sexta-feira, 15 de maio de 2009

Zona euro tem queda recorde de 2,5% do PIB no 1º trimestre

A zona euro mergulhou mais ainda na recessão no primeiro trimestre deste ano, com um recuo de 2,5% de seu PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior, uma queda sem precedentes e superior à dos Estados Unidos, segundo informa nesta sexta-feira (15) o escritório europeu de estatísticas Eurostat.

O conjunto dos 16 países que utilizam a moeda única registrou seu quarto trimestre consecutivo de queda da atividade, porque o PIB já havia recuado 0,2% tanto no segundo quanto no terceiro trimestre em 2008, e 1,6% no quarto trimestre do ano passado.

Esta é a queda mais acentuada do PIB da zona euro em um trimestre desde à criação de estatísticas para esta zona, em 1995, destacou o escritório europeu de estatísticas.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2008, a queda da atividade foi de 4,6% na área da moeda única e de 4,4% nos 27 Estados-membros, também os índices mais negativos da história, confirmou a Eurostat.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Enquanto isso, tem gente defendendo, ardorosamente, que a crise econômica acabou. Na esteira desta percepção tupiniquim, interessante a leitura de um artigo publicado no Mídia sem Máscara entitulado "Os afundamentos econômicos".

Um contraponto absolutamente interessante sobre as possibilidades que podem se descortinar como "despojos de guerra" desta crise, podem ser lidos ainda no artigo "A crise como via para a montagem de um estado totalitário global".

FAQ
Related Posts with Thumbnails