domingo, 20 de novembro de 2011

Espanha e Itália estão muito perto do incumprimento

Economista-chefe do Citigroup diz que se a UE e o BCE não agirem Espanha e Itália podem estar muito perto do incumprimento.

A Europa tem semanas ou dias para evitar um 'default' de Espanha ou de Itália se o BCE não intervir e comprar dívida no mercado secundário, afirmou hoje Willem Buiter, economista chefe do Citigroup.

"O tempo esgota-se rapidamente", assegurou Buiter em declarações à Bloomberg Television. "Penso que temos uns meses - ou mesmo semanas ou dias - antes que tenhamos um risco importante de 'default' desnecessário em países com Espanha ou Itália", afirmou.

"Isso seria uma catástrofe financeira que arrastaria o sistema financeiro europeu e norte-americano com ele. Por isso têm que agir agora" insistiu.

Para Buiter, se não se aumentar o tamanho do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), o BCE é o único canal para ajudar na zona euro.

"Podem ter que tapar o nariz enquanto o fazem, mas se não o fizerem é o fim da zona euro", disse, recordando que o BCE não pode emprestar dinheiro directamente aos governos ou comprar no mercado primário, explicou que "não há qualquer restrição em comprar qualquer quantidade de dívida soberana em qualquer momento no mercado secundário".

Fonte - Económico.pt
Related Posts with Thumbnails