Segundo o L'Osservatore Romano, as afirmações feitas ontem pelo presidente dos EUA, que recebeu o premier israelense em Washington, estão alinhadas aos pronunciamentos feitos pelo Papa durante visita à Terra Santa
O jornal L'Osservatore Romano, do Vaticano, afirmou nesta terça-feira que o papa Bento XVI e o presidente norte-americano, Barack Obama, têm uma posição parecida sobre a criação de um Estado palestino.
Nessa segunda, ao receber em Washington o premier israelense, Binyamin Netanyahu, Obama reiterou a necessidade de atuar pela formação de um Estado para os palestinos.
"O presidente norte-americano confirmou seu apoio à visão dos dois Estados, o israelense e o palestino, que devem viver pacificamente um ao lado do outro, em plena sintonia", diz a publicação em um editorial intitulado "Dois Estados, uma só paz".
O jornal lembra também que, em resposta, Netanyahu sustentou apenas que garantiria ao povo palestino o direito de se autogovernar, sem fazer qualquer menção à constituição de um Estado autônomo.
A relação entre os discursos de Obama e Bento XVI foi feita pelo L'Osservatore Romano porque, na semana passada, durante sua visita à Terra Santa, o Papa defendeu em mais de uma oportunidade a formação de um Estado palestino.
Fonte - UAI
Nota DDP: Sugiro a leitura, no contexto, de "Obama baixa o tom"