segunda-feira, 25 de maio de 2009

Coreia do Norte desafia o mundo com novo teste nuclear

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (noite de domingo, no Brasil) ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas.
...
Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e União Europeia manifestaram "grande preocupação", assim como Coreia do Sul e Japão. A China, principal aliada da Coreia do norte e com poder de veto no Conselho da ONU, ainda não se pronunciou.
...
A Coreia do Norte ameaçou ainda realizar mais testes, caso os Estados Unidos prossigam com o que chamou de "política de intimidação", afirmou um funcionário da embaixada norte-coreana em Moscou.
...
O presidente americano, Barack Obama, condenou o que considerou "uma ameaça para a paz" e pediu uma "ação da comunidade internacional". "Estas ações, que não são uma surpresa dadas as declarações e as ações até este momento, são um tema grave que envolve todas as nações", afirmou Obama.
...
O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta segunda-feira em Nova York, às 17h de Brasília, anunciou o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.
...
Fonte - Folha

Nota DDP: "Guerras e ameaças de guerras..."
Related Posts with Thumbnails