quinta-feira, 28 de maio de 2009

Metrópoles mundiais contra as mudanças climáticas

Prefeitos das 80 maiores metrópoles do planeta, incluindo Nova York, Tóquio e São Paulo, se comprometeram a estabelecer iniciativas que minimizem os efeitos do aquecimento global e diminuam as emissões de gases do efeito estufa. Reunidos em Seul na última semana, representantes dessas metrópoles mundiais assinaram a declaração final do terceiro encontro de grandes cidades (C40 Large Cities Climate Summit), em que se comprometem a fazer tudo o que for possível para criar "cidades de baixas emissões de carbono".

Para alcançar esse objetivo, as cidades se comprometeram, sem estabelecer metas, a cortar as emissões de gases do efeito estufa (GEE) da maneira mais profunda possível, a se adaptarem para as conseqüências inevitáveis das mudanças climáticas e a fazerem o máximo para que o aquecimento global não prejudique seus habitantes.

As cidades também definiram que irão identificar seu nível atual de emissões e que devem trabalhar em conjunto para acelerar o desenvolvimento de tecnologias, programas e projetos que ajudem a reduzi-las. Ficou acertado ainda que as metrópoles vão assumir o papel de liderança nessa questão e que as Nações Unidas devem reconhecer essa liderança na conferência do clima de Copenhague, em dezembro. (Agência Envolverde).

Fonte - Abril

[Pesquisa - Blog Resta uma Esperança]

Nota DDP: Ao que parece "todos os caminhos levam a Copenhague", no que tange às eventuais medidas que poderão nos afetar como cidadãos em futuro próximo. Cidadãos do Reino.
Related Posts with Thumbnails