terça-feira, 10 de agosto de 2010

Terremoto no Pacífico Sul gera alerta de tsunami

Um alerta de tsunami foi emitido nesta terça-feira (10) após um terremoto de magnitude 7,5 graus atingir águas ao sul de Vanuatu, no Pacífico Sul. Não há dados sobre vítimas ou danos materiais.

O aviso foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, que afirma que a leitura do nível do mar indica que foi gerado um maremoto e uma primeira onda de 23 centímetros, que já chegou à capital, Port-Vila.

Por precaução, autoridades de Vanuatu aconselharam as pessoas a se deslocarem para terras mais altas. “Pedimos para que as pessoas rumem para as montanhas. Trata-se de precaução”, disse o sargento Risa Fret.

O terremoto aconteceu às 16h23 locais (2h23 em Brasília), a 39 km ao noroeste de Port-Vila, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro foi registrado a 35 km de profundidade.

Vanuatu não está no “Anel de Fogo do Pacífico”, mas habitualmente tem atividade sísmica, pois fica perto de vulcões submarinos. Há um mês, outro tremor, de magnitude 7,2, obrigou a declarar um alerta de tsunami que acabou sendo cancelado pelas autoridades.

Fonte - G1

Nota DDP: Veja também "Número de mortos por deslizamentos de terra na China sobe para 700" e "Terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter atinge o Japão".

Nesse quadro, o Vaticano volta à carga com o pedido de adoção de medidas de caráter mundial para "conter" os efeitos do clima, como noticiado pela ANSA.

Mudanças climáticas aparentes e utilização desse quadro como instrumento político para criação de leis. Embora os críticos de plantão possam se opor, o mote é uma excelente via para imposição de limitação das liberdades individuais.
Related Posts with Thumbnails