domingo, 5 de junho de 2011

EUA repetem erros da época da Grande Depressão ao combater crise econômica

Nesta semana, o Federal Reserve Bank (Fed, o banco central americano) de Nova York publicou uma postagem de blog sobre o “erro de 1937”, o recuo fiscal e monetário prematuro que abortou uma recuperação econômica em andamento e prolongou a Grande Depressão. Como aponta Gauti Eggertsson, o autor da postagem (com quem já fiz pesquisa), as condições econômicas atuais –com crescimento do produto, aumento de alguns preços, mas desemprego ainda muito alto– apresentam forte semelhança com as de 1936-1937. Será que os autores de políticas modernos cometerão o mesmo erro?

Eggertsson diz que não, que agora os economistas sabem mais. Mas eu discordo. Na verdade, de muitas formas importantes nós já repetimos o erro de 1937. Chame de o erro de 2010: um “desvio” da atenção dos empregos para outras preocupações, um erro que tem sido acentuado pelos recentes dados econômicos.

Com certeza as coisas poderiam ser piores –e há uma forte chance de que, de fato, piorarão.

Quando o pacote de estímulo econômico original de 2009 foi aprovado, alguns de nós alertaram que ele era tanto pequeno demais quanto muito breve. Em particular, os efeitos do estímulo começariam a desaparecer em 2010 –e dado que crises financeiras costumam ser seguidas por desacelerações prolongadas, era improvável que a economia já apresentaria uma recuperação vigorosa autossustentada àquela altura.

No início de 2010, já estava óbvio que essas preocupações eram justificadas. Mas de alguma forma surgiu um enorme consenso entre os autores de políticas e especialistas de que nada mais seria feito para criar empregos, e que, em vez disso, era preciso uma mudança de direção visando a austeridade fiscal.

Esse consenso foi alimentado por histórias para criar medo envolvendo uma iminente perda de confiança do mercado na dívida americana. Cada pequeno aumento nas taxas de juros era interpretado como sinal de que os “vigilantes dos títulos” estavam prestes a atacar, e essa interpretação era frequentemente noticiada como fato, não como sendo uma hipótese dúbia.

Por exemplo, em março de 2010, o “The Wall Street Journal” publicou um artigo intitulado “Temor da Dívida Eleva Juros”, noticiando que as taxas de juros americanas de longo prazo tinham aumentado e afirmando –sem apresentar evidência– de que esse aumento, para aproximadamente 3,9%, refletia as preocupações com o déficit orçamentário. Na verdade, ele provavelmente refletia vários meses de números decentes do emprego, que aumentaram temporariamente o otimismo em relação à recuperação.

Mas não importa. De alguma forma, se transformou em pensamento comum que o déficit, e não o desemprego, era o “Inimigo Público Nº 1” –um pensamento comum tanto refletido quanto reforçado pela mudança dramática no enfoque da cobertura da imprensa, da preocupação com o desemprego para a preocupação com o déficit orçamentário. A criação de empregos na prática saiu da agenda.

E aqui estamos, no meio de 2011. E como vão as coisas?

Bem, os vigilantes dos títulos continuam existindo apenas na imaginação dos falcões do déficit. As taxas de juros de longo prazo têm flutuado com o otimismo ou pessimismo em relação à economia; uma onda recente de más notícias fez com que caíssem em torno de 3%, não distante dos pontos mais baixos históricos.

E as notícias, de fato, foram ruins. À medida que diminui o efeito do estímulo, também cai a esperança de uma forte recuperação econômica. Sim, ocorreu alguma criação de empregos –mas em um ritmo que não consegue acompanhar o crescimento da população. O percentual de americanos adultos com emprego, que caiu entre 2007 e 2009, mal se alterou desde então. E os números mais recentes sugerem que mesmo este crescimento modesto e inadequado do emprego está engasgando.

Assim, como eu disse, nós já repetimos uma versão do erro de 1937, retirando o apoio fiscal cedo demais e perpetuando o desemprego elevado.

Mas coisas piores poderão acontecer em breve.

No lado fiscal, os republicanos estão exigindo cortes de gastos imediatos como preço para a elevação do teto para endividamento e para evitar um calote americano. Se esta chantagem tiver sucesso, ela colocará um obstáculo adicional em uma economia já fraca.

Enquanto isso, um coro barulhento está exigindo que o Fed e seus pares no exterior elevem as taxas de juros para evitar uma suposta ameaça inflacionária. Como o artigo do Fed de Nova York aponta, o aumento da inflação nos preços ao consumidor nos últimos meses –que já está demonstrando sinais de enfraquecimento– refletia fatores temporários e a inflação subjacente permanece baixa. E economistas inteligentes como Eggertsson entendem isso. Mas o Banco Central Europeu já está elevando as taxas de juros e o Fed está sob pressão para fazer o mesmo. Tentativas adicionais para ajudar a economia a expandir parecem fora de questão.

Então, o erro de 2010 ainda pode ser seguido por um erro ainda maior. Mesmo se isso não acontecer, o fato é que a política de resposta à crise foi e continua sendo altamente inadequada.

Aqueles que se recusam a aprender com a história estão condenados a repeti-la; nós estávamos e estamos. O que estamos experimentando pode não ser uma repetição plena da Grande Depressão, mas isso não serve de consolo para milhões de famílias americanas que estão sofrendo com uma crise econômica sem fim à vista.

Fonte - UOL

Nota DDP: E um dia desses, no meio de uma dessas crises que reaparecem em ciclo cada vez menores, o "gatilho" para os últimos eventos certamente será disparado. Analisando o quadro todo do conflito, esse dia parece estar se aproximando rapidamente.
Related Posts with Thumbnails