quinta-feira, 7 de maio de 2009

Outra vez a chamada gripe "A"

A verdadeira "torre de babel" estabelecida neste assunto causa espécie. É informação, "desmentidos" e previsões de todo o tipo e gosto. As últimas:

Gripe suína pode afetar um terço da população, alerta OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu nesta quinta-feira que o vírus da gripe suína continua se espalhando pelo mundo e que uma estimativa "razoável" é que chegue a infectar um terço da população mundial. O balanço mais recente da organização aponta 2.099 casos da doença em 23 países, incluindo 44 mortes --42 no México e duas nos Estados Unidos.

"Isso significa muita gente e pode haver muita gente que morrerá ou terá pneumonia grave", afirmou o secretário-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, em entrevista coletiva. Ele reiterou, contudo, que, até o momento, a gripe teve consequências leves.

"Desde o início da crise, dissemos que a situação evolui e que não sabemos como fará isso, ou se o vírus ficará mais perigoso", completou.
...
Fonte - Folha

Casos de gripe suína passam de 2.000 em 23 países

Mais de 2.000 pessoas em 23 países estão infectadas com o vírus da gripe suína, conhecida oficialmente como gripe A (H1N1). Segundo o mais recente balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde), são 2.099 casos da doença, incluindo 44 mortes --42 no México e duas nos Estados Unidos.
...
Fonte - Folha

Cruz Vermelha alerta para excesso de otimismo com fim da gripe suína


A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) alertou nesta quinta-feira contra o otimismo excessivo com o enfraquecimento da epidemia de gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1). A organização afirmou que não se pode excluir uma onda mais violenta da doença e pediu para os países que "mantenham a vigilância".

"É cedo demais para gritar vitória contra o vírus A (H1N1), em um momento no qual temos um conhecimento muito imperfeito do mesmo", afirmou, em Paris, o secretário-geral da FICV, Bekele Geleta, ao final de uma reunião sobre pandemias.
...
Fonte - Folha

Ainda há risco de a nova gripe virar pandemia, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quinta-feira (7) que o vírus da gripe A (H1N1) continua sendo uma ameaça e que a doença, surgida no México e que já se espalhou por mais de 20 países, ainda pode se transformar em pandemia (epidemia de alcance mundial).

A OMS vai manter o nível 5 na escala de alerta de pandemia, em um máximo de 6, segundo Keiji Fukuda, '"número dois" na hierarquia da OMS.

"Continuamos na fase 5. Isso não mudou", disse ele em entrevista em Bruxelas. "Continuamos vendo transmissão entre humanos, transmissão em nível de comunidades, primariamente na América do Norte. Não estamos vendo isso em nenhum lugar mais."
...
Fonte - G1
Related Posts with Thumbnails