sexta-feira, 15 de maio de 2009

A dança na adoração à luz da Bíblia

Há poucos anos atrás, costumava surpreender os meus interlocutores ao afirmar que em breve estaríamos vendo danças dentro da igreja. Estes ficavam chocados e perguntavam, “Como pode ser isso?”. Eu explicava que este seria o desenvolvimento óbvio da situação musical da época, porque as músicas utilizadas na adoração eram excessivamente ritmadas. O argumento seguia a lógica que seria impossível dar um estímulo por muito tempo sem que este estímulo encontrasse uma resposta, ou uma expressão.

Atualmente, já é bastante comum as igrejas evangélicas terem um “Ministério de Dança”. Os defensores desta atividade até mesmo citam a Bíblia para afirmar que as danças e os tambores eram comuns na adoração do povo de Israel e que até reis e profetas fizeram uso dos mesmos. Estes argumentos serviriam de base para a justificativa ao uso de tambores e danças na adoração hodierna. Caso estes argumentos estivesses corretos, esta visão faria sentido, uma vez que, sendo Deus imutável em Seus preceitos, podemos seguramente afirmar que os mesmos princípios de adoração válidos para o tempo do Antigo Testamento, são válidos para a igreja atual, guardadas as diferenças de contexto histórico e teológico.

... [Leia a integra da argumentação no link infra]

Conclusão

Ao analisarmos os principais argumentos utilizados pelos defensores da dança na adoração, vimos que eles não se sustentam diante da Palavra de Deus e do conhecimento que temos da história e dos costumes do Israel do Antigo Testamento, e que, portanto, não podem ser usados por cristãos sérios e comprometidos com a vontade de Deus na defesa de danças na adoração atual.

Os princípios bíblicos de música esboçados acima são especialmente relevantes hoje, quando a igreja e o lar estão sendo invadidos por vários estilos de música mundana, sensual e excitante, que descaradamente rejeitam os valores morais e as convicções religiosas abraçadas pelo Cristianismo. Em uma época em que a distinção entre música sacra e secular é vaga e imprecisa, e muitos estão promovendo versões modificadas de música popular secular para uso na igreja, precisamos nos lembrar que a Bíblia nos conclama a “adorar o Senhor na beleza de Sua santidade” (I Crônicas 16:29; cf. Salmos 29:2; 96:9).

Fonte - Música & Adoração

Nota DDP:
Numa sequência absolutamente natural das coisas, não demoraria mesmo muito para que a discussão sobre dança no culto adventista viesse à baila. E tem outra entrando em pauta: as palmas.

Devemos perceber que durante algum tempo o foco do enfrentamento eram os instrumentos propícios ou não ao ambiente de adoração. Como sabemos, tais instrumentos já têm tráfego corrente em nosso meio e ardorosos defensores.

O próximo passo logicamente era a forma de utilização destes mesmos instrumentos. Novamente somos invadidos sob as mais diversas justificativas para a projeção de um culto cada vez mais "contemporâneo" e "aculturado".

Neste contexto, parafreseando algo que li outro dia em um fórum de debates adventista: "Nada mais natural que dançar quando toca uma música dançante..."

E nessa toada a profecia de Indiana caminha para seu cumprimento já a passos largos.

Como sabemos as profecias não são determinativas. Deus não quer que elas se cumpram, mas Ele sabe que elas se cumprirão, por este motivo, em absoluta demonstração de amor, revelou-nos o que nos espera.

Mas a história do homem é a prova cabal de que não aprendemos com os erros, muito ao contrário, insistimos no equívoco do "nós somos equilibrados". Assim, o que já ocorreu com outros povos, inclusive muitos contemporâneos aos dias em que vivemos, se repetirá em nosso meio. Como diz o Pr. Élbio Menezes, "ai" de quem se coloca em posição de favorecer tal ordem de coisas.

É uma pena que as pessoas não tenham (será?) percepção de onde isso vai dar...

ET: Após remeter este post, entrei em contato com dois artigos que merecem serem lidos: "Deus de Barulho? Deus Não é Surdo!" e "Musica que Deus aprova....".

No primeiro, o "grito de socorro" de alguém que vive em um seguimento religioso que já foi "longe demais" e não sabe, até porque não tem, como voltar.

Do segundo transcrevo esta pérola:

"Talvez você se pergunte: e existe falsa música cristã? Então lhe pergunto, existe falsa adoração? ( Isaías 58:2; Sofonias 1:9; Mateus 15:9) Existe falsa oração? (Isaías 45:20; Oséias 7:14; Êxodo 20:7; Mateus 6:7; Provérbios 28:9) Existem sermões falsos? (Filipenses 1:15; Jeremias 23:31; Ezequiel 21:29; Filipenses 1:17) Existem falsos pastores? (2 Coríntios 4:2; Mateus 7:22; 2 Coríntios 11:14,15) Então será que não existe também a falsa música cristã? É lógico que existe."
Related Posts with Thumbnails