CIDADE DO VATICANO, 9 NOV (ANSA) - O papa Bento XVI receberá, no próximo sábado, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rumpuy, segundo a assessoria de imprensa do Vaticano.
O encontro ocorre no fim da semana em que dois chefes de Governo europeus, o grego Giorgios Papandreou e o italiano Silvio Berlusconi, anunciaram que renunciarão ao cargo, em meio a uma intensificação no risco de que a crise das dívidas públicas saia do controle.
Hoje, um grupo de especialistas da União Europeia (UE), junto com inspetores do Banco Central Europeu (BCE), iniciaram a supervisão da instalação das reformas econômicas na Itália, prometidas pelo premier em 26 de outubro.
O monitoramento foi uma solicitação do próprio Berlusconi na última Cúpula do G20, que teve como discussão central a possibilidade da Grécia não aceitar o pacote de ajuda da UE, que incluía um perdão de 50% de sua dívida pública.
Essa é a segunda reunião que o Papa tem com uma liderança europeia para tratar da crise econômica no continente. Em setembro, Joseph Ratzinger teve um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, quando visitou a Alemanha.
Em agosto, o líder máximo da Igreja Católica também se reuniu com o presidente do governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, com quem debateu a crise e os conflitos sociais no mundo.
Fonte - ANSA
Nota DDP: Apenas duas possibilidades óbvias podem ser abstraídas desta modalidade de encontro: troca de favores ou submissão espiritual, talvez as duas ao mesmo tempo.
Em um período em que a igreja romana tem se manifestado tanto sobre o assunto economia, não é impossível se subentender que as lideranças políticas que a procuram estejam propensas a aceitar as sugestões de eleição de um líder único, com peso moral para lidar com a situação.
As peças se encaixariam perfeitamente.