sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bispos em peregrinação ecológica

De 1 a 5 de Setembro, bispos e delegados de todas as conferências episcopais da Europa vão realizar uma “peregrinação verde” ao coração do continente, atravessando Hungria, Eslováquia e Áustria.

A iniciativa está a ser promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE). O padre Duarte da Cunha, secretário-geral da organização, considera em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que “esta é a melhor forma de se conseguir atingir os objectivos da Igreja”.

Objectivos que passam por responder “à crise ecológica e moral” que o mundo atravessa hoje em dia, caracterizado pelo “uso irracional e irresponsável dos dons da Criação”.

O sacerdote português recorda, a este respeito, as palavras de Bento XVI, quando declarou que “para se ter uma preocupação efectiva acerca da ecologia do planeta, não se pode excluir matérias como a ecologia humana, a conversão espiritual e a mudança de estilos de vida”.

Para além de debater “aspectos científicos, políticos e éticos”, acrescenta o padre Duarte da Cunha, é importante ligar a ecologia “à parte espiritual, teológica e antropológica, que são desprovidas de objectivos políticos e económicos”.

...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP: As conexões nestes temas se demonstram cada vez mais latentes. Quais são os "objetivos da igreja", considerando-se o que a escatologia bíblica antecipa sobre sua atuação nos eventos finais? Quais são os "estilos de vida" que busca a igreja sejam mudados? O que tem a oferecer o posicionamento teológico da igreja para contribuir com a ecologia?

Os objetivos da igreja, como antecipados por BXVI quando sua subida ao poder, são essencialmente o ecumenismo e o estabelecimento do domingo como dia de desacanso. Os estilos de vida que necessitam ser mudados são os que se alinhem a tais objetivos e, o que a igreja tem a oferecer é sua influência política no âmbito mundial para conseguir o que deseja. Seriam estas as respostas imediatas? O tempo dirá, mas os fatos parecem tornar esta realidade cada vez mais factível.

Veja também "Igreja européia faz 'peregrinação verde'".
Related Posts with Thumbnails