domingo, 27 de novembro de 2011

Bento XVI recebeu bispos dos Estados Unidos da América

"Bento XVI pediu, este sábado, a um grupo de bispos dos Estados Unidos da América que prossigam o seu empenho contra os abusos sexuais e para que a Igreja faça ouvir a sua voz na sociedade.

Em visita «Ad Limina», os bispos norte-americanos foram recebidos esta manhã pelo Papa que os encorajou a defender a verdade e a oferecer uma palavra de “esperança aos americanos num tempo de mudanças sociais radicais”, refere a Rádio Vaticano.

O Papa iniciou o seu discurso voltando ao contexto da sua viagem apostólica aos Estados Unidos, em 2008, e recordou que aquela visita tinha como objetivo encorajar os católicos americanos, após o escândalo e a desorientação causada pela crise dos abusos sexuais: “Quis dar-me conta pessoalmente dos sofrimentos causados às vítimas e dos esforços sinceros feitos tanto para assegurar a segurança das crianças como para enfrentar de maneira transparente e adequada as acusações de abusos”.

Bento XVI refere que os esforços “conscienciosos da Igreja para enfrentar esta realidade ajudem todos a reconhecer as causas e as consequências devastadoras dos abusos sexuais e a responder eficazmente a este flagelo que toca todos os níveis da sociedade”.

No seu discurso, o Papa tocou também num tema forte da sua viagem aos Estados Unidos: o desafio da nova evangelização e a mudança radical do cenário social e religioso.

Para Bento XVI é fundamental que se verifique “uma maior atenção” sobre o futuro das “sociedades democráticas” e a forma como “tantos homens e mulheres” estão a “prescindir das suas visões políticas e religiosas”.

Não obstante as tentativas de fazer silenciar a voz da Igreja no espaço público”, o Papa frisou que muitas pessoas de boa vontade “continuam a olhar para a sua sapiência” e um guia válido para “enfrentar esta crise de amplo alcance”."

Fonte: Agência Ecclesia (negritos meus para destaque)

Nota O Tempo Final: Esta notícia tem alguns aspetos que merecem ser destacados.

O apelo para que os bispos americanos façam ouvir a voz da Igreja na sociedade pode não perecer algo de particularmente especial, mesmo sendo assumido pelo Papa que estamos em tempos de mudanças sociais radicais.

Contudo, repare só neste pormenor: quando se apontam as tentativas de silenciar a voz da igreja, a proposta do Vaticano é que ela, a Igreja Romana, continue a ser "um guia válido para enfrentar esta crise de amplo alcance"!!!

Ou seja, na maior parte das intervenções, a Igreja Católica propõe, em jeito de fomento de consensos, que os valores cristãos sejam o tal guia válido; desta vez, e tal e qual venho defendendo há bastante tempo, assume-se claramente que esses valores e princípios não serão tanto cristãos, mas, essencialmente, católicos.

E se por acaso alguém é levado a pensar que o Papa pretende apenas fazer sugestões de âmbito social, ou até mesmo económico ou financeiro, desengane-se: isso não é verdade, pois existe algo mais nessa intenção!

A prova está no excerto da notícia que refere estarmos perto de uma "mudança radical do cenário social e religioso". Reparou bem? Não apenas social, mas também religioso!

E pensando que isto foi inspiração para os bispos americanos, percebo que essas instruções serão bem recebidas...
Related Posts with Thumbnails