SÃO FRANCISCO - O Facebook ampliou silenciosamente a disponibilidade de tecnologia para identificar automaticamente as pessoas nas fotos, renovando as preocupações sobre as práticas de privacidade do maior serviço mundial de redes sociais.
A característica, que o Facebook habilitou automaticamente para seus usuários, se estendeu dos Estados Unidos para a maioria dos países, informou na terça-feira a rede social em seu blog oficial.
A aplicação de sugestão de legendas utiliza ferramenta de reconhecimento facial para acelerar o processo de identificação de amigos e conhecidos que aparecem nas fotos publicadas no Facebook.
A maneira como a companhia divulgou a tecnologia gerou suspeitas em alguns círculos. A empresa de consultores de segurança em internet Sophos publicou na terça-feira uma nota no blog de sua companhia dizendo que muitos usuários do Facebook estão informando que o site ativou a opção de reconhecimento facial nos últimos dias sem avisar a eles.
"Novamente, parece que o Facebook está invadindo a privacidade de seus usuários na internet de forma oculta", escreveu Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos.
O Facebook, que anunciou em dezembro que planejava apresentar o seviço nos Estados Unidos, reconheceu na terça que a aplicação, de fato, está disponível para mais usuários.
Quando consultada sobre a publcação no blog da Sophos, o Facebook disse em um comunicado que enviou por correio eletrônico que "deveríamos ter sido mais claros com as pessoas durante o processo de expansão quando o aplicativo esteve disponível para elas".
O comunicado destacou que as sugestões de legendas de fotos se realizam somente quando se acrescentam novas imagens ao Facebook, que somente se sugerem aos amigos e que os usuários podem desativar a característica em sua configuração de privacidade.
A companhia não respondeu às solicitações de mais comentários.
Fonte - O Globo