segunda-feira, 2 de junho de 2008

O esverdeamento radical


Radical greeening. Este é o nome dado por recente estudo da consultoria Ernst & Young a uma tendência observada em todo o mundo de aumento das preocupações ambientais entre os consumidores e os governos.

Segundo a pesquisa, denominada Riscos Estratégicos Empresariais, o “esverdeamento radical” constitui hoje, segundo os 70 analistas entrevistados, uma das dez maiores próximas ameaças aos negócios. Junto com outras tendências, integra um conjunto de riscos setoriais, tirando o sono especialmente dos segmentos de petróleo e gás, seguros, energia e saneamento e a indústria automobilística, que já começam a trabalhar com a perspectiva de que consumidores ambientalmente engajados e regulamentações mais severas venham a exercer pressão cada vez maior sobre as suas atividades.

De acordo com o estudo, a tendência transformou-se em risco estratégico por força do aquecimento global. O receio de que a humanidade venha a sofrer na pele os impactos das mudanças climáticas – ressaltado depois do relatório do IPCC da ONU – inseriu o tema meio ambiente na agenda pública. E passou a mobilizar consumidores e governos. Antes indiferentes ao debate, os consumidores começam a usar o seu poder para influenciar mudanças de comportamento em empresas. Pressionados pela sociedade, os governos demonstram crescente interesse por regular os mercados, tornando-os menos emissores de carbono e menos agressores ao meio ambiente. Ainda segundo o estudo, as atuais previsões climáticas baseiam-se em cenários cientificamente conservadores. É possível, portanto, que o perigo seja maior do que o divulgado. Eventuais catástrofes de natureza ecológica podem estimular uma resposta ainda mais dura de consumidores e governos, o que significa, na prática, que as empresas terão de se preparar para um gerenciamento permanente de seus riscos ambientais.
...
Não é possível arriscar o nível com que o radical greening evoluirá nos próximos anos. Mas ele está em curso e é irreversível.
...
Fonte - Envolverde
Related Posts with Thumbnails