quarta-feira, 12 de março de 2014
Pastor do CMI visita papa Francisco e elogia busca pela unidade cristã
O encontro foi promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica
O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pastor Olav Fykse, se encontrou com o papa Francisco na última sexta-feira (7) no Vaticano.
No encontro, Tveit parabenizou o líder da Igreja Católica pelo trabalho em prol da justiça e da paz e aproveitou o momento para comentar o pedido do papa para que os cristãos orem pela Síria.
“Creio que Deus está abrindo, nesses tempos, novos caminhos para a unidade e novas formas para que o mundo veja a nossa comunhão em Cristo, especialmente na maneira em que servimos juntos ao mundo”, disse o pastor ao papa.
O papa tem se mostrado aberto para receber representantes de outras religiões, tanto que este encontro com o secretário-geral do CMI faz parte do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
A viajem do papa a Jerusalém seguirá este objetivo de promover a paz entre as religiões, outro assunto discutido e elogiado nessa reunião entre Tveit e Francisco. “Sabemos que a religião e a fé têm um papel importante no conflito na que deveria ser uma cidade de paz. Cremos que só uma paz com justiça numa cidade compartilhada por três religiões, e Israel e Palestina como Estados independentes, poderão colocar fim à ocupação e à violência nesta região”, opinou o pastor.
Para quem não conhece, o CMI reúne 345 igrejas protestantes, entre elas ortodoxas, anglicanas e evangélicas. Os participantes desse Conselho representam cerca de 110 países.
Fonte - Gospel Prime