segunda-feira, 2 de junho de 2008

Os Dez Mandamentos e os EUA

Amigos e irmãos, estou agora mesmo assistindo aos vídeos que a Comissão dos 10 Mandamentos indica, de eventos de assinatura por líderes cristãos em público (em meio a sermões ou mensagens particulares) da proclamação pelo "Dia dos 10 Mandamentos".

O que esses líderes cristãos americanos dizem é simplemente impressionante. Falam dos 10 Mandamentos como base da lei universal de Deus, que não são 10 sugestões, nem são opcionais. Eles apontam aos problemas de criminalidade nos EUA como fruto da negligência em ensiná-los (como os assassinatos em campus universitários recentemente), um deles diz até que deveríamos decorá-los e, sobretudo, vivê-los na vida prática, etc., etc.

O que esses líderes cristãos dizem é realmente um embaraço para os pregadores dessas teses de "lei abolida" e assemelhadas. Eles assinam a proclamação à vista de todos, inclusive sobre púlpitos em pregações específicas sobre o valor dos 10 Mandamentos, incentivando os que os vêem fazendo isso a imitarem o seu exemplo. Agora mesmo vi um casal de líderes assinando, e concluindo com uma oração para que esses princípios sejam realmente respeitados pela sociedade, etc., etc.

Isso tudo é realmente um golpe de morte sobre os pregadores dessa falsa teologia semi-antinomista dispensacionalista de "lei abolida", ou de "substituição" dos 10 Mandamentos como normativos aos cristãos por um código mais "user friendly", que, no fundo, no fundo, é puro pretexto para se verem livres SÓ e UNICAMENTE daquele mandamento "inconveniente" do sábado.

Essa é a verdade que não podem negar.

O link que conduz aos referidos vídeos:

http://www.tencommandmentsday.com/ministry_resources.php

Recomendo que vejam o vídeo abaixo indicado em que o Dr. Ron Wexler, um dos líderes da "Comissão dos 10 Mandamentos" e um judeu ortodoxo, lê diretamente numa cópia da 'Torah' o texto dos 10 Mandamentos em hebraico, e um pastor evangélico confirma a leitura fazendo o mesmo em inglês, segundo a versão King James tradicional.

Eles esclarecem que o objetivo é liquidar de vez qualquer dúvida quanto a se a versão dos 10 Mandamentos da Bíblia equivale exatamente à da 'Torah' (pois alguns alegam haver a "versão católica", "versão protestante", "versão judaica").

É muito interessante ouvir um judeu ortodoxo lendo o texto, sendo ele um entusiasta dessa campanha para promover os 10 Mandamentos como fundamento da própria nação americana. E numa apresentação dele mesmo diante de uma imensa platéia de evangélicos, ele disse: "Os 10 Mandamentos não foram dados a Israel e sim ao mundo. Eles são para você, e você, e você [apontava ao auditório aleatoriamente, indicando a universalidade de tais princípios]".


[Prof. Azenilto G. Brito]
Related Posts with Thumbnails