensão de se construir outra falácia, qual seja, a da autoridade.

Inúmeros teólogos e músicos da Igreja Adventista vêm gravitando neste tema já por muitos anos sem uma conclusão uníssona no seu entendimento e, neste processo temos bons argumentos a serem considerados em ambos os lados. No entanto, como se depreende dos demais arrazoados do Autor, constantes de seu blog na internet, especialmente na análise ao nosso ver no mínimo deselegante dos argumentos do livro "O cristão e a música rock" organizado pelo falecido Pr. Samuelle Bacchiocci (catalogado pelo articulista, ainda que de forma indireta, como "superficial, tacanho, tendencioso e a desserviço de Deus"), observamos que o "argumento" de autoridade lhe parece relevante no deslinde das questões, especialmente desta em foco.

Neste diapasão, temos a seguinte afirmativa:

"Bacchiocci por não ter nenhuma experiência como músico (...)."

Em outras palavras, na visão do articulista, Bacchiocci carece de autoridade para tratar do assunto em voga. Autoridade esta que subentende-se os títulos conferem apenas ao articulista e aos seus pares, sendo este o raciocínio primeiro abstraído do esforço em se identificar como alguém altamente qualificado na área.

Parece-nos apenas que há um certo esquecimento ao dever de considerar-se que o Reino pertence aos símplices. E ao proceder-se tal afirmativa, nenhum incentivo há no sentido de não se apoiar a busca conhecimento, no entanto, invocar este último de forma a conferir superioridade argumentativa fora dos próprios argumentos em si considerados, não nos parece mais uma vez de boa técnica no campo estritamente lógico.

Ainda neste tema, o que o articulista não informa em primeiro lugar, é que se o Pr. Bacchiocci que "(...) bebeu nas mesmas fontes que causaram divisão em mal entendidos na Igreja (...)", o fez em músicos da envergadura de Eurydice V. Osterman e Wolfgang H. M. Stefani, por exemplo, que têm livros distribuídos pela própria Igreja ainda hoje, motivo pelo qual obviamente esta não os entende como "superficiais, tacanhos, tendenciosos e a desserviço de Deus".

Em segundo lugar, o que o articulista deixa de consignar, não sabemos por qual motivo uma vez que fez questão de trazer ao bojo de seu arrazoado inclusive informações com assentos de cunho pessoal/familiar, que o mesmo é empresário (?) e músico profissional, sendo este último qualificativo, informação que inicialmente constava de seu blog, mas que foi suprimido.

Ao trazer as informações constantes do último parágrafo, o fazemos apenas e tão somente no sentido de demonstrar que suas considerações não são necessariamente de fonte isenta, não se podendo descartar, portanto, seus próprios gostos pessoais. É o que se abstrai inclusive da seguinte afirmação, constante ainda do texto por ele confeccionado sobre o Pr. Bacchiocci:

"Somente após ter experimentado a adoração real que acontece nos meios musicais contemporâneos é que fui levado a rejeitar como falso o conceito de que Deus não pode se expressar através da música cristã contemporânea. E vou além, para muitas pessoas, esse é o único meio que Deus para alcançá-los (...)".

Seus conceitos partem portanto de uma "experiência" pessoal, sendo por esta "levado" ao reconhecimento do que catalogou como "um falso conceito". No mínimo uma contradição, uma vez subentendido que a experiência em seu caso veio antes do conhecimento que reclama para terceiros. Sobre o chamado "falso conceito", temos a sublinhar que nada há de mais falso no argumentar supra transcrito do que a afirmação que nos permitimos repetir:

"(...) para muitas pessoas, esse é o único meio que Deus [tem?] para alcançá-los (...)"

É o poder de Deus limitado pela ação música. Sem mais comentários.

3) - Da Profecia:

Reputo aqui se estabelecer o "coração" do artigo, ao menos do ponto de vista dos interesses imediatos deste espaço, mais uma vez por simples questão de lógica.

Transcrevo do artigo que dá ensejo a este arrazoado:

"Sobre o cumprimento dessa profecia “imediatamente antes da terminação da graça”, dois pontos devem ser explorados.

Primeiro, Ellen White entendia que o tempo imediatamente precedente ao fechamento da porta da graça, quando esses elementos se apresentariam, era em seus dias:

Muitos movimentos dessa espécie surgirão em nossos dias, quando a obra do Senhor deve manter-se elevada, pura, sem superstições e fábulas.

Lembre-se de que Ellen White não recebeu revelações especiais sobre o período exato do tempo do fim, se seria no século 20 ou 21. Faz sentido em nossa perspectiva concluir que esse culto falso reapareceria hoje, mas para Ellen White, era nos seus dias. Nesse caso, o movimento da Carne Santa era causa e cumprimento da profecia.

Segundo, o ressurgimento desse estilo de culto no culto Adventista parece ser condicionado pela resposta da Igreja às heresias que o fomentavam, assim como outras profecias na Bíblia (Jonas) e do Espírito de Profecia. Se as heresias doutrinárias que estimulavam esse culto caótico não fossem condenadas e removidas de maneira categórica, essas manifestações continuariam a ocorrer na Igreja Adventista e a música se tornaria “um laço” para perpetrar falácias teológicas eum culto espúrio. Ellen White condenou de forma inequívoca os erros doutrinários que estimulavam o falso culto e movimento se desfez.

A experiência da Carne Santa advertiu o Adventismo sobre os perigos de heresias sobresantificação e Espírito Santo que levam ao êxtase emocional e físico na adoração. Felizmente, graças ao conselho inspirado, podemos afirmar com segurança que não há em nosso entendimento doutrinário o pano de fundo para que heresias carismáticas e seu respectivo culto floresçam novamente. Até hoje, mais de 100 anos depois, os excessos do movimento não têm reaparecido.

Atualmente, apesar do zelo de alguns em condenar qualquer nova dinâmica no culto como suspeita, não há evidências de que os excessos do culto caótico em questão estejam sendo reintroduzidos na Igreja Adventista meramente pelo uso da bateria, percussão, guitarra elétrica, contrabaixo ou estilos musicais contemporâneos."

Inteligentíssimo! O centro da profecia foi deslocado para o passado ou colocado em perspectiva condicional, se no futuro!

Infelizmente, intelectualidade qualificada, não reflete em sabedoria:

3a) - Quero deixar bem claro, já em primeira instância que a linha de argumentação empreendida é completamente contrária ao quanto sustentado pelos líderes da Igreja, em seus diversos escalões, bem como por muitos Pastores que já trataram desse assunto. Para ficar apenas nos textos recentes constantes deste blog, cito:

Alguns querem modernizar nossa mensagem e nosso estilo de vida
Pr. Erton Koeler (Presidente da DSA)
O Hinário Adventista é para jovem
Pr. Otimar Gonçalves (Ministerial Jovem DSA)
Quem Cumprirá a Profecia?
Pr. Élbio Menezes (Presidente da Associação Sul Catarinense)

Todos eles colocam a profecia no futuro, incondicionalmente. Poderia citar outros inclusive.

3b) - A maior dificuldade das pessoas que pretendem o "avanço" no padrão de música da IASD aparece quando interfaceados com a profecia de Indiana. Diante da óbvia pergunta, "pode você garantir que esta porta que está se abrindo não nos levará a novas manifestações pentencostais em nosso meio?", a resposta ainda mais óbvia e, sincera, seria, "não sabemos".

Porque não há como se saber. Porque onde não há profecia, o povo se corrempe, bastaria dar uma olhadela para o arraial evangélico.

Ao deslocar-se o foco do cumprimento para o passado, o que fez de forma muito semelhante ao famoso jesuíta que conseguiu desviar os olhares da maioria massacrante do protestantismo moderno das óbvias interpretações acerca da besta que sai do mar, o articulista em primeiro plano coloca em perspectiva que a profecia de Indiana era contemporânea a Ellen White e, ainda assim de forma condicional, o que em última instância atualmente causa o mesmo efeito do arrazoado do citado jesuíta.

Não é de se surpreender que assim como milhares de cristãos sinceros se afastaram do historicismo e agora crendo na fábula do futurismo como regra de interpretação profética ficaram à mercê de não identificarem babilônia, correriam os menos avisados no meio adventista, o risco de verem-se tragados por manifestações de cunho pentecostal em nosso meio, ao se afastarem dos avisos absolutamente cristalinos de Deus através de Sua mensageira, o que se já parece factível com determinados movimentos que podemos observar claramente em nosso meio, quanto mais ao aceitar esta controversa interpretação.

Ainda, e por outro lado, ao entendê-la como condicional, colocamos nas mãos de homens o poder de "evitar" que a profecia tenha seu cumprimento pleno, rompendo inclusive com o absolutamente óbvio paralelo da música no contexto do decreto de morte encontrado em Daniel 3, como já considerado neste espaço ou, ainda, desconsiderando-se as questões atinentes à chamada "Apostasia Ômega", que trazem também a absoluta certeza que nos depararemos no futuro com as chamadas manifestações de cunho pentecostal em nosso meio, em um caráter muito mais severo, inclusive, do que ocorreu em Indiana.

Profecias condicionais não se cumpriram porque homens deixaram de fazer o que deles se esperava, agora, profecias "condicionais" podem deixar de ocorrer porque homens econtraram formas de "evitá-las"?!?!

Mas admito ser engenhoso, realmente engenhoso...

3c) - Sobre a realidade que já nos afeta, apenas a título de exemplo, outros poderiam ser considerados, por pertinentes, talvez o articulista esteja a muito tempo fora do país e não tenha tomado contato com a forma como eventos criados em parques de diversão regados a música "cristã" tenham se desenvolvido ultimamente, com filipetas no melhor estilo das "raves" e com direito a performances de artistas cuspindo fogo no palco das "apresentações".

Mas não há possibilidade nenhuma de jovens acostumados com este tipo de estímulo enveredarem para os contornos relacionados a Indiana... Ou não?

4) - Conclusão:

Serei econômico, uma vez que o texto já ficou mais extenso do que esperava:

4a) - Devemos ter cuidado com o que lemos e com a forma com que lemos. As premissas são importantíssimas para uma correta compreensão de qualquer texto que temos contato.
4b) - Devemos ter cuidado com interpretações de terceiros (inclusive com as minhas neste espaço). Somente Deus é portador da verdade, portanto, tenha cautela com quem se arroga possuir a última palavra em qualquer tipo de assunto, busque o Senhor em primeiro lugar, sem deixar de se aprofundar nos traços pessoais necessários para se avançar um pouco mais no entendimento do ponto de vista do articulista.
4c) - Devemos ter cuidado com interpretações isoladas realizadas a cargo de pontos de vista estritamente pessoais, desalinhados do que a Igreja sempre entendeu e pregou e que, aliás, como visto neste caso, ainda continua pregando.

Deus entre nós levantou uma profeta para nos poupar do estrago que será operado no rebanho nos últimos dias irmãos, confiem em Deus e estarão seguros, ouçam os Seus profetas e prosperareis, porque antes devemos confiar nEle que nos homens.

Príncipe jordaniano agradece valentia moral do Papa

AMÃ, domingo,10 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Uma das personalidades mais importantes no mundo do diálogo inter-religioso, o príncipe Ghazi Bin Muhammed Bin Talal, primo e conselheiro do rei da Jordânia, destacou a “valentia moral” de Bento XVI, após sua visita à mesquita.

O presidente do Instituto ‘al-Bayt para o Pensamento Islâmico foi o promotor de uma carta assinada originalmente por 138 sábios muçulmanos, dirigida aos líderes das igrejas cristãs, com o título “Uma palavra comum entre vós e nós”, após o discurso que o Papa pronunciou em Ratisbona em setembro de 2006.

Esta carta deu origem ao Fórum Católico-Muçulmano que surgiu em Roma em novembro passado, com o apoio de Bento XVI.

O príncipe dirigiu um profundo e amplo discurso em inglês, no qual considerou que, com essa visita à mesquita Al-Hussein Bin Talal, inaugurada em abril de 2006, transmitia “uma clara mensagem sobre a necessidade de harmonia e respeito recíprocos entre as religiões do mundo contemporâneo”.

O príncipe Ghazi expressou seu apreço pelas palavras de esclarecimento que o Papa pronunciou após a conferência na Universidade de Ratisbona, que havia suscitado fortes protestos no mundo islâmico.

Alem disso, entre os passos que o pontífice deu no caminho do diálogo, elogiou a audiência que concedeu em novembro de 2007, pela primeira vez na história de um Papa, a um rei da Arábia Saudita, Sua Majestade Abdalá bin Abdulaziz Al Saud.

Sua Alteza real elogiou a contribuição da comunidade cristã na Jordânia e afirmou que os cristãos do país “contribuíram incansável e patrioticamente para a construção da Jordânia”.

Desejou que este “espírito único da Jordânia” possa ser tomado como modelo em todo o resto do mundo, especialmente nas regiões como Mindanao, nas Filipinas, e em países subsaarianos onde as “minorias muçulmanas são submetidas a duras pressões por parte das maiorias cristãs, assim como em outros lugares onde acontece o contrário”.

O príncipe concluiu acolhendo o Papa como “guia espiritual”, sucessor de Pedro, “cujo pontificado esteve marcado pela valentia moral para falar e atuar em consciência, muito além das modas do momento.

Para Ghazi Bin Muhammed Bin Talal, o Papa é um “líder mundial” na hora de enfrentar as principais questões ligadas à atualidade e à ética; e, ao mesmo tempo, um “simples peregrino de paz que veio com humildade e mansidão”.

Fonte - Zenit

Nota DDP: Novas contundentes declarações, que demonstram que a visita ao cenário bíblico por parte de BXVI deve continuar granjeando-lhe grande tráfego entre os líderes locais.

É interessante de se observar que algumas pessoas abstraem a concepção de que o ecumenismo prenunciado no Espírito de Profecia se estabelece apenas no âmbito dos três espíritos imundos de Apocalipse. É fato que esta leitura está correta, no entanto, não se pode perder o contexto das demais peças do tabuleiro cósmico que devem estar posicionadas para que o "eixo do mal" possa se mover com desenvoltura.

Chega a ser ingênua a idéia de que as demais religiões monoteístas, espiritualistas e porque deixar de citar inclusive aqueles que advogam a completa ausência de religião, não devam estar de alguma forma filosoficamente alinhados para que venham a se consumar os eventos em âmbito globais esperados no cumprimento do texto profético.

A revelação antecipou que haveria uma espécie de unificação em torno de um cristianismo apostatado, sinal principal que devemos observar, no entanto, em momento algum esta sugeriu que apenas este componente seria suficiente para desencadear a plenitude do processo.

Há de ser observado portanto o sinal principal, sem se perder de perspectiva os demais componentes que viabilizam-se o seu pleno cumprimento.

Blogueiros criticam projeto de lei para cyberbullying nos EUA

Blogueiros norte-americanos reagiram à proposta de uma nova lei que, potencialmente, pode tornar ilegal a atividade de criticar (ou simplesmente brincar com alguém) no meio virtual. A lei, batizada de Ato Preventivo ao Cyberbullying Megan Meier, foi proposta nesta semana, nos EUA.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", Linda Sanchez, congressista democrata da Califórnia, está liderando o projeto de lei, cuja intenção é combater o "cyberbullying" (assédio virtual por meio da internet ou outros meios eletrônicos). Os opositores, entretanto, dizem que os artigos da proposta legislativa são vagos e ameaçam a liberdade de expressão.

O projeto, que precisa ser submetido à votação no Congresso dos EUA em uma segunda vez, propõe que qualquer comunicação eletrônica usada para "coagir, intimidar, assediar, ou causar aflição emocional substancial" pode ser punido com multa ou sentença de prisão com pena superior a dois anos.

De acordo com a proposta, a nova lei cobre e-mails, blogs, mensagens instantâneas e de texto.

Os opositores estão convictos de que a lei viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA (que garante a liberdade de expressão), e que ameaça as críticas on-line válidas, apesar da insistência de Sanchez de que é "loucura" pensar que elas se tornarão ilegais.

Mas o professor de direito da Ucla (Universidade da Califórnia), Eugene Volokh, um dos blogueiros com mais reputação no país, atacou o projeto de lei, classificando-o de "desproporcional" e "constitucionalmente vago".

Enquanto o problema do cyberbullying é claramente um problema ainda não resolvido, Volokh diz que a definição de "severa"pode facilitar a censura de blogs de campanhas eleitorais, argumentos políticos ou qualquer tipo de boicote do consumidor.

"Não é possível que isto seja constitucionalmente permissível, não é possível que seja uma boa ideia", diz. "Se isto passar pelo Congresso, enxergo como um comportamento chocante da Casa."

A lei foi criada depois do caso Megan Meier, adolescente que se matou depois de um trote passado no MySpace pela sua vizinha, Lori Drew, 49. Já condenada, Drew dividiu opiniões quanto à pena: oficiais de condicional recomendaram liberdade vigiada, enquanto a acusação pediu prisão de três anos. O veredicto final do caso será divulgado no dia 18 de maio.

Fonte - Olhar Direito (Folha)

Nota DDP: Não é preciso pensar muito para se observar que a liberdade de expressão já tão limitada em tantos lugares do mundo começa a campear por trilhas tortuosas no chamado mundo "livre". Menos ainda há de se pensar quais serão os reflexos de tais condições para efeito da continuidade de pregação do Evangelho.

O ente parecido com um cordeiro caminha para falar como um dragão, na forma do profeticamente previsto.

EUA são o país com mais casos de gripe suína

Em todo os EUA há 2.254 casos confirmados e três mortes. No México são 1.625 os casos confirmados e 48 mortes.

Uma autoridade norte-americana alerta que o número de pessoas infectadas pelo vírus H1N1 pode estar sendo subestimado no país. No total, há quase 3 mil casos prováveis e confirmados da doença, e até agora 104 pessoas foram hospitalizadas.

No último sábado, 9, um homem de 53 anos de idade morreu na Costa Rica em decorrência da doença. Foi a primeira morte confirmada por gripe suína fora da América do Norte. No Reino Unido foram confirmados outros nove casos da doença, totalizando 48.

No Brasil caiu de 30 para 18 o número de casos suspeitos. Há ainda outros 25 indivíduos sendo monitorados e seis casos confirmados da doença.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: A "guerra" da informação continua, onde a única vencedora continua sendo a desinformação. Uns alardeiam, outros desdenham e a massa continua sem saber a extensão e, se intenções existem neste quadro todo.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Como folhas de outono..." 9


Semana de Oração dirigida pelo Pastor Acílio Alves Filho, Presidente da Associação Paulista Oeste.

Foi realizada no Unasp II - Engenheiro Coelho/SP e tem como tema "Retratos do Salvador". Meditações singulares sobre a pessoa maravilhosa de Cristo.



Cultos


1) A fala de Deus
2) O nome do Senhor
3) Medo do Senhor
4) Prova de amor
5) Distância
6) Dúvida

Capelas

1) Os trabalhadores da vinha
2) Sementes da Palavra
3) Paradoxos
4) O amado e o rejeitado

Não se esqueçam de duplicar, "como folhas de outono", atendendo ao "ide" do Mestre. E descansem no Senhor. Feliz Sábado.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

FAQ

As outras séries "Como folhas de outono...", bem como demais temas e sermões disponíveis neste espaço, podem ser acessados na seção "Downloads".

Relações diplomáticas Israel-Vaticano

O Papa Bento XVI inicia hoje a sua deslocação oficial ao Médio Oriente, cujo ponto alto será a visita ao estado judaico de Israel.

É interessante verificar que, simultaneamente, o presidente israelita Shimon Perez está de visita à Casa Branca, onde foi calorosa e efusivamente recebido por Barack Obama...

Em relação à viagem do Papa, há a destacar o sítio web Papa Bento XVI Israel preparado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel a propósito da visita de Bento XVI. Este sítio está disponível em oito diferentes línguas, quando o sítio do ministério está somente em quatro...

O mote dado, incluído sob a imagem das duas bandeiras juntas, é 'no espírito de unidade e paz'... (Curiosamente, ou talvez não, durante o vôo para a Jordânia, sua primeira paragem, o Papa referiu aos jornalistas que '... não fazendo política, a Igreja pode aconselhar os políticos, apelando à razão e a atitudes mais razoáveis para a paz'.)

Vários são os artigos que compõem este sítio web, e que merecem uma leitura atenta. O leitor irá notar que muitos deles abordam as relações entre o Vaticano e Israel. Entre estes, chamou a minha atenção o intitulado 'Relações diplomáticas Israel-Vaticano'. Trata-se de um documento que recupera parte da História dos dois estados e as já longas relações entre católicos romanos e judeus, que reproduzo de seguida (de todos os aspetos interessantes, apreciei particularmente a última frase...).
Israel e o Vaticano dão importância especial a esse relacionamento diplomático. De muitas maneiras, é uma relação única, inspirada em séculos de embates católico-judaicos e interesses circundantes que os dois lados consideram de suma importância. Espera-se, portanto, que a relação permaneça sólida e vibrante, capaz de se sobrepor às tensões ocasionais que inevitavelmente irão ocorrer.'

'Relações diplomáticas plenas e formais entre Israel e a Santa Sé foram estabelecidas em 1993. Elas foram precedidas, entretanto, por quase um século de contatos e atividades diplomáticas, sem mencionar quase um milênio de encontros católico-judaicos que, por vezes, estiveram longe de ser harmoniosos.
...
Israel e o Vaticano dão importância especial a esse relacionamento diplomático. De muitas maneiras, é uma relação única, inspirada em séculos de embates católico-judaicos e interesses circundantes que os dois lados consideram de suma importância. Espera-se, portanto, que a relação permaneça sólida e vibrante, capaz de se sobrepor às tensões ocasionais que inevitavelmente irão ocorrer.'


Leia na íntegra
Fonte - O Tempo Final

Em Amã, Papa diz que seu objetivo é "rezar pela unidade"


No seu primeiro compromisso na Terra Santa, em um centro de atendimento a pessoas com deficiência física e mental fundado pelo Patriarcado Católico da Jordânia, o papa Bento XVI afirmou que sua visita ao Oriente Médio tem um único objetivo: "rezar pelo precioso valor da unidade".

"Diferente dos peregrinos de outrora, a razão da minha visita não é apenas para trazer presentes e oferendas. Eu venho simplesmente com a esperança de uma intenção: rezar pela unidade e pela paz. Especificamente no Oriente Médio, para as pessoas, pais, comunidades e para Jerusalém", disse o Papa.

Na pequena capela do local, onde cerca de 200 pessoas acompanharam a cerimônia, Bento XVI disse estar feliz pelo convite para a visita e fez um agradecimento especial ao patriarca Fouad Twal e ao bispo Celim Sayegh. Do lado de fora da capela, entre 2,5 mil e 3 mil pessoas esperavam pela saída do Pontíficie.

Esta é apenas a terceira visita de um papa à região do Oriente Médio. A primeira, em 1964, aconteceu com a viagem de Paulo VI à região. A última ocorreu em 2000 com João Paulo II. Bento XVI visitará sítios religiosos como o Monte Nebo e o local onde Jesus Cristo teria sido batizado próximo ao Rio Jordão.

Fonte - Terra


Nota DDP: O objetivo continua sendo o mesmo declarado no início do pontificado, que foi perfilado a um outro: o domingo.

Gripe suína: o pior está por vir

Os laboratórios produtores de vacinas estão mal preparados para uma eventual pandemia da doença.

Uma autoridade de saúde dos EUA ressaltou que até agora os problemas causados pelo H1N1 — conhecido como o causador da gripe suína mas que na verdade é uma mistura do vírus da gripe aviária, do vírus que normalmente ataca porcos e do vírus humano — não vêm se mostrando mais graves do que os transtornos causados por uma gripe sazonal. Acontece que em 1918 houve um surto de gripe que começou de maneira leve, mas que voltou meses mais tarde de forma devastadora, matando milhões de pessoas.

O vírus da gripe sazonal é extremamente mutante. Ele percorre os hemisférios norte e sul do planeta, deslocando-se junto com o inverno. Neste vaivém, o vírus evoluiu. Em geral as mutações são graduais, o que gera a necessidade de mudar também a vacina a cada seis meses. Mas as mutações podem ser bruscas, como agora, no caso do H1N1.

Caso uma pandemia de gripe suína se torne realidade, e uma vez desenvolvida a vacina, dificilmente os laboratórios conseguirão dar conta da demanda. A capacidade total de produção é de um bilhão de doses a cada ano para a gripe sazonal. Mesmo que todos os esforços se voltassem para uma pandemia do H1N1, haveria um enorme déficit global.

Além disso, os laboratórios levariam ainda de quatro a seis meses para produzir uma vacina contra a gripe suína. Um outro problema é que, com o setor voltado para o combate ao H1N1, muitas pessoas podem acabar morrendo por falta de vacina contra a gripe comum. Hoje, mesmo com a vacina, a doença mata cerca de 500 mil pessoas por ano em todo o mundo.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Veja também "Gripe suína pode devastar a raça humana" (em inglês). As observações anteriores sobre a aleatoriedade de informações e suas possíveis interpretações, continuam valendo.

A Lição da Escola Sabatina

Causou-me inquietação uma frase proferida por um membro de minha Igreja:

"A apostasia começa pela negligência no estudo da lição."

Com esta idéia em mente, abri uma área na seção de "Estudos Bíblicos" do blog, concentrando os links disponíveis que normalmente me utilizo para o estudo semanal da Lição da Escola Sabatina, na esperança de incentivar os que não têm o costume de estudá-la, a passarem a fazê-lo e, aos que já fizeram disso um hábito, continuar com esta excelente opção.

Os temas que temos estudado nos últimos trimestres demonstram de forma muito clara como Deus continua na condução de Seu povo e, especialmente, como é necessário estarmos atentos às Suas mensagens.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Viagem de Bento XVI é bem-vinda

O embaixador israelita em Portugal Ehud Gol, afirma uma “enorme satisfação” pela visita de Bento XVI ao Estado de Israel.

É a terceira vez que um Papa visita Israel. A primeira visita aconteceu em 1964 com Paulo VI. João Paulo II deixou “boas memórias” em 2000.

Israel e a Santa Sé estabeleceram relações diplomáticas há cerca de 15 anos. Ehud Gol afirma que a visita de João Paulo II foi “um passo determinante para o desenvolver relações diplomáticas”.

O povo de Israel tinha um grande afecto pelo anterior Papa. “Respeitavam-no enquanto homem e enquanto chefe da Igreja Católica, pela sua posição e visão moral”. Em 2000 gerou-se um grande entusiasmo. “Acredito que o acolhimento, 9 anos depois, a outro Papa, será igual”, avança à Agência ECCLESIA.

Ehud Gol destaca que a visita a Israel acontece “apenas quatro anos após a eleição de Bento XVI”, facto que deixa Israel “muito satisfeito”.

O embaixador em Portugal acredita que esta visita deixará um “impacto muito positivo” em Israel. “A relação entre judeus e católicos irá progredir”, assim como o aumento “do turismo religioso” aos locais santos.

A questão do Holocausto não será esquecida. “Bento XVI deixará uma mensagem forte”, afirma, recordando a visita ao memorial de Yad Vashem e o encontro do Papa com seis sobreviventes do Holocausto, agendado para o dia 11.

“Vivemos num mundo cínico e cruel, com pessoas a negar a Shoah e mesmo assim a serem acolhidas em encontros internacionais”, aponta, recordando as declarações do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad que, na Conferência de Durban, acusou Israel de ser um Estado racista, pela forma como trata os palestinianos.

A visita do Papa “vai ajudar a explicar alguns mal-entendidos”.

O Papa sublinhou a sua intenção de se deslocar à Terra Santa como “peregrino de paz”, apontando a dimensão espiritual nos objectivos da visita. No entanto, estão agendados encontros com autoridades civis.

Ehud Gol indica que “política e religião nunca se poderão separar”. Tendo uma clara conotação religiosa, “carrega consigo insinuações políticas”.
...
Fonte - Ecclesia

Rabinos escrevem mensagem ao papa

Jerusalém, 07 mai (RV) - Por ocasião da viagem do papa à Terra Santa, 200 rabinos escreveram uma mensagem para dar as boas-vindas a Bento XVI. A carta será publicada no jornal israelense "Haaretz".

A iniciativa é promovida pelo diretor do Centro de Conhecimento Inter-religioso de Nova Jersey, nos EUA, Rabino Jack Bemporad, que é também docente de Estudos Inter-religiosos na Universidade Angelicum, de Roma.

A convite do Grão-rabinato de Israel, o rabino Bemporad acolherá o papa no auditório Notre Dame de Jerusalém, para o encontro com as organizações que promovem o diálogo inter-religioso.

A mensagem dos rabinos é intitulada "United in our age" (Unidos na nossa era), inspirada na declaração conciliar Nostra Aetate, que se tornou um marco nas relações entre judeus e católicos.

Em especial, os rabinos citam o número 4 do documento, que afirma: "Sendo assim tão grande o patrimônio espiritual comum aos cristãos e aos judeus, este sagrado Concílio quer fomentar e recomendar entre eles o mútuo conhecimento e estima, os quais se alcançarão sobretudo por meio dos estudos bíblicos e teológicos e com os diálogos fraternos".

Dirigindo-se diretamente ao papa, os rabinos explicam: “Neste espírito, nós – rabinos e líderes judeus – damos uma calorosa boas-vindas a sua santidade e à sua missão de paz em Israel. Com uma só voz, estamos unidos no nosso empenho pelo diálogo inter-religioso, para abrir mais veredas para uma maior compreensão, e reconhecer e reforçar continuamente a importante relação entre judeus e católicos em todo o mundo".

"E para reafirmar este compromisso, não há lugar melhor que a Terra Santa, um local que ambas as religiões custodiam como parte de uma herança compartilhada" – acrescenta o texto.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: Declarações contundentes.

O portador das boas notícias

Não custa lembrar que as pessoas tomam decisão com base nas informações disponíveis e o Estadão está mentindo aos leitores mesmo utilizando fatos verdadeiros. Ao hierarquizar de forma enganadora as notícias acaba por produzir uma grande falsificação da realidade. Essa é a técnica de manipulação mais nojenta.

O leitor do Estadão está fadado a ser desinformado sobre a crise econômica em curso. A impressão que dá é que os editores querem porque querem melhorar as expectativas econômicas de seus leitores a qualquer custo. Há um firme propósito de fazer com que o Brasil supere a crise econômica pelo singelo método da produção de manchetes favoráveis, à revelia da realidade imediata.

A edição dessa quinta feita está especialmente otimista. A chamada principal da capa é: “Brasil tem maior saldo cambial e sete meses”. Retumbante. Se o leitor atentar para o conteúdo do texto verá o abismo entre o conteúdo da manchete e a realidade. O fato econômico mais importante não foi o superávit obtido em abril, mas o déficit acumulado no primeiro quadrimestre, de US$ 1,5 bilhão, contra superávit de US$ 15,6 bilhões obtido em igual período do ano anterior. Um mês episódico de resultado, positivo ou negativo, não forma tendência, mas o acumulado no período sim.

Há uma evidente má fé nos produtores das manchetes estadônicas, que foram alugadas pelo governo para reverter as expectativas dos leitores do jornalão paulista. Não custa lembrar que as pessoas tomam decisão com base nas informações disponíveis e o Estadão está mentindo aos leitores mesmo utilizando fatos verdadeiros. Ao hierarquizar de forma enganadora as notícias acaba por produzir uma grande falsificação da realidade. Essa é a técnica de manipulação mais nojenta.

Em destaque também na capa outra chamada, reforçando a primeira: “Futuro do Brasil parece brilhante”, frase dita pelo economista Edmond Phelps ontem em São Paulo, em palestra. Assim, pinçada fora de contexto, parece um vaticínio para a prosperidade. Não vi a palestra do Phelps, mas quer me parecer que ele disse o lugar comum que todo estrangeiro diz sobre o Brasil quando perguntado. Pelos recursos que dispõe o Brasil o prognóstico de um futuro brilhante é acaciano, uma obrigação de simpatia do estrangeiro visitante para aqueles que o receberam bem. Essa frase já foi repetida centenas de vezes por diferentes visitantes. Uma frase óbvia de um laureado com o Nobel vira no Estadão automaticamente um vate da pitonisa de Delfos, uma sentença de prosperidade.

No Caderno de Economia o mesmo reforço alentador: “Saldo cambial é o maior em 7 meses”, novamente se esquecendo que o decisivo é o saldo acumulado no quadrimestre. Parece óbvio que se as pessoas não quiserem ser manipuladas em matéria de economia não devem ler o Estadão. A mentira poreja ali por todos os lados, objetivando ajudar os governantes do dia. O jornalão está alinhado com o petismo dominante de forma incondicional.

Fonte - Mídia sem Máscara

Nota DDP:
Eis outro assunto que continua suscitando todo tipo de "conclusão", mas nenhuma satisfatória, em qualquer sentido.

Na terça-feira tive oportunidade de ler o Estadão, algo que confesso não fazia a algum tempo. Realmente o caderno de economia não tinha sequer uma perspectiva negativa relevante em seu dissertar. Realidade crua ou fabricada?

Um contra-ponto a ser considerado, com as cautelas de estilo, aqui.
Related Posts with Thumbnails