quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Terremoto de magnitude 5 volta a assustar província turca de Van

Um terremoto de magnitude 5 na escala Richter atingiu a província turca de Van, a mesma que foi arrasada em outubro por um tremor de magnitude 7,2, responsável pela morte de mais de 600 pessoas, informou o Centro de Pesquisa Sísmicas e Observatório de Kandilli.

Até o momento, não há informações de vítimas do novo terremoto, que ocorreu às 2h47 locais desta quarta-feira (22h47 de terça-feira pelo horário de Brasília). O epicentro do tremor foi localizado na vila de Kevenli.

As autoridades esvaziaram o Hospital Regional de Van. Durante essa operação, uma mulher deu à luz uma menina no jardim do hospital.

Equipes de policiais estavam mobilizadas pela cidade nesta manhã para verificar danos ou destruições de prédios.

Desde o forte terremoto de 23 de outubro, esta região situada no sudeste da Turquia foi atingida por milhares de réplicas e sismos independentes.

Aos mais de 600 mortos do primeiro tremor, se somaram dezenas de novas vítimas que morreram sob os escombros de dois hotéis derrubados por outro terremoto, de magnitude 5,2, no início de novembro.

As autoridades advertiram à população que a região pode continuar sendo atingida por sismos até junho.

O ministro do Meio Ambiente e Urbanismo da Turquia, Erdogan Bayraktar, informou recentemente que o governo de Ancara começará em breve a construir novas casas para os desabrigados. A estimativa é que os imóveis fiquem prontos até setembro de 2012.

Fonte - Folha
Related Posts with Thumbnails