quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O mundo em 12 notícias

A cada fim de ano, jornais e revistas de várias partes do globo fazem uma retrospectiva dos últimos doze meses. Em geral, destacam eventos significativos, tragédias dolorosas, conquistas promissoras e frases marcantes. Políticos, atletas e celebridades são figuras indefectíveis nesses álbuns de acontecimentos. Numa publicação como a Revista Adventista, que espécie de fatos poderiam ser destacados? Do ponto de vista do cristianismo, que notícias teriam relevância? Se você fosse convidado para escrever esta retrospectiva, que relevo teria seu mundo?

Para cada mês de 2012, vamos mencionar um acontecimento e comentá-lo brevemente. Dos milhões de fatos relevantes e irrelevantes que poderiam ser escolhidos, destacaremos aqueles que apresentam alguma “lição” para os cristãos. O foco estará principalmente em eventos que indicam o caminhar do mundo para o clímax da história.

Naturalmente, a esperança do adventista está no Céu, não na Terra. O grande acontecimento que ele aguarda depende do cronograma divino, não do calendário humano. O cristão precisa viver de olho nos eventos preditos no livro de Deus, não nos fatos descritos nos jornais dos homens. No entanto, é importante acompanhar os fatos e interpretar os sinais.

Em Lucas 12:54-56, Jesus censurou os religiosos da época porque conheciam os fenômenos meteorológicos, mas não percebiam os sinais dos tempos. Numa sociedade agrícola como aquela, reconhecer os padrões climáticos era fundamental. Se fosse hoje, Ele poderia mencionar as oscilações da Bolsa de Valores. Porém, mais importante do que saber se o céu está escuro, se o vento sopra do sul, se as nuvens aparecem no oeste ou se o mercado de ações está em alta, é conseguir ler os eventos da história. Ver os sinais da Terra e não notar os sinais do céu é ser cego para o mais importante.

Se o discernimento era essencial no 1º século, hoje é ainda mais, pois falsos sinais e sinais verdadeiros se confundem para os distraídos. Assim como os judeus não perceberam que o tempo do Messias havia chegado, nós também podemos não detectar a proximidade da segunda vinda de Cristo. Perder a noção do tempo messiânico é fatal!

Vamos aos 12 acontecimentos:

Janeiro, 18

Manifestação contra o Stop Online Piracy Act (SOPA) se torna o maior protesto na história da internet

O SOPA (em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online) é um projeto apresentado à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o qual ampliaria o direito legal dos detentores de direitos autorais de combater o tráfego online de propriedade protegida. Mas foi organizado um grande protesto contra a iniciativa, que, na visão dos críticos, seria o fim da liberdade na internet.

Inúmeros sites ficaram fora do ar por 12 horas em protesto. Apesar de ser um projeto norte-americano, muitos brasileiros protestaram porque aquele país concentra sites e serviços utilizados no dia a dia de pessoas do mundo inteiro, como Facebook, Google, Gmail, Twitter, Wikipedia e YouTube. O protesto colocou os apoiadores do projeto na defensiva. No dia 20, Lamar Smith, autor do projeto, que tinha o apoio de grandes corporações, o retirou da pauta.

Na mesma ocasião, no dia 19, o FBI fechou o Megaupload e prendeu os responsáveis pelo site por supostamente facilitar a pirataria pela internet. Com base em Hong Kong, o site havia se tornado um dos mais populares meios para compartilhamento de arquivos. Com base em Hong Kong, o site havia se tornado um dos mais populares meios para compartilhamento de arquivos. De acordo com um documento divulgado pelo FBI, o Megaupload é “uma empresa criminosa global”, cujos negócios relacionados à pirataria já renderam mais de 175 milhões de dólares. Um dos criadores do site, o alemão Kim Schmitz (Kim DotCom), é uma figura conhecida entre os hackers. Por tudo isso o grupo de hackers Anonymous respondeu à ação do FBI atacando sites do governo norte-americano e da indústria de  entretenimento.

implicações: Vivemos numa época paradoxal em que grandes corporações querem estabelecer fronteiras para proteger seu patrimônio, mas, no mundo sem fronteiras da internet, isso não é fácil, o que possibilita novos tipos de crimes. Hoje, a natureza da guerra, incluindo a guerra espiritual, tem outras dimensões.

Fevereiro, 8

Onda de frio na Europa mata mais de 400 pessoas

Para os europeus, fevereiro começou gelado. O frio intenso fez vítimas em todo o continente, especialmente nos países do Leste europeu. No dia 2, morreram mais de 100 pessoas. No dia 4, já eram mais de 200 mortos, número que ultrapassou a casa de 400 no dia 8. Com a temperatura chegando a 38 graus negativos em países como a Ucrânia e a República Tcheca, a neve causou muitos transtornos, afetando os meios de transporte. Somente o Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres, cancelou 30% dos voos previstos para o domingo, dia 5. Os canais de Veneza, na Itália, começaram a congelar e Roma foi atingida pela pior nevasca em mais de 25 anos.

implicações: Alternando frio e calor em diferentes partes do planeta, o clima é motivo de preocupação para muitos cientistas. Há evidências de que o próprio ser humano, com suas atividades agressivas, esteja contribuindo para alterar o curso da natureza. O resultado é um número cada vez maior de catástrofes naturais e tragédias humanas.

Março, 15

Revista revela que EUA estão construindo o maior centro de espionagem do país

Nessa data, a Wired postou uma reportagem revelando que o governo norte-americano está construindo uma colossal base de vigilância na pequena cidade de Bluffdale, perto do centro de treinamento Camp Williams, em Utah. O projeto, que deverá ficar pronto em setembro de 2013, custará 2 bilhões de dólares e será destinado à Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês). Supercomputadores ocuparão boa parte da construção de quase 100.000 m2. O objetivo é interceptar, armazenar e analisar todos os tipos de dados das redes nacionais e internacionais, incluindo e-mails, telefonemas, compras, redes sociais e pesquisas nos sites de buscas. Embora o discurso oficial fale em cybersegurança, a realidade não é bem essa. “Isto é mais do que apenas um centro de dados”, disse à revista uma fonte oficial. “Todo mundo é alvo”, afirmou outra fonte. Nunca antes na história um estado, por mais totalitário que fosse, teve tantos recursos para espionar a vida das pessoas. Nem George Orwell sonhou com tanto poder de vigilância. Como diz a revista, “cuidado com o que você fala”.

implicações: Apocalipse 13 descreve um poder totalitário que controlará a vida das pessoas no fim dos tempos. Com a aparência de cordeiro (Cristo), esse poder imperial mostrará a identidade do dragão (diabo). Será que estamos caminhando para o tempo em que a “besta”, na linguagem do Apocalipse, mostrará sua fúria controladora? Dois excelentes livros que estão sendo lançados pela Casa Publicadora Brasileira discutem o assunto: Apocalipse 13, de Marvin Moore, e O Último Império, de Vanderlei Dorneles.

Abril, 12

Bibliotecas anunciam disponibilização de tesouro digital

A Biblioteca Apostólica do Vaticano e a Biblioteca Bodleian da Universidade de Oxford anunciaram que vão digitalizar 1,5 milhão de textos e disponibilizálos gratuitamente na internet. A coleção incluirá manuscritos gregos e hebraicos e livros impressos até o século 16. O Vaticano cederá dois terços do material. O projeto, patrocinado pela fundação educacional Polonsky, custará cerca de R$ 6 milhões e deverá levar quatro anos para ser concluído. O objetivo é ajudar a democratizar o acesso à informação numa escala global. Eruditos e curiosos poderão ter acesso a esse tesouro cultural. Uma doação anterior da fundação para a Biblioteca Bodleian permitiu a disponibilização na internet de 280 mil fragmentos de manuscritos hebraicos, a chamada Coleção da Genizah do Cairo. O computador permite juntar pedaços de documentos raros espalhados pelo mundo e reconstituí-los digitalmente.

implicações: As novas tecnologias ampliam o acesso ao conhecimento e facilitam a divulgação do evangelho de maneira sem precedentes. O profeta Daniel disse que, no fim dos tempos, o conhecimento aumentaria. Quer ele estivesse se referindo ao conhecimento específico da sua profecia ou ao conhecimento em geral, vivemos nessa época. O conhecimento da profecia ilumina o conhecimento da história e vice-versa.

Maio, 13

Massacre no México simboliza a violência do crime organizado

Nesse dia, ao longo da Rodovia Federal 40, a “Carretera Interoceánica”, entre as cidades de Monterrey e Reynosa, foram encontrados os corpos decapitados e desmembrados de 49 pessoas. O massacre de Cadereyta Jiménez, como ficou conhecido, é apenas um símbolo macabro do horror causado pelos cartéis da droga. Vários outros massacres, como os de 4 e 9 de maio, ocorreram antes e depois desse. Calcula-se que 60 mil pessoas morreram nos últimos seis anos em resultado da guerra mexicana ao narcotráfico.

O tráfico no México é um espelho do consumo de drogas na sociedade vizinha. De acordo com um relatório recente do Departamento de Justiça norteamericano, os cartéis mexicanos “representam a maior ameaça do crime organizado para os Estados Unidos”. Nem a verba de 1,4 bilhão de dólares que o governo norte-americano destinou para apoiar o México na guerra anticrime parece estar dando o resultado desejado. Os cartéis mexicanos controlam 70% dos narcóticos que entram nos Estados Unidos, e 90% da cocaína que entra no país passa pelo território mexicano.

implicações: O consumo de drogas, alimentado pelo tráfico criminoso, extremamente violento, é um sintoma da decadência moral da sociedade e um indício do fim dos tempos. Nenhuma sociedade pode prosperar quando permite que seus integrantes, especialmente os jovens, degradem o cérebro, destruam a saúde e queimem os sonhos consumindo drogas.

Junho, 3

Parada celebra 60 anos de reinado de Elizabeth II

Ao longo de 2012, a Grã-Bretanha e outros países celebraram as bodas de diamante do reinado de Elizabeth II. Entre as comemorações reais, foi realizado um desfile no rio Tâmisa, no dia 3 de junho, com mil barcos de toda a Commonwelth (Comunidade de Nações). Foi a maior flotilha a desfilar pelo rio em 350 anos.

Além da rainha Vitória, no século 19, Elizabeth é a única monarca inglesa a conseguir tal façanha. Quando ascendeu ao trono, em 6 de fevereiro de 1952, ela se tornou soberana de sete países. Hoje, reina em 16 estados soberanos, incluindo Austrália e Canadá.

implicações: Apesar dos escândalos, a popularidade da monarquia britânica mostra que, neste mundo instável e descartável, o povo ainda valoriza os símbolos da continuidade e estabilidade. Mesmo com seus problemas, o Reino Unido é um ícone que ajuda a lembrar que o reino de Deus durará para sempre.

Julho, 1º

Morte em massa de abelhas causa preocupação

O fenômeno não foi descoberto em julho, nem em 2012, mas nessa data eu li um estudo divulgado no site Global Research. As abelhas polinizam mais de 70% das culturas agrícolas que garantem grande parte da dieta humana, no valor de 224 bilhões de dólares ao redor do mundo. Agora, esses bichinhos correm risco de extinção, assim como várias outras espécies.

A partir de 2006, nos Estados Unidos, os apicultores começaram a reportar a misteriosa morte dos enxames em larga escala, o que levou a um fenômeno chamado “distúrbio do colapso das colônias” (CCD, na sigla em inglês). Alguns perderam 80% das colmeias. Isso tem ocorrido também em outros países. Nos últimos anos, 3 milhões de colmeias morreram nos Estados Unidos, e mais de 1 bilhão no mundo. Talvez você se surpreenda ao saber que 90% da população das abelhas silvestres desse país já desapareceram.

Vários documentários foram feitos nos últimos anos registrando e analisando o fenômeno, como Silence of the Bees (2007), Vanishing of the Bees (2009) e Queen of the Sun (2010). Segundo estudos científicos recentes, o grande vilão que está ameaçando as abelhas é um novo tipo de produto químico altamente tóxico usado em pesticidas. Chamado neonicotinoide, ele é quimicamente similar à nicotina, e age no sistema central dos insetos e de pequenos pássaros. Evidências indicam que pode também afetar o desenvolvimento cerebral dos bebês. Ao contrário dos Estados Unidos, vários países europeus baniram o uso de neonicotinoides.

Mais do que reduzir o mel na mesa, a morte em massa das abelhas pode gerar uma crise de alimentos. Sem abelhas, não há boa produção de castanhas, pêssegos, maçãs, laranjas, tomates, feijão, brócolis... Isso sem falar nas plantas silvestres e no abalo ecológico. Não por acaso, Albert Einstein disse que, “se as abelhas forem extintas, a sociedade humana desaparecerá em quatro anos”.

implicações: Neste mundo interconectado e globalizado, até a morte em massa de insetos na América do Norte pode causar impacto em outras partes do planeta. Um fenômeno como o das abelhas pode afetar a alimentação de grandes populações.

Agosto, 2

Supremo Tribunal Federal inicia o julgamento do mensalão

No dia 6 de junho de 2005, a palavra “mensalão” apareceu pela primeira vez em um veículo de comunicação de circulação nacional, o jornal Folha de S. Paulo. O neologismo, criado em analogia com as palavras “mensalidade” e “mesada”, descrevia o esquema de compra de votos de parlamentares. A partir daí, o mensalão passou a fazer parte do vocabulário diário da imprensa brasileira e até do exterior, ganhando tentativas de traduções para o espanhol (mensalón) e o inglês (big monthly allowance, “grande pagamento mensal”).

Depois de uma superexploração do tema pela mídia, o maior escândalo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a cair no silêncio e no esquecimento. Parecia que os “mensaleiros” sairiam impunes. Mais eis que, no dia 2 de agosto de 2012, o Supremo Tribunal Federal deu início ao julgamento dos 38 réus do mensalão, num processo chamado tecnicamente de Ação Penal 470. Na corte, os fatos começaram a vir à tona de maneira mais clara e consistente. Apesar de as pessoas envolvidas terem dito inicialmente que as denúncias eram falsas, invenções de inimigos políticos, as evidências mostraram que houve, sim, um abominável esquema de corrupção. Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o mensalão foi “o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil”. Joaquim Barbosa, relator do caso, em que mais de 600 testemunhas foram ouvidas, ganhou notoriedade, perfil na Veja e elogios por sua firmeza. A revista britânica The Economist afirmou que o julgamento do mensalão é sinal de que o Brasil está fazendo avanços na luta contra a “cultura da impunidade”.

implicações: A corrupção e o pecado parecem não ter fim. O julgamento demora mais do que gostaríamos. Porém, o juízo divino é certo e logo revelará os bastidores de todos os mensalões. Quando o Supremo Tribunal Celestial iniciar a sessão, tudo ficará claro. O salmo 73 descreve a tensão de um homem honesto ao ver o progresso dos ímpios. Para ele, era difícil entender isso. Mas depois ele diz: “Até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.” Sim, um dia, os mensaleiros serão condenados.

setembro, 27

Robô Curiosity encontra evidências de rio em Marte

Lançada em 26 de novembro de 2011, a sonda espacial Mars Science Laboratory levou para o espaço um veículo explorador batizado de Curiosity (Curiosidade). Ele aterrissou em Marte no dia 6 de agosto de 2012, num pouso descrito como um “milagre da engenharia”. Sua missão é investigar a possibilidade da existência de vida no planeta vermelho, estudar o clima, pesquisar a geologia e coletar dados para o envio de uma futura missão tripulada.

No dia 27 de setembro, após 52 dias de exploração, o robô enviou imagens que mostram indícios da existência do leito de um rio que um dia correu vigorosamente pela superfície marciana. A Nasa calculou que o rio teria entre 10 e 50 cm de profundidade, podendo ter chegado a 1 m. Embora já existissem provas da existência de água no planeta, é a primeira vez que as imagens mostram cascalho de um rio. “Isso é algo que teria requerido milhares de anos, se não um milhão de anos ou mais, para se formar”, disse John Grotzinger, cientista que trabalhou no projeto da sonda Mars Science Laboratory. A missão do Curiosity, prevista para durar dois anos, deve revelar ainda mais coisas.

implicações: Em seu estágio sofisticado, a ciência está conseguindo conquistas inimagináveis no passado. Isso tem possibilitado um conhecimento extraordinário do Universo e direcionado o olhar para longe da Terra. Alguns cientistas, como o físico e cosmólogo Stephen Hawking, acham que o futuro da humanidade está no espaço. De fato, nosso futuro é no espaço, mas quem nos levará para o Céu será Deus, não uma nave espacial.

Outubro, 22

Furacão Sandy inicia sua trajetória destrutiva

O furacão Sandy, também chamado de ciclone tropical, causou muitas perdas em vários países do Caribe, no Canadá e na Costa Leste dos Estados Unidos. Em diâmetro, foi o maior furacão registrado no Atlântico, com ventos que se estenderam por 1.800 km. A tempestade se formou no dia 22 de outubro, atingiu o pico de intensidade no dia 25 e se dissipou no dia 31. Os ventos chegaram a 175 km/h. A passagem do Sandy causou pelo menos 253 mortes (119 nos Estados Unidos) e um prejuízo calculado inicialmente em 65.5 bilhões de dólares, o que o tornaria a segunda tempestade mais custosa da história norte-americana, após o furacão Katrina, em 2005.

implicações: À medida que o tempo passa, catástrofes naturais podem se intensicar, e mesmo nações ricas sofrem muito com as tragédias. “Quando a mãe natureza mostra ira em seu caminho, ficamos à mercê dela, e tudo o que podemos fazer é orar e agir da melhor maneira que pudermos”, disse Lorenzo Langford, prefeito de Atlantic City, afetada pelo Sandy. No futuro, as catástrofes poderão ser atribuídas erroneamente a castigos divinos enviados em desagrado pela “teimosia” de uma minoria que se recusará a seguir a imposição político-religiosa global.

novembro, 1

Desemprego na zona do euro bate recorde

A situação do mercado de trabalho na Europa continua preocupante, especialmente para as novas gerações. Os gráficos divulgados pela Eurostat em 31 de outubro indicaram que há 18,5 milhões de pessoas desempregadas nos 17 países da zona do euro. O número de desempregados subiu para 11,6% em setembro, última estatística disponível até o fechamento deste artigo. Somente em setembro, 146 mil pessoas foram para as filas dos desempregados. Em toda a Europa, em setembro, 25,7 milhões estavam sem emprego, um aumento de 2,1 milhões em relação a setembro de 2011. Na Espanha e na Grécia, a taxa de desemprego atingiu 25,8% e 25,4%, respectivamente. A perspectiva das novas gerações não é animadora. Na Comunidade Europeia, há 5,5 milhões de jovens abaixo de 25 anos sem emprego, taxa que subiu de 21,7% em setembro de 2011 para 22,8% em setembro de 2012. “O desemprego pode fazer a Europa ter sua Primavera Árabe”, disse recentemente Guy Ryder, novo diretorgeral da Organização Internacional do Trabalho. Para ele, está no limite a capacidade da população grega, espanhola ou portuguesa de suportar cortes sociais.

implicações: Além do drama humano, crises econômicas e preocupações sociais podem abrir espaço, no futuro, para medidas radicais, como a imposição do domingo como dia sagrado, na tentativa de diminuir o secularismo, resgatar a herança cristã europeia e ganhar o “favor divino”. “Mais cedo ou mais tarde, serão aprovadas leis dominicais”, escreveu Ellen G. White na Review and Herald, em 16 de fevereiro de 1905. A julgar por várias iniciativas recentes na Europa e em outros países, esse tempo pode estar chegando. De acordo com a interpretação adventista, o império americano impõe a lei dominical, mas a ideologia vem primariamente da Europa (Roma).

Dezembro, 21

Fim do mundo!

Segundo os intérpretes do calendário maia, o mundo deve terminar no dia 21 de dezembro de 2012! Para muitos, a data se tornou quase sagrada, pois será o suposto fim do atual ciclo planetário. Entre outras coisas, os adeptos do calendário sugeriram os seguintes cenários:

• A atividade solar chegará a um nível extremo, e as erupções terão impacto sobre nosso planeta.
• Haverá desastres naturais em uma escala sem precedentes, incluindo grandes mudanças climáticas.
• Ocorrerá uma inversão dos polos magnéticos da Terra.
• O Sol se alinhará com a Via Láctea, num ciclo conhecido como precessão dos equinócios.
• O fim do calendário maia marcará o fim dos tempos, e o mundo será destruído.
• A humanidade entrará em uma nova fase de iluminação e espiritualidade, dando início a um período de mil anos de paz.

Em resumo, na concepção de alguns milenaristas aficionados por 2012, o calendário maia prevê o caos total no planeta, embora outros afirmem que não é o fim do mundo, mas apenas o início de um novo baktun (13.0.0.0.0).

Entretanto, quem estava se programando para o fim do mundo em 2012 terá de esperar um pouco mais. Em maio, num artigo publicado na revista Science, foi anunciada a descoberta de pinturas feitas em paredes de ruínas da cidade de Xultún, na Guatemala, no 9º século, que retratam o calendário maia mais antigo até o momento. Esse calendário indica que, na verdade, existem 17 batkuns, e não 13. Portanto, o mundo continuará.

implicações: Muitas pessoas preferem acreditar no calendário maia a crer na profecia hebraica. No entanto, a revelação bíblica é a única confiável. Mesmo que um “novo” calendário maia não houvesse sido encontrado, o mundo continuaria do mesmo modo. Jesus advertiu que ninguém sabe o dia nem a hora do encerramento deste ciclo, senão o Pai (Mt 24:36). Para aqueles que confiam no cronograma bíblico, 21 de dezembro de 2012 será apenas o solstício de inverno no hemisfério norte. O fim virá somente quando o próprio Criador do tempo e dos calendários surgir no espaço e colocar fim ao ciclo atual.

Os eventos citados nesta matéria, e inúmeros outros não mencionados por falta de espaço, indicam que o mundo caminha para o fim. Embora não saibamos a data, é importante ler os acontecimentos com inteligência e equilíbrio. Os fiéis estudiosos da profecia podem ter uma visão mais ampla do curso da história. Num artigo publicado na Review and Herald, no dia 5 de agosto de 1902, Ellen G. White escreveu: “Aqueles que se colocam sob o controle de Deus para serem guiados por Ele perceberão o imperturbável curso de eventos que Ele determinou.”

Em sua maioria, os acontecimentos de 2012 foram negativos, mas você pode levantar a cabeça e se alegrar, porque a redenção se aproxima (Lc 21:28). Quando Cristo voltar, todas as notícias serão boas, o ano inteiro, todos os anos.

Marcos de Benedicto - Editor de livros na CPB

Related Posts with Thumbnails