sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Papa pede uma nova ordem econômica e política mundial

Cidade do Vaticano (RV) - Encerra-se esta quarta-feira, 5, no Vaticano, 27ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz. Os membros e consultores deste dicastério foram recebidos pelo Papa Bento XVI na última segunda-feira. Analisando as principais problemáticas sociais de seus continentes, os 40 participantes debateram sobre a criação de uma nova ordem política e econômica mundial, o acesso ao trabalho para todos e a prioridade do ser humano sobre o capital.

A RV contatou Pe. Thierry de Guertechin, jesuíta nascido na Bélgica e residente no Brasil desde 1975. Especialista em Demografia, Professor de Sociologia e Ciências Políticas, é pesquisador e professor no Centro de Investigação e Ação Social e no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento – CIAS/IBRADES desde 1980.

Segundo ele, a criação desta nova ordem, já proposta por João XXIII e defendida hoje por Bento XVI; "é imprescindível hoje, quando quem detém o capital ‘manda no mundo’". Nesta entrevista, Pe. Thierry afirma que a sociedade, ao se deixar dominar pelo capital, se transforma em um sistema antidemocrático e contrário aos direitos humanos. Para ouvir, clique acima.



"Houve ainda uma troca de opiniões sobre a situação internacional e sobre a atual crise econômica, especialmente em relação às suas consequências na Europa, além da contribuição que a Igreja Católica pode oferecer."

De ser lembrado, que a última encíclica papal "sugere" um líder de consenso para todo o plano político econômico mundial.
Related Posts with Thumbnails