quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reação católica à recessão

WASHINGTON, terça-feira, 26 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O que a Igreja Católica afirma sobre o livre comércio? A resposta a esta e a outras perguntas sobre o ensinamento social católico se encontra em uma nova página web da conferência episcopal dos Estados Unidos.

O site pretende oferecer ferramentas às paróquias para guiar os fiéis em sua resposta à crise econômica.

Catholic Teaching on Economic Life (ensino católico sobre a vida econômica) apresenta em dez pontos um marco cristão para a vida econômica.

Inclui declarações de Bento XVI, casos de grupos que responderam com êxito à crise, arquivos para baixar e vídeos.

O presidente do Comitê Nacional de Justiça Social e Desenvolvimento Humano do episcopado norte-americano, Dom William Murphy de Rockville Centre, em Nova York, destacou os principais aspectos da web em uma carta dirigida aos líderes das nações.

“Esta crise vai além dos aspectos meramente econômicos ou técnicos; tem um enorme impacto humano e claras dimensões éticas que devem situar-se no centro do debate e das decisões sobre como avançar”, assinalou.

“Há famílias que estão perdendo seus lares, pessoas que estão perdendo seus trabalhos e benefícios”, alertou.

“As regras econômicas, as estruturas e as soluções devem ter como objetivo fundamental a proteção da vida e da dignidade humanas”, acrescentou.

O diretor executivo do Comitê, John Carr, afirmou que a página ajuda os educadores católicos a entenderem a crise econômica à luz dos ensinamentos da Igreja.

“Uma das principais questões deste ensinamento é que a dignidade das pessoas humanas sempre está em primeiro lugar – explicou Carr. Esta é uma mensagem de esperança em tempos econômicos difíceis.”

Site dos bispos sobre a vida econômica: "Catholic Teaching on Economic Life"

Fonte - Zenit

Nota DDP:
Consta logo da página de abertura da Catholic Teaching on Economic Life:

"Toda vida econômica deveria ser delineada por princípios morais. Opções econômicas e as instituições devem ser avaliadas pela forma como protegem ou prejudicam a vida e a dignidade da pessoa humana, suporte à família e serviço ao bem comum."

Interessantemente logo em seu primeiro preceito, consta um paralelo com Marcos 2:27 (O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado), alinhando na sequência os demais nove princípios, onde se percebem os temas trabalho, meio ambiente e de forma recorrente a moral.

Faz ainda referência à Encíclica "Centesimus Annus", do qual destacamos:

"9. A tais direitos, Leão XIII junta outro, sempre a propósito da condição operária, que considero necessário recordar expressamente, devido à importância que tem: é o direito de cumprir livremente os deveres religiosos. O Papa quis proclamá-lo no mesmo contexto dos outros direitos e deveres dos operários, e isso não obstante o clima geral que, também no seu tempo, considerava certas questões como pertencentes exclusivamente ao âmbito individual. Ele afirma a necessidade do repouso festivo, a fim de que o homem seja levado ao pensamento dos bens celestes e ao culto devido à majestade divina. Deste direito, radicado num mandamento, ninguém pode privar o homem: «a ninguém é lícito violar impunemente a dignidade do homem, e o Estado deve assegurar ao operário o exercício dessa liberdade».

Não se equivocaria quem visse, nesta clara afirmação, o gérmen do princípio do direito à liberdade religiosa, que foi depois objecto de muitas Declarações solenes e Convenções internacionais, bem como da nossa Declaração conciliar e do meu constante ensinamento. A propósito, devemos interrogar-nos se os dispositivos legais vigentes e a práxis das sociedades industrializadas asseguram hoje efectivamente o exercício do direito elementar ao repouso festivo."

Onde se vê repouso festivo, leia-se domingo.
Não precisa pensar muito para se saber onde querem chegar com isso.
Related Posts with Thumbnails