terça-feira, 21 de junho de 2011

Aliança Européia do Domingo

Em 20 de Junho de 2011, a Aliança Européia do Domingo se formou por ocasião de uma conferência de especialistas em Proteção do Domingo na sede do Comitê Econômico e Social Europeu (EESC) em Bruxelas. A Aliança Européia do Domingo é uma rede de alianças nacionais do domingo, sindicatos, organizações da sociedade civil e as comunidades religiosas que promovem as condições de trabalho justas, equilibradas e a harmonia de um estilo de vida equilibrado que inclui trabalho, família e tempo livre para reforçar a coesão nacional. A aliança requer ainda que os domingos sejam um dia livre de trabalho nas novas diretrizes do trabalho (2003/88/eg) a serem negociadas entre os Estados membros da União Européia.

De acordo com a aliança, a “primeira Conferência Européia sobre a consciência de um domingo livre do trabalho” no Parlamento Europeu em Bruxelas de 24 de março de 2010, foi o gatilho para a formação da Aliança Européia do Domingo. Os representantes das diversas organizações formularam uma carta fundacional que destaca justas, sãs, seguras e dignas condições de trabalho, assim como o direito de limitação da duração máxima das horas de trabalho, nos períodos de descanso diário e semanal, bem como nas férias anuais remuneradas.

“Um domingo livre do trabalho e jornada apropriada é um direito bem merecido de todos os cidadãos da Europa”, afirma a carta fundacional da aliança. Todos os empregados têm o direito de jornada de trabalho apropriada que em princípio, excluem “tardes prolongadas, noites, feriados festivos e domingos” do trabalho regular.

“Trabalhar o domingo traria dano ao equilíbrio trabalho-vida sã”, segundo a aliança da Áustria por um domingo livre de trabalho, um dos principais membros fundadores da Aliança Européia do Domingo em Bruxelas. Um dia livre de trabalho durante a semana como compensação não poderia aliviar os efeitos negativos. Pessoas que trabalham nos domingos ou em horas extraordinárias, o fazem por necessidade financeira e não por opção. Um dia de descanso semanal comum proporcionará um ponto comum de coordenação para o ritmo do tempo no Estado e na Sociedade que reforçará a coesão social em todos os Estados membros da UE.

As razões da criação da Aliança Européia do Domingo

O ex-bispo católico de Linz e ex-professor para questões sociais na Conferência dos bispos austríacos, Maximilian Aichern, expressou sua alegria pela criação da Aliança Européia do Domingo e formulou a seguinte declaração através do departamento de comunicações da Diocese Linz: "um domingo livre de trabalho é a lei social mais antiga da civilização judaico-cristã arraigada no concerto do Antigo Testamento (terceiro dos 10 mandamentos [sic]). O dia de descanso comum, os contatos sociais que com este se alinham e a adoração de Deus são os mais importantes valores cristãos os quais são indispensáveis para a dignidade humana".

"A luta por um domingo livre do trabalho na Europa deveria ser travada nos níveis nacional, regional ou local", disse Hannes Kreller, especialista em recursos humanos da Federação dos empregados católicos (KAB) na Alemanha. De acordo com o que a KAB é esperado, com a criação da Aliança Européia do Domingo, melhorar a coordenação das atividades entre as diversas alianças, assim como a aumentar a pressão sobre o Parlamento da UE e a Comissão da UE.
...
Fonte - APD

Nota DDP: Embora seja de todo intuitivo o entendimento do relato supra transcrito (tradução livre), gostaria de destacar algumas questões:

1) - É certo que o decreto dominical terá como ponto de origem a América, no entanto, ao "estender seus braços sobre o abismo", certamente os EUA encontrarão plena aceitação do tema no continente europeu, onde encontrará seu par profético.

"Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induzida a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo." (Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 151)

2) - Chama a atenção o papel das instituições civis, especialmente os sindicatos, uma vez que atrelados ao tema trabalho, como desenvolvendo importante papel na composição de um quadro favorável ao domingo, como antecipado pela profecia.

"Bem depressa se aproxima o tempo em que o poder controlador dos sindicatos será muito opressivo. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 141. Bem depressa se aproxima o tempo em que o poder controlador dos sindicatos será muito opressivo." (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 141)

3) - A união do tema trabalho, que afeta indistintamente todos os seres humanos nesta terra, acompanhado de um desarranjo social latente que vivemos, bem como do conjunto de doenças que são geradas por este mesmo quadro, alinhado ainda com o discurso de esgotamento dos meios naturais que servem ao homem, têm certamente o poder de mobilizar facilmente lideranças políticas e religiosas, endossadas pela massa, para adoção de um dia comum de descanso, como expressamente pretendido.

"Chegará o tempo em que os homens não somente proibirão o trabalho no domingo, mas procurarão obrigar as pessoas a trabalhar no sábado e a concordar com a observância do domingo ou perder sua liberdade e a vida." (Meditação Matinal, pág. 175)

"Satanás dá sua interpretação aos eventos, e os homens pensam, como ele quer que o façam, que as calamidades que enchem a Terra constituem um resultado da transgressão do domingo. Tencionando aplacar a ira de Deus, esses homens influentes fazem leis impondo a observância do domingo." (Manuscript Releases, vol. 10, pág. 239)

4) - Os criadores da aliança são claros em demonstrar em seus objetivos, que a criação da mesma tem como primeiros alvos coordenar as ações das entidades até então pulverizadas e pressionar os órgãos de cúpula da UE para que tornem suas pretensões em mais do que em boas intenções, verdadeiras diretrizes normativas para regerem os estados membros.

A finalização da notícia trata da posição de adventistas e judeus sobre a questão, especialmente a preocupação acerca da tolerância, o que a profecia também antecipa que em algum momento acabará.

"Os que calcam aos pés a lei de Deus fazem leis humanas que eles obrigarão as pessoas a aceitar. Homens imaginarão, deliberarão e planejarão o que irão fazer. O mundo inteiro guarda o domingo, dizem eles, e por que este povo, cujo número é tão pequeno, não haveria de proceder de acordo com as leis do país?" (Manuscrito 163)

Certamente é mais um passo no sentido do cumprimento profético esperado. Maranata.
Related Posts with Thumbnails