quarta-feira, 22 de junho de 2011

"O fim da América"

Naomi Wolf, autora de O Fim da América, leu sobre a Itália de Mussolini na década de 1920; a Rússia de Stalin e a Alemanha de Hitler na década de 1930; sobre a Alemanha Oriental nos anos 1950, a Tchecoslováquia nos anos 1960 e o Chile em 1973, assim como sobre outras ditaduras latino-americanas; leu sobre a China comunista nos últimos anos da década de 1980 e início dos anos 1990.

E por isso ela afirma: "Todos os ditadores de todos os matizes políticos tomam as mesmas atitudes fundamentais. Controle é controle. Apesar dessa amplitude de diferenças ideológicas, há similaridades táticas profundas que saltam das páginas da história. Cada um desses líderes se utilizava, e outros ditadores ao redor do globo continuam a imitá-los, das mesmas atitudes para fechar sociedades abertas ou esmagar a oposição."

“Há dez etapas no processo de sufocamento de uma democracia ou de destruição de movimentos democráticos. Elas foram adotadas por capitalistas, comunistas ou fascistas. As dez etapas juntas são mais do que a soma de suas partes. Uma vez que todas elas sejam postas em prática, cada uma amplia o poder da outra e do conjunto. Pode parecer impossível, mas estamos vendo cada uma dessas dez etapas se consolidando nos Estados Unidos atualmente”. (pág. 30, 31)

1- Invocar ameaças internas e externas.
2- Criar prisões secretas.
3- Desenvolver uma Força Paramilitar.
4- Vigiar cidadãos comuns.
5- Infiltrar-se em grupos de cidadãos.
6- Deter e libertar cidadãos arbitrariamente.
7- Perseguir pessoas-chave.
8- Cercear a imprensa.
9- Classificar as críticas de “espionagem” e a discordância de “traição”.
10- Subverter o Estado de Direito.


Fonte - Minuto Profético

Nota DDP: Veja também neste blog "Uma reflexão sobre o 'Estado Policial'" e "EUA de Bush seguem 10 passos para virar ditadura, diz pensadora americana".



Related Posts with Thumbnails