terça-feira, 25 de março de 2014

Papa Francisco e o sábado

PAPA FRANCISCO no sábado
New York Times
(De um artigo de Mark Oppenheimer )

No recente livro "O Papa Francis : Sua Vida em Suas próprias palavras, " dois jornalistas da Argentina pediu ao homem que era então cardeal Jorge Bergoglio , "Não precisamos redescobrir o sentido do lazer ? ", Respondeu o papa Francis :

" Em conjunto com uma cultura de trabalho , tem de haver uma cultura de lazer como gratificação . Dito de outra forma: as pessoas que trabalham devem ter o tempo para relaxar, para estar com as suas famílias , para se divertir , ler, ouvir música, jogar um esporte. Mas isso está sendo destruído , em grande parte, pela eliminação do dia de descanso do sábado. Mais e mais pessoas trabalham aos domingos , como consequência da competitividade imposta por uma sociedade de consumo. " Nesses casos , ele conclui, " o trabalho acaba por pessoas desumanas ".

Mas no catolicismo , como sugere o Papa Francis , o sábado , na verdade, é suposto que importa - o dia inteiro , e não apenas para Missa como o catecismo ensina , no parágrafo 2185 , " Aos domingos e outras festas de preceito , os fiéis devem abster-se de se envolver em trabalho ou atividades que impedem o culto devido a Deus, a alegria própria ao dia do Senhor, o desempenho das obras de misericórdia , eo relaxamento adequado da mente e do corpo. "

A Igreja Católica tem vindo a recuperar esse ensino , pelo menos desde 1998, quando o Papa João Paulo II publicou a sua carta apostólica "Dies Domini ". Lá, ele escreve que " mesmo nos países que dão sanção legal para o caráter festivo de domingo, mudanças na condições socioeconômicas , muitas vezes levado a profundas modificações de comportamento social e, portanto, o caráter de domingo. "

Em outubro passado, cerca de 250 bispos se reuniram em Roma para uma conferência sobre o movimento chamado a Nova Evangelização , que se concentra em despertar a fé em quem já foi batizado . Uma de suas conclusões foi: " Mesmo que haja uma tensão entre o domingo cristão eo secular domingo , o domingo deve ser recuperada " - em manutenção , eles escreveram , com João Paulo "Dies Domini ".

Publicado em: 26 de abril de 2013

A Agenda é lenta mas seguramente Moagem frente.
" A Igreja Romana é de longo alcance em seus planos e modos de operação. " Pg GC . 566

Fonte - Amazing Facts (Google Tradutor)
Related Posts with Thumbnails