quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

A Família contra-ataca

por Antônio Emílio A. de Araújo em 01 de fevereiro de 2007

Resumo: Quase tudo que a intelligentzia tem nos dito sobre família, cultura, religião, sexualidade etc. é mentira deslavada que pode ser, academicamente, comprovada.

© 2007 MidiaSemMascara.org

Traduzi, não faz muito tempo, um artigo do Thomas Sowell (A família está mesmo sendo extinta?) em que o autor denuncia a cruzada da intelligentzia para desacreditar a família tradicional (pai e mãe casados mais a respectiva prole). Essa gente anuncia periodicamente o fim de tal arranjo social. Esse artigo cita, além de outras coisas, muitas estatísticas favoráveis à família tradicional e demonstra que ela é superior a qualquer arranjo social alternativo.

Sowell é um scholar do Hoover Institute, think tank conservador dos mais respeitados do mundo. Agora, outro think tank conservador, a Heritage Foundation, coloca à disposição de todos, pesquisas, artigos científicos e dados estatísticos que provam o que Sowell menciona em seu artigo. No preâmbulo da página na Internet (familyfacts.org) encontra-se o seguinte texto de abertura: "A página family.org da Heritage Foundation cataloga os descobrimentos da ciência social a respeito da família, da sociedade e da religião que encontram-se em periódicos acadêmicos de prestígio (com revisão pelos pares), em livros e em estatísticas governamentais. Com o intuito de servir a políticos e legisladores, jornalistas, pesquisadores e ao público em geral, a family.org torna acessíveis ao não-especialista as pesquisas em ciência social".

E quais são esses descobrimentos que a página cataloga? Ela dá relevância a dez desses descobrimentos: (1) crianças de famílias não tradicionais têm maior risco de viver na pobreza ao longo de sua infância; (2) crianças de famílias cujo chefe tem instrução abaixo do segundo grau completo tendem a experimentar uma maior pobreza; (3) crianças de pais divorciados, aquelas cuja mãe se casa novamente, têm menos chance de permanecer na pobreza; (4) mulher casada tem menos chance de ser pobre; (5) atividade sexual prematura está ligada a um maior número de filhos e a uma maior pobreza materna; (6) mãe solteira corre mais risco de pobreza e de dependência do seguro social; (7) homens que se tornam pais fora do casamento são mais propensos à pobreza; (8) o casamento reduz o risco de pobreza tanto da mãe empregada quanto da desempregada; (9) mães são mais suscetíveis à pobreza após o divórcio que os pais; (10) quando o divórcio ocorre em famílias pobres, as mães têm maior dificuldade de se elevar acima da linha da pobreza que os pais.

Para se ter uma idéia dos detalhes fornecidos pelo sítio, tomemos aleatoriamente o sexto descobrimento listado. Qual é o estudo que comprova a afirmação feita? Ei-la: "Is Marriage a Panacea? Union Formation Among Economically Disadvantaged Unwed Mothers" [É o casamento uma panacéia? Formação da União de Mães em Desvantagem Econômica], Lichter, Daniel T., Roempke, Deborah, Brown, J. Brian, Social Problems Vol. 50, 2003. Page(s) 60-86. O resumo desse artigo é o seguinte: mulheres cujo primeiro filho tenha nascido fora do casamento são substancialmente mais propensas a serem pobres. Trinta por cento das mulheres cujo primeiro filho nasceu fora do casamento são pobres, enquanto que 8,4% das mulheres que eram casadas quando o primeiro filho nasceu são pobres e somente 4,6% das mulheres que não tiveram filhos são pobres. Mães que tiveram um filho fora do casamento, particularmente mães adolescentes, são desproporcionalmente dependentes de cupons do seguro social; mais de um terço (35,7%) são recipientes dos cupons, comparado a 7,8% de mães que são casadas quando seu primeiro filho nasce”.

A amostra para a estatística descrita vem do National Suvey of Family Growth (NSFG) que pesquisou 10.847 mulheres entre 15 e 44 anos de idade.

Há várias categorias de informações possíveis de serem acessadas. Por exemplo, a categoria de Crianças e Adolescentes há 682 fatos relevantes citados, com todas as informações sobre cada uma das fontes de informação de onde eles são retirados. A categoria Violência e Crime lista 198 fatos relevantes. O primeiro deles relata o seguinte: adolescentes de famílias tradicionais intactas que freqüentam cultos religiosos têm menos probabilidade de cometerem furtos (6,1%), quando comparados aos (a) seus pares de famílias não-intactas que também freqüentam cultos religiosos (7,9%), (b) seus pares de famílias tradicionais intactas mas que não freqüentam cultos religiosos (9,9%), e (c) seus pares de famílias tradicionais não-intactas com pouca freqüência a cultos religiosos (12,3%). A fonte das informações é: Fagan P., Johnson K. and Butcher J., A A Portrait of Family and Religion in America: Key Outcomes for the Common Good, (Washington, D.C.: The Heritage Foundation 2006).

A categoria Religião e Cultura lista 514 fatos relevantes. A categoria Família lista 1.440 fatos relevantes.

Quando você ouvir alguém defendendo que todos os arranjos familiares são equivalentes, que casais de homossexuais têm o direito de criar filhos, que o divórcio é um mal menor, que a fonte da violência é a pobreza etc., você terá muitos dados para contrapor o sabichão moderninho. Quase tudo que a intelligentzia tem nos dito sobre família, cultura, religião, sexualidade etc. é mentira deslavada que pode ser, academicamente, comprovada. A family.org prova isso sobejamente.

Fonte - Mídia sem Mácara
Related Posts with Thumbnails