quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Secretário de Defesa dos EUA vê perigo potencial em Rússia e China

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos devem melhorar seu aparato militar para que sejam capazes de enfrentar todas as ameaças, não apenas a guerra do Iraque, disse nesta quarta-feira o secretário americano da Defesa, Robert Gates, que citou o perigo potencial representado por Rússia e China, entre outros países.

"Precisamos de toda a gama de capacidades militares. Precisamos (...) da habilidade para conflitos regulares, porque não sabemos o que se desenvolverá na Rússia e China, na Coréia do Norte, no Irã e em outras partes", advertiu, diante da Comissão das Forças Armadas da Câmara de Representantes.

Gates defendeu o orçamento militar de 2008 apresentado na segunda-feira pelo presidente George W. Bush, composto pela gigantesca cifra de US$ 716,5 bilhões para as guerras no Iraque e Afeganistão, além de uma grande expansão das forças militares dos Estados Unidos.

Já o chefe do Estado-Maior conjunto, general Peter Pace, destacou à mesma comissão que a China não é uma ameaça imediata, mas considerou que "ainda precisamos vigiar o que fazem. Seu recente teste de uma arma anti-satélite é uma grande preocupação".

Pace comentou também as Forças Armadas se preparam para vários cenários de crises regionais. "Observamos a possibilidade de um conflito renovado na Coréia, a possibilidade de um acontecimento potencial na região do Pacífico, que prefiro não mencionar em público; e também observamos a possibilidade de outro acontecimento na região do Iraque, utilizando os planos que temos preparados", afirmou.

Fonte - Folha

Nota DDP:
Guerras e rumores de guerra...
Related Posts with Thumbnails