sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Nível dos oceanos pode subir 25% a mais do que o esperado
Segundo Mitrovica, até pouco tempo atrás, acreditava-se que o derretimento do gelo faria o nível do mar subir cinco metros. Ele explicou que os cálculos feitos transformaram o volume total da calota de gelo em água e consideravam que a água seria distribuída por igual no mundo.
Mas, para os pesquisadores, esta é uma estimativa "muito simplista", que não leva em conta outros efeitos fundamentais. Em primeiro lugar, quando uma placa de gelo derrete, perde sua força gravitacional e faz com que a água se afaste. Assim, quando uma calota de gelo se funde, o volume de água diminui em um raio de dois mil km e, consequentemente, aumenta nas áreas mais afastadas.
"Se a placa de gelo no oeste antártico derreter, o nível do mar perto da Antártida diminuirá, mas aumentará muito mais do que o esperado no hemisfério norte, por causa deste efeito gravitacional", disse o especialista.
O estudo, que será publicado no dia 6 de fevereiro pela revista Science, acrescenta que outro fator ignorado nas outras simulações é o buraco que ficará no lugar da placa.
Os cientistas afirmam que a região encherá de água. Porém ainda prevêem que, depois que o gelo desaparecer, o buraco diminuirá de tamanho, empurrando parte da água em seu interior de volta para o mar, contribuindo para aumento do nível dos oceanos.
Os autores do artigo dizem também que, se a placa de gelo desaparecer totalmente causará uma mudança no eixo de rotação da Terra. Isso provocaria um deslocamento na água dos oceanos Atlântico e Pacífico, do sul para o norte, afetando as áreas da América do Norte e do Oceano Índico meridional.
"O efeito de todos estes processos é que, se a placa de gelo da Antártida ocidental derreter, o aumento no nível do mar em muitas regiões litorâneas será pelo menos 25% maior que o esperado", alertou Mitrovica.
Isto se traduziria em um aumento de seis a sete m do nível do mar, "uma grande quantidade de água adicional, sobretudo ao redor de áreas urbanas como Washington DC, Nova York e a costa da Califórnia", disse.
A comunidade científica ainda está debatendo que quantidade de gelo desapareceria se a placa ocidental derretesse, mas segundo o cientista, aconteça o que acontecer, "o trabalho comprova que o aumento do nível do mar que se produz em muitas zonas litorâneas povoadas seria muito maior" do que o indicado pelas primeiras estimativas.
Fonte - Terra
Cristãos respondem anúncios ateus em ônibus de Londres
Segundo o jornal britânico, os anúncios foram desenvolvidos pelas organizações Partido Cristão, Trindade da Sociedade Bíblica e Igreja Ortodoxa Russa. Criado pelo reverendo George Hargreaves, o anúncio do Partido Cristão, por exemplo, é uma clara resposta à frase dos "ônibus ateus".
- Provavelmente há Deus. Então entre para o Partido Cristão e aproveite a sua vida - disse.
Na campanha criada pela Associação Humanista Britânica, o slogan ateu proclamava justamente o contrário.
- Provavelmente não há Deus. Então pare de se preocupar e aproveite a sua vida.
Além da resposta do Partido Cristão, houve mais duas. A da Igreja Ortodoxa Russa também foi criada em cima da versão humanista.
- Há um Deus, acredite. Não se preocupe e aproveite sua vida.
Já a da Trindade da Sociedade Bíblica foi mais agressiva. "O tolo diz que não há Deus em seu coração", diz o anúncio, tirado do Salmo 53.1. Ao todo os anúncios cristãos serão divididos em 175 carros, que rodarão por Londres e região metropolitana: 100 para a Trindade da Sociedade Bíblica, 50 para o Partido Cristão e 25 para a Igreja Ortodoxa Russa, segundo o Guardian.
No mês passado, quando o ônibus ateu foi lançado, a Autoridade de Anúncios Publicitários (ASA, na sigla em inglês) recebeu quase 150 reclamações de que o "ônibus ateu" ofendia os cristãos e que a afirmação de que "não há Deus" não pode ser comprovada. A ASA respondeu que os anúncios não iam contra as regras e que simplesmente expressavam uma opinião.
Fonte - JB Online
Nota DDP: A discussão de cunho religioso cada vez mais na pauta do dia. Leia também "Ônibus viram palco de 'guerra religiosa' na Espanha".
ONU pede resolução sobre novo acordo contra mudanças climáticas
Ban Ki-moon afirmou que preocupações eleitorais domésticas, aliadas à crise econômica, podem atrapalhar o combate ao aquecimento global.
Em dezembro, cerca de 190 países deverão se reunir em Copenhague para tentar aprovar um novo acordo climático que substitua, a partir de 2013, o atual Protocolo de Kioto.
Fonte - Opinião e Notícia
"Spots" de um mundo em crise
Elas já foram ícones do sucesso alcançado pelo país no pós-guerra, mas agora as empresas japonesas de eletrônicos estão em profundas dificuldades. A crise econômica vem expondo seus problemas com espantosa rapidez e severidade.
A estratégia de cada uma destas empresas de vender uma ampla gama de produtos funcionou bem durante o boom econômico do Japão, entre 1960 e 1990. Os eletrônicos "Made in Japão" se tornaram líderes mundiais em qualidade. Agora o cenário é outro, e empresas como Sony, Panasonic, Hitachi e Toshiba devem anunciar prejuízos bilionários relativos a 2008.
Com a recessão global, a demanda por aparelhos eletrônicos entrou em colapso, e o iene forte prejudica as exportações, sendo que para algumas empresas de eletrônicos as exportações significam mais da metade das vendas. No ano passado, a moeda japonesa chegou a se valorizar 67% frente à libra esterlina.
Fonte - Opinião e Notícia
Crise global “é a pior do século”
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quinta-feira (05/02) que considera a atual crise econômica é "a pior em um século".
Sarkozy considera "normal" a preocupação dos franceses com a piora de sua situação econômica, mas acrescentou que sua prioridade é proteger o emprego, mantendo seu plano de reformas.
Sarkozy disse ainda que manterá sua política de reformas para tornar a França mais competitiva não mudará pela pressão das manifestações.
Fonte - Opinião e Notícia
Setor privado dos EUA corta mais de 500 mil postos de trabalho em janeiro
Relatórios publicados nesta quarta-feira (04/02) revelaram que as empresas norte-americanas devem continuar a demitir funcionários durante pelo menos mais um ano, mesmo que o governo aja rapidamente para estimular a economia.
A consultoria ADP Employer Services anunciou que o setor privado norte-americano cortou mais de 500 mil postos de trabalho em janeiro. De acordo com o Instituto de Gerenciamento de Suprimentos, em janeiro o setor de serviços -- que representa cerca de 80% da atividade econômica dos EUA -- assumiu um ritmo menos acelerado do que em dezembro, mas as perspectivas de emprego continuam sombrias.
Fonte - Opinião e Notícia
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
A nova era do cristianismo
Não há muita novidade na diretiva filosófica, uma vez que já se havia veiculado inclusive neste espaço algumas considerações do Prof. Sikberto Marks no post "Políticos aderem ao diálogo inter-religioso", sobre as movimentações políticas atuais que se distribuem de forma a utilizarem a religião como instrumento de implementação de suas ideologias. E até aí nenhuma também novidade, sempre foi assim na história.
Voltaram-me à mente, no entanto, as palavras de Rick Warren na cerimônia de posse do novo presidente americano que, confesso, tinham me causado um certo desconforto e as seguintes perguntas: "Como foi incentivado por tanto tempo no meio cristão a leitura do livro Uma vida com propósitos e o autor deste livro se posicionar ao lado de uma nova administração que é contrária aos mais comezinhos princípios cristãos? As palavras que ele proferiu na posse se caracterizam como suas novas convicções ou, simplesmente decorrem daquilo que ele sempre pregou como válido aos cristãos acreditarem?"
Sim, porque a idéia de laicismo do Presidente Obama, ou seu posicionamento em questões como aborto e orientação sexual, e.g., não deixam muito espaço para a presença de um ministro de Cristo no mesmo púlpito, considerando-se que, ainda que indiretamente, assim procedendo estaria a subscrever as convicções deste agente político.
Aos versados no idioma inglês, sugiro assistirem os primeiros minutos dos comentários de um Pastor Batista, de nome Mike Haggard, sobre este evento e, principalmente, sobre este estranho abraço entre religião e política que temos verificado em posicionamentos como o de Tony Blair na teoria, ou o de Obama/Warren na prática:
Se entender o posicionamento de Blair no contexto escatológico pintado na Bíblia é de suma importância, penso ser imprescindível a leitura de um texto de nome "A Igreja de Saddleback e a IASD" que nos trás interessantes reflexões sobre como este quadro abstraído da influência do Pr. Warren afeta o mundo cristão e até mesmo a nós como Adventistas do Sétimo Dia.
A "nova era do cristianismo" chegou. Ela tem um objetivo muito definido, levar os homens a dobrarem-se diante de um falso cristo, fazendo com que aquEle que é O caminho, A verdade e A vida, seja substituído por outro mais user-friendly, como diria o Prof. Azenilto G. Brito. Como assinala o texto publicado pelo irmão Levi Tavares em seu site, esta nova corrente filosófica no meio cristão tem como uma de suas diretrizes finais diluir a mensagem do arrependimento e da obediência que se segue à aceitação de Cristo. Assim as igrejas se tornam mais atrativas, mais ao gosto do freguês (sem trocadilho), trazendo o homem do mundo E com mundo.
Muito de salvador, nada de senhor.
Como sustenta um amigo, satanás nunca esteve tão interessado em que o mundo inteiro se tornasse cristão como agora, quando ele parece estar às portas de aparecer como este falso cristo, afinal, quem ele poderia enganar se não pudesse colocar os homens a lhe esperar?
FAQ
Google lança ferramenta que permite localizar usuários de celular
A ferramenta é gratuita. Basta se cadastrar e ativar o serviço nos celulares compatíveis. A partir disto os usuários podem compartilhar ou não sua localização com os amigos. O Google Latitude foi lançado em 27 países, incluindo o Brasil.
Fonte - Opinião e Notícia
O futuro já chegou: Oceano invade e arrasa terras brasileiras

No Brasil, os moradores da Ilha do Marajó já convivem com o drama da reação da natureza. Na comunidade da Praia do Pesqueiro, em Soure, em menos de 30 anos todas as casas foram reconstruídas, mais em direção a floresta, por três vezes, confirma a família Farias, nativa da maior ilha fluviomarítima do mundo. A tendência é de piora.
Estudos realizados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, relacionado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, revela que a temperatura vai subir ainda mais no Brasil. A ilha, localizada no Pará, perderá quase 40% de sua extensão para o mar; no Nordeste, onde estão as maiores áreas secas do país, está previsto um aumento de 4,5 ºC, o que levará à desertificação dessa região; no Centro-Oeste, com a diminuição das chuvas, o Pantanal, verdadeiro paraíso ecológico, terá suas espécies ameaçadas; no Sudeste brasileiro, parte da faixa de areia sumirá da orla marítima; e, na região sul, a elevação do mar provocará inundação das áreas com matas nativas.
...
Fonte - Portal do Meio Ambiente
Sistema da Sony usa veias humanas para fazer identificação

Depois do desenvolvimento de sistemas de identificação por meio de reconhecimento da face, scanners de retina e identificação por impressão digital, a Sony anunciou o desenvolvimento de um sistema que permite a identificação por veias humanas.
Batizado de Morfiria, o sistema é "compacto, muito veloz, muito preciso na tecnologia de autenticação de veias", de acordo com a empresa.
A nova tecnologia, anunciada em Tóquio, foi desenvolvida para aplicação em dispositivos móveis (como celulares e pen-drives, por exemplo), com a intenção de proteger produtos de possíveis espionagens.
"O sistema de autenticação por veias humanas utiliza um método único, no qual um sensor CMOS ótico, disposto diagonalmente, captura o interior das veias por meio de luzes", diz a empresa.
Segundo o site Techradar, a Sony afirma que o sistema de identificação usa diretamente as veias do dedo. Devido a isso, a identificação não pode ser clonada.
A Sony espera implementar a tecnologia do Morfiria em dispositivos móveis ainda neste ano.
Fonte - Folha
As sete trombetas
Com bastante zelo e pedindo sempre a orientação divina iremos estudar as sete trombetas em uma perspectiva diferente, mas não saindo da história.
Historia Adventista da sétima trombeta
A IASD Interpreta o capítulo 10 de apocalipse como sendo o grande desapontamento de 1844 .
João come o rolo e é doce como mel na boca, mais no ventre era amargo. O primeiro questionamento é como o livro do apocalipse foi dividido em capítulos e versículos?. A Bíblia foi inspirada por Deus mais a divisão não. Por tanto do verso 1 ao 7 temos um trecho introdutório e explicativo do começo da mensagem ate o final da mesma. Do verso 8 em diante temos o acontecimento do grande desapontamento.
Depois do grande desapontamento, Hiram Edson tem uma visão ou ouve não se sabe bem como aconteceu tal fenômeno, de que na realidade Cristo havia passado do lugar Santo para o lugar Santíssimo do Santuário Celestial. No decorrer deste relato diz também que soa a sétima trombeta, mais na visão da Sra. Ellen. G. White não se diz nada a respeito da sétima trombeta no tocante à passagem de Cristo do Santo para o Santíssimo.
Outro questionamento e que na sexta trombeta segundo a interpretação de Josias Litch ela findaria na queda do império Turco Otomano e isso ocorreu em 1840 e com isso acredita-se que neste mesmo ano ou 1844 a mensagem de Miller ou o segredo de Deus se cumprira.
Primeiramente nosso estudo ira se concentrar no Santuário e sua importância, todos os pioneiros se emplacaram incansavelmente no estudo ou descoberta sobre o tema. O Santuário é a doutrina fundamental do Adventismo e sem o conhecimento do mesmo não entenderíamos a essência das outras doutrinas e as profecias em sua total realidade.
Continue lendo aqui.
Para entrar em contato pessoal com o irmão Elias dos Santos Vasconcelos, que idealizou o estudo, também para eventuais comentários e sugestões, utilize seu email: elias-profecias@hotmail.com
Nota DDP: Seguindo a proposta deste espaço em franquear aos irmãos um canal de veiculação de suas impressões sobre as profecias bíblicas, transcrevemos apenas a parte inicial deste estudo que nos foi enviado, o que fizemos em função do tamanho do mesmo, que não se adequa à agilidade deste espaço, mas que pode ser baixado de forma completa no link supra.
Não deixe de ler nosso FAQ.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
O ameaçador romance do Google com Obama
13/Jan/09Um espectro ronda o mundo: o relacionamento cada vez mais próximo do Google com o futuro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Isso só pode acabar mal. Quando uma empresa começa a se envolver diretamente na política, quem paga o pato somos nós. Sempre.
As corporações (pequenas, médias e grandes) têm como único objetivo ganhar dinheiro – e o Google não foge disso. Cá entre nós, o sistema legal e as instituições dos países muitas vezes aparecem para os empresários como um entrave aos seus negócios. Aí, só restam duas opções.
A primeira é aceitar as coisas como elas são e ganhar menos grana do que o esperado. Por que você acha que o pessoal de Mountain View aceitou se submeter às regras do regime ditatorial da China? Não dava para ignorar um mercado de mais de 1 bilhão de pessoas com crescimento econômico recorde... A segunda alternativa é dar um jeito de alterar essas estruturas e estourar a banca. Que modo melhor de fazer isso do que tornar-se amigaço do Obama?
Para quem tem memória curta, no ano passado o Google quase tomou uma pancada do Departamento de Justiça dos EUA quando tentou firmar um acordo de publicidade com o Yahoo!. A empresa estava prestes a ser classificada como um monopólio quando resolveu voltar atrás, com medo de ver a sua fama de “superlegal” ser destruída (a Microsoft, que já passou por isso, que o diga). Mas tudo poderia ter corrido bem em Washington se houvesse um maior número de compadres.
As provas de que o Google tenta estreitar laços com Obama são muitas. Seu CEO, Eric Schmidt, declarou apoio ao democrata e ajudou na campanha pela sua vitória (ele fez a ressalva de que a empresa continuava neutra, mas você acreditou? Tsc... tsc... tsc...). Tem mais. O Google vai fazer uma festa no dia da posse de Obama (disseram que será um evento também voltado para os republicanos... Hum... Sei...). Por falar nisso, seis dos seus executivos – Eric Schmidt, Larry Page, Marissa Mayer, Chad Hurley, Richard Costolo e David Drummond – doaram um belo dinheiro (US$ 25 mil cada um) para a cerimônia de posse do futuro presidente americano.
Bem, e o que nós temos com isso? Tudo. Nenhum político é bobo. Aqueles que se deixam influenciar sempre pedem algo em troca. E é aí que mora o perigo. Obama pode mudar uma regrinha aqui e ali para alegrar o Google. Depois, vai cobrar o que achar que deve, como, por exemplo, o acesso aos dados de milhões de usuários que estão nos servidores da empresa. Aí você pode dizer: "Imagina, o Obama é joia". Dá no mesmo. Porque os republicanos um dia vão assumir a presidência e podem querer se vingar desse namoro declarado. Como? Obrigando o Google a abrir a caixa preta de seus servidores.
Fonte - Info
Relatório aponta esgotamento de água potável em menos de 20 anos
"Em menos de 20 anos, a falta de água poderá fazer com que Índia e Estados Unidos percam a totalidade de suas colheitas", afirmam os autores do estudo, destacando que, paralelamente, a procura por alimentos explodirá.
Segundo o relatório, muitos lugares do mundo estão a ponto de esgotar suas reservas de água, sobretudo em consequência de uma política especulativa por parte dos governos, ao longo dos últimos 50 anos.
"No futuro, o mundo não poderá simplesmente administrar a questão da água como tem feito no presente", aponta o texto. Cerca de 40% dos recursos aquíferos dos Estados Unidos são destinados à produção energética, enquanto apenas 3% vão para o consumo doméstico.
As necessidades de água para produzir energia devem aumentar 165% nos Estados Unidos e 130% na União Europeia, de acordo com o estudo.
O relatório também calcula que, no atual ritmo de derretimento, a maioria das geleiras do Himalaia e do Tibet terão desaparecido até 2100, e que 70 grandes rios do mundo secarão devido aos sistemas de irrigação para a agricultura.
Fonte - Folha
Tratado de Latrão vai fazer 80 anos
Fonte - Cristo Voltará
Música propicia estado de êxtase e transe em Igrejas Pentecostais
Juliana Kiyomura Moreno
O uso da música como meio para chegar a um estado de êxtase e transe religioso vêm se tornando comum em igrejas de diversas religiões em todo o mundo. A partir dessa constatação, uma pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da USP analisou essa prática em algumas Igrejas Pentecostais da cidade de São Paulo. A dissertação Manifestações espirituais nas Igrejas Pentecostais: um estudo psicossocial do êxtase e do transe através da música como mobilizadora de emoções desenvolvida por Valdevino Rodrigues dos Santos mostra que a utilização da música nestas igrejas ajuda a aumentar o número de fiéis.
De acordo com o pesquisador, que apresentou sua pesquisa em agosto desse ano, "as Igrejas Pentecostais são as que mais crescem no mundo inteiro e esse tipo de recurso (o uso de ritmos musicais contemporâneos) só tende a aumentar".
Santos analisou as igrejas pentecostais desde a primeira Assembléia de Deus, trazida ao Brasil pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg em 1910. Ele também estudou "Igreja do Evangelho Quadrangular", instalada em 1950, e a "Renascer" na década de 1980.
Dentre elas, a Igreja Renascer é a mais liberal. Para se aproximar de seu público-alvo utiliza rock, samba, rap e até heavy metal. Pastores vestidos de metaleiros pregam para jovens utilizando uma linguagem semelhante a desse grupo. "Jovens são atraídos pela atmosfera a que estão acostumados. Este tipo de recurso une a pregação da fé com uma filosofia de vida que muitas vezes não seria bem aceita em outras religiões", explica Santos.
A dança do samba, por exemplo, é admitida por estarem "sambando para Deus". "Se Deus criou a arte por que não utilizá-la para louvá-lo?", esta é uma das justificativas dada pela igreja para o uso da dança e uso tipos musicais registrados na tese.
Mais proximidade
As Igrejas Pentecostais têm como característica principal a crença no "batismo do Espírito Santo", que teria acontecido pela primeira vez durante a "Festa de Pentecostes", simbolizando a descida do Espírito Santo sobre as pessoas que rezavam e comungavam após a morte de Cristo. Neste momento, pessoas de origens étnicas e idiomas diferentes começaram a falar a mesma língua e a se entender. Esse ato recebeu o nome de "glossolalia", que seria este "falar línguas estranhas", e é um dos momentos mais importantes do culto atual nessas Igrejas Pentecostais. Seria um "retorno às origens e a verdadeira fé", de acordo com o estudioso.
Segundo esta característica de busca pelo Espírito Santo, o uso de ritmos musicais diferentes durante o culto propiciariam uma aproximação entre o pastor, a palavra pregada e a recepção e compreensão por parte dos fiéis. " No decorrer do culto há uma gradação sonora e musical até o seu ápice que é quando alguns fiéis são agraciados pelo recebimento do Espírito Santo", declara Valdevino Rodrigues dos Santos.
No momento de êxtase e transe a música tem por função ambientar toda essa erupção de sentimentos por parte dos fiéis. "O transe que o indivíduo possa ter no "contato solitário com o divino" é compartilhado nessas assembléias religiosas e isto vêm aumentando e tomando uma importância para a antropologia mundial", conclui Santos.
Fonte - USP
Nota DDP: Há um segmento evangélico anunciando em sua rádio uma programação alternativa para os cristãos no período do carnaval. Paradoxalmente, este mesmo segmento está propagandeando um evento em uma de suas igrejas, onde haverá um "bom samba", com letra "cristã", claro. Sem dúvida alguma sinal dos tempos. Não há limite para a incoerência.
Infelizmente o mesmo argumento do artigo, qual seja o de atingir pessoas que normalmente não se interessariam por um culto convencional e, ainda que sob a alcunha de "algum critério" (que ninguém foi capaz ainda de demonstrar qual seja), tem sido defendido por alguns adventistas. Não sabemos em que momento, muito menos com que intensidade, mas o que está acontecendo no meio evangélico ainda há de ocorrer de forma paralela entre nós.
E não sou eu que estou afirmando, está profetizado.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
"Sunday Morning"

A Rede de notícias americana CBS está comemorando os 30 anos do informativo "Sunday Morning" e dedicou uma parte de seu site de notícias para esta questão. Uma das matéria trata especificamente do significado do domingo na vida do americano, desde a religião até os esportes e, analisa um pouco da história que envolve esta controvertida questão, para alguns menos discutida apenas que a escravidão naquele país, segundo a matéria.
A matéria é extensa, mas destaco sua finalização:
Judith Shulevitz em seu livro "The Sabbath World" (O mundo sabático) argumenta que os domingos devem ser mantidos livres. Em um mundo que funciona 24 horas, sete dias por semana, ela clama pelo retorno das leis que determinavam o fechamento do comércio um dia por semana.
"Se todos tiverem que parar de trabalhar, então eles terão algo como atenção para a família, para eles mesmos e para a comunidade", argumenta.
"Nesta campanha, por onde você começaria?" lhe foi perguntado.
"Eu não pretendo possuir as respostas em termos de legislação. Eu apenas começo tentando demonstrar os benefícios e dizendo 'Vamos nos lembrar do Sabbath (descanso). Vamos nos lembrar o que ele fez por nós no passado. E vamos pensar o que ele pode fazer por nós no futuro'" Shulevitz explica.
"Ele está rapidamente se tornando como os outros dias, por conta do comércio aos domingos" diz outro defensor do descanso nestes dias, Stephen Miller citado na matéria. "Nós estamos perdendo um dia de descanso. Estamos algo como "ligados" todo o tempo agora. Qual o efeito disso em nossa psiquê? Então eu penso que estamos perdendo algo."
O que nos leva de volta aos puritanos de 1630: suas convicções podem agora parecer extremas, mas e se elas estavam firmadas realmente sobre algo [importante]?
(Tradução livre)
Fonte - CBS
Enfim, com uma das maiores cadeias de notícias dos EUA trazendo à baila um discussão como esta, não é de se surpreender que o rumo da opinião pública americana possa ser colacada rapidamente em condição de enfrentar o tema de forma mais ampla, faltando apenas um fato gerador, que pode ser o trabalho, o aquecimento global, a crise econômica, ou algum outro grande tema que tem amedrontado ou venha a amedrontar a humanidade sobre sua subsistência futura. Os gurus destes temas não perdem tempo para alardear soluções, dentre elas a preferida de BXVI, o próprio domingo.
Os sindicatos, o Vaticano e os EUA
Cidade do Vaticano, 31 jan (EFE).- O papa Bento XVI pediu hoje que os diferentes agentes sociais interajam mais em prol da superação da atual crise econômica, na qual, segundo o Pontífice, os movimentos sindicais têm muito a dizer.
"Para superar a crise econômica e social que estamos vivendo, sabemos que é preciso um esforço livre e responsável por parte de todos. É necessário, portanto, superarmos os interesses particulares e de setores e enfrentarmos juntos e unidos as dificuldades", disse o papa em uma audiência com representantes do sindicato italiano CSIL.
"Nunca, como agora, tal urgência é alardeada. As dificuldades que sacodem o mundo do trabalho apontam para a necessidade de uma efetiva e mais estreita interação entre os múltiplos e diversos componentes da sociedade", acrescentou.
Segundo o Pontífice, o mundo precisa de pessoas que se dediquem com desinteresse à causa do trabalho, e a Igreja Católica está disposta a oferecer sua ajuda aos sindicatos, cujo papel na sociedade aprecia.
"A preocupante crise econômica atual convida a saber acolher e a encontrar uma nova síntese entre o bem comum e o mercado, entre o capital e o trabalho. E neste âmbito, é significativa a contribuição que as organizações sindicais podem dar", disse Bento XVI.
Fonte - G1
Obama promete defender sindicatos
WASHINGTON (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumiu nesta sexta-feira o compromisso de defender os sindicatos, que, segundo ele, são "parte da solução" em momentos de crise. Ele revogou disposições hostis a estas entidades tomadas por seu predecessor, George W. Bush.
Obama assinou três decretos abolindo políticas seguidas por Bush. Um destes decretos exige que as empresas que trabalham com o Estado federal informem os funcionários de seus direitos, em conformidade com as leis trabalhistas.
"Temos que voltar atrás em muitas políticas aprovadas nos oito últimos anos sobre organizações de trabalhadores - ações que reprovei profundamente", declarou Obama antes de assinar os decretos.
"Na minha opinião, o movimento sindical não faz parte do problema, mas da solução", sentenciou.
...
Fonte - Yahoo
Nota DDP:Interessante alinhamento.
Outros detalhes, especialmente no que concerne à vinculação do tema com a doutrina social da ICAR, citando-se inclusive encíclicas que trataram da questão do domingo, em Radio Vaticano.
Satanás está ativamente em operação em nossas cidades populosas. Sua obra é observada na confusão, na luta e discórdia entre o capital e o trabalho, bem como na hipocrisia que penetrou nas igrejas. ... A concupiscência da carne, a soberba dos olhos, a ostentação do egoísmo, o abuso do poder, a crueldade e a força empregados para fazer com que os homens se liguem às confederações e uniões - atando-se a si mesmos em molhos para a queima dos grandes fogos dos últimos dias - tudo isso é operação de instrumentos satânicos. Evangelismo, pág. 26.
...
Os sindicatos serão um dos instrumentos que trarão sobre a Terra um tempo de angústia tal como nunca houve desde o princípio do mundo. (Eventos Finais - Ellen G. White - Pág. 116)
Papa afirma que ecumenismo é sinal para mundo «dividido»
O Papa se dirigiu em inglês, em um breve discurso, aos membros desta Comissão, que acabam de concluir sua 6ª reunião, e os animou a continuar buscando «a reconciliação e a comunhão no Corpo de Cristo, que é a Igreja».
A união entre os cristãos não é uma questão secundária, mas uma «dimensão essencial», pela qual «temos o dever de trabalhar», explicou o Papa.
«O mundo precisa de um sinal visível do mistério da unidade que existe entre as três divinas Pessoas e que, há dois mil anos, com a Encarnação do Filho de Deus, foi-nos revelada.»
«Só precisamos voltar o olhar ao Oriente Médio – de onde muitos de vós procedeis – para ver que se precisa com urgência de sementes de esperança em um mundo ferido pela tragédia da divisão, do conflito e do imenso sofrimento humano», acrescentou.
Neste momento é muito necessário «reforçar o testemunho unido dos cristãos diante dos enormes desafios que devem enfrentar hoje», afirmou o Papa, contribuindo cada um «não só com a riqueza de sua própria tradição, mas também com o compromisso das Igrejas implienvolvidascadas neste diálogo para superar as divisões do passado».
Este encontro, constatou, «deu importantes passos precisamente no estudo da Igreja como comunhão».
Por outro lado, «o próprio fato de que o diálogo tenha continuado no tempo e que cada ano seja acolhido por uma das diversas Igrejas às que representais é em si mesmo um sinal de esperança e de ânimo», acrescentou o pontífice.
...
Fonte - Zenit
Mudança climática já é emergência planetária
Em um debate no Fórum Econômico Mundial dedicado às negociações do novo tratado internacional contra a mudança climática - que deve ser aprovado em dezembro em uma cúpula em Copenhague -, Gore disse que a capacidade de que os EUA se comprometam com esse acordo depende em grande medida do apoio obtido dos outros países.
O Tratado de Copenhague é negociado no marco das Nações Unidas e substituirá o Protocolo de Kioto (1992), que nunca foi ratificado pelos EUA.
Gore disse que se os países - em particular os de economias emergentes - se comprometerem legalmente e em bloco a cumprir as disposições desse acordo, para os EUA será mais fácil conseguir o apoio de sua opinião pública para assiná-lo e ratificá-lo.
"Se os Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental recortassem totalmente suas emissões (de dióxido de carbono), a crise climática continuaria por causa da atividade econômica dos países emergentes", explicou.
Nesse sentido, ele acredita que as potências emergentes assumam compromissos de cumprimento obrigatório, embora como parte de um tratamento diferenciado, pelo qual se exigiriam deles cortes menores de suas emissões frente aos que terão que realizar os países industrializados.
Gore pediu que a crise econômica mundial não distraia os líderes políticos da urgência de tomar ações contra a mudança climática.
"Copenhague não é um ponto de passagem para outra reunião no futuro. Precisamos de um acordo em 2009, não no próximo ano. Não nos resta tempo", advertiu.
...
Fonte - Yahoo
Nota DDP: Interessante o condicionamento da adesão dos EUA ao "combate" do aquecimento global, de forma atrelada ao acatamento dos demais países às condições americanas.
Onda de calor segue gerando caos no sudeste da Austrália
A imprensa local informa nesta sexta-feira (30) que as temperaturas, superiores a 45 graus centígrados, aumentaram o consumo de energia a níveis recorde no estado da Austrália do Sul, onde ontem mais de 95 mil ficaram sem luz.
O calor danificou ferrovias em Adelaide e Melbourne, e já pelo início da manhã 75 trens tinha cancelado suas viagens.
Os incêndios se intensificaram em Austrália do Sul, Nova Gales do Sul e Victoria, especialmente neste último estado, onde o fogo destruiu 2 mil hectares de floresta, 150 quilômetros a sudeste de Melbourne, e continua fora de controle.
O serviço de meteorologia local adverte que o termômetro se manterá acima dos 40 graus durante os próximos três ou quatro dias no sudeste da Austrália, e depois as temperaturas deverão ficar em torno de 30 graus. (Estadão Online)
Fonte - Ambiente Brasil
China sofre com erosão de 37% de seu território
Os devastadores efeitos do desenvolvimento econômico e social da maior potência emergente do mundo têm sido subestimados, diz o informe, divulgado pelo jornal South China Morning Post.
A quantidade de terra afetada anualmente é de 4,5 milhões de toneladas, e um total de 3,57 milhões de quilômetros quadrados afetados pela erosão, o que equivale a 37% do território chinês.
Segundo dados divulgados pelo Ministério de Recursos Hídricos, o problema afeta a todas as bacias hidrográficas do país e a 646 distritos, mas a situação mais dramática se registra nas bacias dos rios Yangtsé, o mais largo da Ásia, e do Amarelo.
Em alguns casos, a catástrofe ecológica é irreversível, em um país em que as plantações de cereal constituem um problema de segurança alimentar, já que menos de 13% da superfície da China é cultivável e com ela se deve alimentar a maior população do globo: 1,3 bilhão de habitantes.
O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) estima que o dano causado pela erosão equivale a uma perda de 400 milhões de ienes (US$ 60 milhões), enquanto o governo chinês contabilizou a perda em 1,630 milhão anualmente até 2004.
Enquanto o desenvolvimento continua avançando, somente 200 distritos afetados iniciaram programas para combater os efeitos da erosão devido à falta de fundos.
A origem do problema está em uma rápida e irracional urbanização da terra nas áreas rurais do país, nos projetos de mineração e nas técnicas de cultivo, segundo o vice-ministro de Recursos Hídricos, E Jingping, citado pela agência de notícias Xinhua. (Estadão)
Fonte - Ambiente Brasil
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Ônibus viram palco de 'guerra religiosa' na Espanha
Em janeiro a propaganda cristã financiada por católicos e evangélicos, começou a ser divulgada nos ônibus municipais: "Deus existe sim. Desfrute a vida em Cristo".
Depois que a polêmica campanha publicitária religiosa chegou à Espanha, na chamada 'guerra dos ônibus', os fiéis entraram na disputa e há quem se recuse a entrar em veículos que neguem a existência de Deus.
Cartaz A rivalidade saiu dos veículos e alcançou os pontos de ônibus. A católica Dolores Rubio Cospedal, de 69 anos, decidiu se manifestar contra todos os que viajem nos ônibus com propaganda contra Deus. Com um abrigo de visom ela tem passado as tardes no ponto próximo à catedral de Madri coberta nos ombros e no peito por um cartaz onde se lê: "Deus existe sim". Cada vez que um dos veículos com a campanha atéia circula por ali, Dolores se levanta, mostra o cartaz e recrimina motoristas e usuários. Como ela, outros passageiros têm levado cartazes às ruas e dizem que não aceitarão entrar em um ônibus que negue a existência de Deus.
"Eu não vou subir nesse ônibus de jeito nenhum. Fico aqui o tempo que for preciso para que vejam que nós cristãos estamos indignados. O que estão fazendo é uma imoralidade, uma blasfêmia. Tenho vergonha de ser espanhola", disse Dolores à BBC Brasil.
Alguns passageiros, fiéis ou não, respondem aos manifestantes cristãos lembrando que prevalece a liberdade de expressão. "Isso é só publicidade, é uma polêmica estúpida, cada um diz o que quer, é um país livre. A senhora não fala de Deus aqui sem problema? Então por que outros não podem?", rebateu a estudante Rosario Flores, 23 anos, que se define como "católica não praticante". Explicações Na tarde da quarta-feira passada o motorista Francisco Gomez Aguilar teve que dar explicações aos manifestantes cristãos para deixar de ouvir reclamações no ponto da catedral.
Explicando que também é católico, o motorista disse que não queria dirigir o ônibus com a propaganda que nega a existência de Deus, mas foi obrigado pela empresa.
"Pedi para mudar de turno para não pegar este veículo, mas não me deixaram. Se fosse por mim, estaria proibido", disse Francisco, completando à BBC Brasil que em uma das viagens alguns passageiros evangélicos distribuíram cartões com a pergunta: "se você morrer esta noite onde passará a eternidade?".
A chamada guerra dos ônibus surgiu depois que a União de Ateus e Livres Pensadores da Espanha iniciou a campanha no país, inspirando-se no exemplo da propaganda britânica.
Os anúncios em duas linhas municipais em Madri custaram 4 mil euros (cerca de R$ 12 mil), mas a União prevê aumentar a campanha em mais cidades e já arrecadou mais de 30 mil euros (aproximadamente R$ 90 mil) por meio de doações.
Em janeiro chegaram os ônibus cristãos. Financiados pela organização católica E-Christians e pela evangélica Centro Cristão de Reunião, foram alugados espaços em três linhas municipais da capital espanhola.
Ao contrário dos manifestantes, ambas as instituições acreditam que não há ofensa, apenas rivalidade.
"Todos podem expressar livremente suas opiniões. Nós também. Respeitamos a todo mundo... opiniões, idéias e crenças. Eles usaram uma plataforma pública e nós também, só que para comunicar ao mundo que a única vida plena é a que segue a Jesus Cristo", disse à BBC Brasil o porta-voz do Centro Cristão de Reunião, Francisco Rubiales.
Sem ofensa A União de Ateus respondeu à BBC Brasil apenas que "a campanha não é ofensiva, foi aprovada pelo Comitê de Controle da Publicidade dos Municípios Espanhóis" e continuará em Madri, Barcelona, Málaga e La Coruña.
Já a Conferência Episcopal Espanhola, que não participa da campanha nos ônibus, acha que há blasfêmia e que o governo deveria intervir.
Segundo o comunicado oficial emitido no dia 24 de janeiro, "insinuar que Deus é uma invenção e que não deixa as pessoas desfrutarem da vida é uma blasfêmia e uma ofensa aos que acreditam".
A nota recomenda aos católicos "respeitar o direito de expressão de todos" e "às autoridades competentes tutelar o exercício pleno do direito de liberdade religiosa".
Em outras cidades européias como Valencia, Zaragoza, Roma e Milão, os ônibus ateus não foram aprovados pelos governos locais.
Fonte - BOL
Nota DDP: O interessante desta linha de notícias, é observar como o mundo mantêm em seu foco discussões religiosas de todo o tipo e, como estas ao reverso de serem relegadas à irrelevância, como defendem alguns ateus, permeiam cada vez mais o dia a dia da aldeia global. Não é impossível se prever que discussões mais importantes e de interesse geral se preparam para fazer parte dos folhetins diários.
Relações entre Vaticano e Israel prosseguem
O dia de ontem foi repleto de anúncios e desmentidos. Tudo começou pouco antes da Audiência Geral, quando de Jerusalém chegou a notícia de que o Grão-Rabinato considerava muito difícil prosseguir no diálogo com a Santa Sé depois da readmissão de Dom Richard Williamson, da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que pôs em dúvida o Holocausto. O mundo judaico não considerou suficiente a carta de desculpas escrita pelo líder da comunidade e esperava de Bento XVI um "sinal" a mais.
Depois da Audiência Geral, o diretor-geral do Rabinato de Israel, Oded Wiener, concedeu uma entrevista desmentindo a notícia divulgada pelo jornal "Jerusalem Post": "O Rabinato de Israel não interrompeu as relações com o Vaticano, porque creio que seja fundamental tanto para nós, quanto para o próprio Vaticano", disse Wiener à televisão italiana Sky Tg24.
''Acredito que as palavras do papa sejam extremamente importantes. Não existe mais lugar para pessoas como Williamson, que nega a existência do Holocausto. Creio que seja um grande passo avante para resolver essa controvérsia, mas devemos ainda discutir com os membros da Comissão da Santa Sé e do Governo de Israel o que deve ser feito para por fim a esta problemática" – declarou.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP: Como esperado, muita mídia, um aparente passo para trás e, muitos créditos para frente. Mais em "Católicos e judeus".
Desemprego na China é cada dia maior
Milhões de pessoas já perderam seus empregos. Executivos, há anos acostumados com um crescimento de dois dígitos, falam em redução de bônus e salários congelados, e alguns também estão perdendo seus empregos.
Os estudantes enfrentam a pior perspectiva de conseguir um emprego desde o protesto na praça Tiananmen, em 1989. Enquanto o Partido Comunista se prepara para comemorar 60 anos no poder no dia 1º de outubro, aumenta sua preocupação com a revolta da população com as condições econômicas.
Fonte - Opinião e Notícia
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Aquecimento global durará mil anos
...
Segundo o novo resultado, a mudança climática é "irreversível" por mil anos depois que as emissões cessam porque, apesar de o gás carbônico persistir por apenas um século na atmosfera, o oceano continua reemitindo calor por séculos.
...
Segundo os pesquisadores, a única conclusão possível é a óbvia: cortar mais e mais as emissões. "Taxas de desconto usadas em estimativas econômicas assumem que uma mitigação mais eficiente pode ocorrer em um mundo mais rico, mas ignoram a irreversibilidade mostrada aqui."
Fonte - Ambiente Brasil
Nota Fernando Machado: Será que faz sentido remeter a Apocalipse 20:1-3?
Famílias unidas para mudar leis
Eu disse – e penso – que os primeiros cristãos, especialmente nos três primeiros séculos, mudaram as leis do Estado com seus costumes. Agora nós não podemos pretender fazer o contrário, ou seja, mudar os costumes com as leis do Estado. Como cidadãos, devemos fazer o possível para que o Estado adote leis boas, positivas e não contra a vida, mas isso não bastará. Não bastará porque em uma sociedade plural como a de hoje, os cristãos em alguns países já são a minoria e então estamos mais perto da situação dos primeiros séculos que na Idade Média, quando os cristãos não eram defendidos pelo Estado, mas por sua vida, seu testemunho.
...
Fonte - Zenit
Nota DDP - Em outras palavras: O Estado terá que adotar as "nossas" leis (eclesiásticas).
O próximo passo da América
Mikhail Gorbachev
Do The New York Times
O novo presidente dos Estados Unidos assumiu o cargo, uma coisa que acontece regularmente a cada quatro anos. Só que desta vez o evento foi extraordinário.
Foi resultado de uma campanha extraordinária, tanto na consistência quanto na urgência em torno dela; extraordinário também foi o envolvimento das pessoas, especialmente os jovens.
O resultado foi também extraordinário - um marco para o sepultamento de um legado de escravidão e racismo. O apoio e a confiança depositados no Presidente Barack Obama pelos americanos, incluindo muitos que não votaram nele, foram também extraordinários.
O mundo inteiro também demonstrou um interesse extraordinário na campanha, além de esperanças de mudança na política norte-americana. Praticamente todos no mundo inteiro estão desejando sucesso a ele.
A razão principal para isso tudo é que as tensões econômicas e políticas, e a pressão dos problemas que vêm se acumulando por décadas, são extraordinárias na história recente.
No seu discurso de posse, Obama listou estes problemas de forma sóbria e taciturna. A crise, disse ele, é "uma conseqüência da ganância e da irresponsabilidade de alguns, mas é também nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis e preparar-nos para uma nova era."
O apoio dos norte-americanos dá a Obama uma grande oportunidade. Mas as grandes expectativas criadas pela nação e o mundo podem também ser um ônus, um peso que ele e sua equipe terão sobre os ombros. Ele escolheu seus colaboradores, mas ainda é muito cedo para saber se suas escolhas estarão à altura do desafio.
O presidente, com toda razão, irá focar inicialmente na crise econômica. Mas resolver os problemas econômicos da América sem mudanças fundamentais no mundo será impossível.
O "Consenso de Washington", que previa que a economia global poderia ser definida de um centro único, foi desacreditado como um modelo global. Era baseado inteiramente em razão do lucro e do consumo exacerbado e em instituições falidas e ultrapassadas.
Um novo modelo deve reconhecer a necessidade de cooperação multilateral. Em seu discurso, Obama reconheceu que as ameaças de hoje requerem "ainda mais cooperação e entendimento entre as nações." Eu tenho certeza de que, por mais forte que sejam as críticas e até a ira de alguns sobre as ações dos Estados Unidos - na Europa, China, Índia, Rússia, América Latina - os líderes e o público em geral entendem a importância do papel que a América exerce e estão prontos a cooperar com ela.
Mas é exatamente este o x do problema. Estaria a América pronta? E se estiver, está pronta sob que premissas, as novas ou as antigas?
No seu discurso, Obama disse: "O mundo mudou e nós precisamos mudar com ele." O compromisso com aquelas palavras deve ser comprovado por atos e decisões específicas. Que exigirão uma análise honesta e realista da situação global.
Este tipo de análise esteve em falta nos Estados Unidos por quase duas décadas. A América foi vista como quase onipotente. A arrogância e o triunfalismo cegaram o país na sua função de criador de políticas; a reflexão séria foi substituída por slogans.
O século XX foi um século americano - vamos fazer do século XXI também um século americano. Este sentimento, proposto por um presidente norte-americano há mais de uma década, ecoou naqueles que conduziram as políticas americanas nos últimos anos.
O mundo não aceitará fazer o papel de "extra" num filme roteirizado pelos Estados Unidos. O reconhecimento desta atitude parece estar finalmente brotando nos Estados Unidos.
A América está acordando do longo período de euforia da sua suposta onipotência. O resultado das eleições presidenciais é um reconhecimento de que a força da América não vem da construção de impérios ou de aventuras militares, mas da sua habilidade de corrigir seus erros, tanto aqueles cometidos há muito tempo quanto os mais recentes.
Não se traça uma política internacional da noite para o dia, especialmente quando se precisa não de um mero ajuste, mas de uma revisão completa. O que o presidente e os membros de sua equipe disseram até agora não é suficiente para demonstrar a direção que eles irão tomar.
No entanto, Obama está recebendo todo tipo de conselho.
Zbigniew Brzezinski propõe um foco nas relações com a China. Suas recentes declarações em Pequim parecem sugerir um tipo de condomínio, um G2 da China com os Estados Unidos. Claro, a importância política e econômica mundial da China continuará crescendo, mas eu acho que aqueles que desejam começar um novo jogo geopolítico vão se decepcionar. É muito provável que a China não aceite e, de forma geral, estes jogos ficaram no passado.
Da mesma forma, as propostas de Henry Kissinger para uma "nova ordem mundial" parecem pressupor uma nova divisão geopolítica do mundo. O que realmente precisamos é de abordagens mais modernas e atuais.
Vários líderes europeus, políticos veteranos e figuras públicas solicitaram ao novo presidente dos Estados Unidos que reconsiderasse políticas anteriores há muito subestimadas. Os Estados Unidos, que em 1990 assinaram a Carta de Paris para uma Nova Europa, podem ser um parceiro natural para se criar uma nova estrutura de segurança européia - um projeto que está sendo discutido.
Eu também espero que o presidente veja o grande potencial positivo inerente às relações com a Rússia, que foram tratadas de forma equivocada nos últimos anos. Uma mudança para melhor pode ser conquistada num período relativamente curto, promovendo relações mais saudáveis com os países vizinhos da Rússia e com a Europa como um todo.
Moldar uma política para o Oriente Médio tornaria uma batalha inevitável. Se uma coisa ficou absolutamente clara nos últimos anos é que a abordagem costumeira não funciona mais naquela região. Esta tática só faz do Oriente Médio um solo ainda mais perigoso e fértil para o extremismo e o terrorismo. As políticas atuais dos Estados Unidos não privilegiaram a região como um todo ou, em particular, Israel, uma nação com a qual os Estados Unidos têm relações especiais.
Dois problemas de longo prazo exigem uma urgência especial e uma atenção cuidadosa da parte de Obama: A não-proliferação nuclear e a crise ambiental global. Não será fácil desenredar a teia complexa de contradições que cerca estas questões.
Reduzir a não-proliferação nuclear às exigências de que o Irã e a Coréia do Norte interrompam seus programas nucleares irá apenas levar a um beco sem saída. As potências nucleares não poderão sustentar seu monopólio indefinidamente e, é claro, o Tratado de Não-Proliferação não lhes permite.
A solução é promover um mundo sem armas nucleares. Mas este objetivo não pode ser atingido se um país detém uma superioridade esmagadora de armas convencionais sobre os outros. Sem procedimentos específicos para reduzir estas armas - em geral, sem políticas internacionais de desmilitarização - teremos apenas palavras vazias. O que precisamos é de um verdadeiro avanço, como aquele conquistado no final da década de 1980.
A julgar pelo discurso de posse de Obama, ele compreende que mesmo encarando os desafios imediatos da crise econômica, ele não deve deixar de lado problemas como a pobreza e as questões ambientais, especialmente as mudanças climáticas. Cultivar o desenvolvimento econômico e preservar o planeta para as gerações futuras pode ser contraditório; a única forma de solucionar este impasse de prioridades é desenvolver políticas multilaterais. Isto se aplica a praticamente qualquer problema, em todas as áreas.
Eu suspeito que neste exato momento as pessoas estejam refletindo sobre o apelo do presidente dos Estados Unidos para encararem uma nova era de responsabilidade. Talvez nem ele nem nós ainda saibamos o que isto deverá ser.
No entanto, uma coisa já ficou clara: Estamos, sem dúvida, à beira de uma nova era, a caminho de um novo mundo, uma estrada que devemos trilhar juntos.
Mikhail Gorbachev foi líder da extinta União Soviética de 1985 até o seu colapso em 1991. Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1990, ele é atualmente o presidente da Fundação Internacional de Estudos Socioeconômicos e Políticos (A Fundação Gorbachev).Fonte - Terra
[Pesquisa - Blog Resta uma Esperança]
Como estará a popularidade de Obama daqui a um ano?
Isso se reflete em como o site de apostas Paddy Power pagará seus usuários que arriscarem uma previsão sobre como estará a popularidade de Obama daqui a 12 meses. Para uma aprovação futura entre 50% e 60%, o pagamento é de 7 para 4.
Caso a aposta seja a de que Obama manterá os níveis atuais de popularidade em janeiro de 2010 -- ou seja, entre 80% e 90% --, o pagamento é de 10 para 1.
Fonte - Opinião e Notícia
Nota DDP: Muito mais importante que o circuito de apostas criado, é a forma com que o novo líder americano irá lidar com esta questão da popularidade, seja aproveitando-a para criação de medidas, lutando para mantê-la, ou impondo-se para contrapô-la em caso de brusca caída.
Católicos e judeus
O Grão-Rabinato de Israel, a autoridade religiosa suprema do país, cortou as suas relações com o Vaticano, repudiando as declarações de um bispo lefebvriano, Richard Williamson, que negou em público a morte de seis milhões de judeus durante a II Guerra Mundial.
...
Fonte - Ecclesia
Bento XVI reafirma condenação do Holocausto
Bento XVI reafirmou esta Quarta-feira, no Vaticano, a sua clara condenação do Holocausto, considerando que este acontecimento trágico deve ser para todos “um alerta contra o esquecimento, a negação ou o reducionismo”.
O Papa quis “renovar com afecto a expressão da minha plena e indiscutível solidariedade com os nossos irmãos destinatários da primeira Aliança”, o povo judaico.
...
Fonte - Ecclesia
Em contrapartida...
Rabinos dos EUA mostram solidariedade ao Vaticano
Nova Iorque, EUA, 27 de janeiro de 2009 (LifeSiteNews.com) — O rabino Yehuda Levin, porta-voz da Aliança Rabínica dos EUA, estará em Roma na quinta-feira para se encontrar com autoridades elevadas do Vaticano. Ali, ele expressará solidariedade com relação às críticas do Vaticano ao presidente americano Barack Obama e sua ordem presidencial que permite que dinheiro de imposto dos EUA seja dado para organizações que realizam abortos internacionalmente e para organizações que fazem campanhas para legalizar o aborto internacionalmente.
...
Fonte - LifeSiteNews
Nota DDP: Mais uma rodada de eventos envolvendo o "bate-assopra" do Vaticano. Já foi assim com islâmicos e judeus em outras oportunidades, de onde o bispo de Roma sai sempre fortalecido. Aguardemos o desfecho.
OIT: Crise pode gerar 50 milhões de desempregados
Segundo o relatório Tendências Mundiais de Emprego 2009, o agravamento da crise econômica pode fazer com que a taxa global de desemprego atinja 7,1% neste ano, comparado com 6% em 2008 (dados preliminares) e 5,7% em 2007.
Nesse caso, o número de desempregados pode chegar a quase 230 milhões – 50,5 milhões a mais do que os 179,5 milhões registrados em 2007, ano em que a economia global ainda não havia sido atingida pela atual crise.
...
Fonte - BBC
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
"Yes, we can"
“Se Obama acreditar na imagem do ‘salvador’, provavelmente teremos outro péssimo presidente americano”
...
Toda salvação é precedida de um período de ruína. O governo Bush ajudou em muito na formação dessa imagem "salvacionista" do futuro presidente. A crise de confiança que o presidente Bush produziu para o executivo americano foi sem precedente. Guerras sob falsas alegações, promiscuidade entre interesses privados e públicos, uma leniência na administração das ações econômicas e uma crença quase religiosa em temas como o meio ambiente levaram à erosão da credibilidade popular no executivo americano. A crise econômica em meio a uma disputa eleitoral só agravou o quadro. Porém o "salvacionismo" popular não pode contaminar a futura administração. Se Obama acreditar na imagem do "salvador" provavelmente teremos outro péssimo presidente americano.
Fonte: Opinião e Notícia
Obama e a revolução que não virá
...
O que será do governo Obama? Difícil dizer. Mas penso que não trará grandes novidades. O novo presidente se empenhará em defender os valores americanos - que, sim, ilustram os valores ocidentais -, combatendo as ameaças do terror. A verdade é que o Império Americano vai continuar forte e atuante, para desgosto dos antiamericanos politicamente corretos. E digo mais: é muito bom que seja assim. Eu sentiria muito medo se os maiores fiadores das democracias ocidentais resolvessem, de inopinado, promover uma grande mudança. Mudar por quê? Para fazer felizes aqueles que pretendem solapar nosso regime de liberdades individuais? Não, obrigado.
Fonte: O Globo
Mais um passo rumo ao Suicídio da Águia: as escolhas de Obama para a área “social”
...
Quatro anos é realmente muito pouco tempo para destruir completamente uma tradição de mais de dois séculos, mas é muito para causar estragos irreversíveis. Mormente com uma maioria expressiva de anti-americanistas Democratas nas duas casas os quais, há décadas – desde o governo socialista de Roosevelt – tentam virar de cabeça para baixo a tradição dos Founding Fathers. Assume importância fundamental a exigência do casal Clinton em abocanhar o segundo cargo mais importante da Nação e exatamente o que lhe dá poderes extraordinários de levar adiante a agenda da ‘comunidade internacional’ de submeter os EUA aos desmandos da maioria de ditaduras e teocracias que domina a ONU. Em tudo e por tudo parece que o fim dos Estados Unidos, tal como os conhecemos hoje – o campeão das liberdades individuais e do liberalismo – está próximo. É. Como venho advertindo, o SUICÍDIO DA ÁGUIA!
Fonte: Mídia sem Máscara
Deus, abençoe a América!
...
Obama pediu aos americanos o início de "uma nova era de responsabilidade" – frase que está estampada em toda a mídia internacional - em suas vidas e um novo papel para o país no mundo, baseado na cooperação e no diálogo. O novo presidente fez um apelo pelos valores fundamentais dos EUA para começar um novo capítulo na história americana.
...
Fonte: Elnet
Barack Obama
Longe do esperado triunfalismo de quem foi eleito e reafirma as promessas anunciadas antes das eleições; quebrando com a tradicional euforia de quem sente o privilégio de chegar a um lugar cimeiro, impensável há poucos anos; rompendo com a normal pose vencedora e diferen-ciadora, compreensível em situações como esta, Barack Obama junta à palavra «humildade» um discurso que lhe dá conteúdo, de incitamento à tarefa da reconstrução da confiança na comunidade, em liberdade, colocando-se como seu artífice, em paridade com os outros cidadãos. E, de forma clara, afirma: «o poder só por si não nos protege nem confere qualquer título para fazer o que quisermos». «O nosso poder cresce com o seu uso prudente; a nossa segurança emana da justeza da nossa causa, da força do nosso exemplo, das qualidades temperadas de humildade e contenção».
Fonte: Ecclesia
Entre o messianismo e um comum do povo, entre o rompimento com o processo estabelecido e o retorno aos valores fundamentais, entre as possibilidades e os fatos, a realidade que se descortina não permite ignorar que estamos diante da virada de uma enorme página da história, como aqui já afirmamos e, desconsiderar que esta possa ser eventualmente a última, seria um ato por demais descuidado.
Aquecimento global pode ser irreversível
Em artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas afirmam que as temperaturas na Terra podem se manter altas por até mil anos, mesmo se as emissões de gás carbônico (CO2) fossem eliminadas hoje.
Segundo os pesquisadores, se o nível de CO2 na atmosfera continuar a subir, vai chover menos em áreas que já são secas no sul da Europa, na América do Norte e em partes da Ásia e da Austrália.
Eles também afirmam que, atualmente, os oceanos estão desacelerando o aquecimento global ao absorver calor, mas que em algum momento vão liberar este calor de volta à atmosfera.
Mudanças nos EUA
A divulgação das conclusões dos ambientalistas coincide com o pedido feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que a Agência Americana de Proteção Ambiental reveja as regras de emissão de gás carbônico por veículos de passageiros.
Vários Estados americanos, liderados pela Califórnia, querem introduzir leis para obrigar as montadoras a melhorar drasticamente a eficiência do uso de combustíveis.
A medida encontrou oposição de vários setores, que argumentam que essa decisão poderia derrubar a demanda por novos carros neste período de recessão.
Os cientistas envolvidos na nova pesquisa dizem que políticos precisam agir imediatamente para contrabalançar os danos já provocados ao meio ambiente.
Fonte - BBC
Primeiro-ministro britânico vê 'nova ordem mundial' depois da crise
Em seu discurso, Brown insta os países a "fazer os ajustes necessários para um futuro melhor, estabelecendo as novas normas para uma nova ordem mundial", indicou seu gabinete.
...
Fonte - Último Segundo
Empresas demitem em todo mundo
Além disso, a agência de notícias japonesa Jiji Press informou pela manhã que as 12 maiores montadoras do Japão esperam cortar um total de 25 mil empregos no atual ano fiscal, que termina em 31 de março, para compensar a crise.
No Brasil, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) anunciou nesta segunda-feira que, no estado, cerca de 130 mil postos de trabalho foram fechados no setor industrial no mês de dezembro. Todos os segmentos demitiram.
...
Fonte - Elnet
Piora a crise alimentar
O diretor-geral da agência, Jacques Diouf, disse que a " contração dos preços e a incerteza financeira podem desacelerar o investimento dos agricultores e implicar uma importante redução da produção em 2009 e 2010".
Os representantes de 95 países que estão em Madri, na Conferência Internacional sobre Segurança Alimentar, tentam concretizar as promessas feitas na Cúpula de Roma, em junho de 2008. Na época, os países membros da FAO se comprometeram a reduzir à metade o número de pessoas que passam fome no mundo até 2015.
Fonte - Opinião e Notícia
Obama e a Igreja Católica
Obama, por exemplo, apóia abertamente a legalização do aborto, que assusta a Igreja Católica. Ele também parece ser favorável à causa dos homossexuais, pois um pastor gay foi convidado para estar em sua posse. É favorável às pesquisas com células tronco, que os líderes católicos não desejam. Ele também ridiculariza a Bíblia em seus pronunciamentos. Diz que vai governar para todos, não só para certos grupos.
Isso pode ser uma estratégia inicial para acumular poder. Ou seja, quem deseja aliar-se com ele, precisa negociar, e ele está assim, acumulando pontos de negociação. A sua estratégia é nitidamente na linha chamada progressista, que se posiciona contrário aos conservadores.
Portanto, não está fácil perceber qual será a sua linha em relação à tendência global de unificação das igrejas. Porém, algo é certo, se ele perceber que isso lhe pode dar muito poder sobre o mundo, por certo irá apoiar, e ao a Igreja Católica perceber que ele pode ser um parceiro poderoso, talvez continue a aliança que vinha consolidando com Bush, mas se mantenha mais discreta em relação aos pontos divergentes com Obama.
Mas, precisa-se prestar atenção. Talvez o Obama, ao menos por enquanto, seja um entrave à velocidade da unificação das igrejas no mundo, prioridade de Bento XVI. Talvez ele seja um instrumento para dar tempo maior de liberdade para que a proclamação do evangelho eterno possa respirar e atuar com liberdade por mais um pouco de tempo. Isso justamente agora que a Igreja Adventista já começou a pregar com vigor a iminente vinda de CRISTO, e o quanto é importante obedecer a sua Palavra, bem como entregar-se a Ele como fazem as crianças em relação a seus pais.
Mas atenção, nesses nossos dias turbulentos, como já pudemos observar, a situação pode mudar de um dia para outro. Basta, por exemplo, que algo inusitado aconteça. Como em 2008, a crise imobiliária americana estourou em questão de dias), e a situação política pode se alterar radicalmente. Estamos vivendo em dias que podem surpreender de um momento para outro. Vamos acompanhar os atos e a postura do novo presidente, para sabermos melhor qual a sua linha de estratégias quanto a fé em geral.
De um modo amplo, não específico, parece o seguinte: se a fé e as igrejas, servirem para seus planos, ele tirará proveito delas sem dor em sua consciência. E poderá fazer isso quando desejar. Ou seja, ele, desde o início, pela sua posição, se revestiu de poder pessoal. A sua posição requer que, quem deseja algo dele, que vá submisso buscando o seu favor. Ele sabe que tem o poder das urnas, o poder da aclamação global, e ainda cria o seu próprio poder pessoal. Ele tem jeito de ser o chefe do mundo, e dar poder à besta se desejar, ou quanto isto for conveniente, ou, quando as condições o exigirem.
Fonte - Cristo Voltará
Faltam "gestos corajosos" para reunificar cristãos
Os tempos estão encurtando para a vida de JESUS.
Fonte - Cristo Voltará
Aquecimento global deixará sem peixes áreas oceânicas
O aumento das temperaturas provocado pelas emissões de gases do efeito estufa aceleraria a desoxigenação de amplas zonas oceânicas, o que "aumentaria a frequência e a gravidade de fenômenos de grande mortalidade de peixes e crustáceos, como por exemplo nas costas do Oregon (Estados Unidos) ou Chile", destaca o coordenador do estudo, Gary Shaffer, da Universidade de Copenhague.
...
Fonte - Último Segundo
Neve atinge os desérticos Emirados Árabes Unidos
A montanha de Al Jees, com uma altura de 1.737 metros, que fica 25 km ao nordeste da cidade de Ras al-Jamiah (norte do país), amanheceu coberta com uma camada de 20 centímetros de neve, informou a agência de notícias oficial WAM.
Segundo a população, o fenômemo é tão raro que no dialeto local não existe uma palavra para designar a neve, segundo o jornal em língua inglesa The National.
Fonte - Jornal do Brasil
Mais uma vez o ecumenismo
Cidade do Vaticano, 25 jan (EFE).- O papa Bento XVI expressou hoje convicção de que os cristãos, atualmente divididos em diferentes igrejas, alcançarão a unidade e serão "uma coisa só", e pediu aos fiéis para rezar para que "esse desejo de Cristo" seja alcançado "o mais rápido possível".
...
Fonte - Yahoo
Relação dos cristãos com muçulmanos muda na Europa
...
«A sociedade européia se tornou multirreligiosa – conclui a nota – e neste novo contexto, cristãos e muçulmanos devem dar testemunho de sua fé em um único Deus, para contribuir responsavelmente com sua fé na construção da sociedade.»
...
Fonte - Zenit
Unidade dos cristãos, sinal para um mundo dividido
CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Em um mundo que vê reinar a divisão em tantos lugares, a unidade entre os cristãos pode constituir um sinal de esperança, afirmou nesse domingo Bento XVI, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.
...
Fonte - Zenit
Líderes religiosos divulgam mensagem para novo ano chinês
Na mensagem, os líderes religiosos lembram os episódios que marcaram a vida de Hong Kong no último ano, destacando a crise financeira, que afectou a vida de muitas famílias, levando mesmo ao suicídio muitas pessoas que perderam todo o seu património.
A mensagem aborda ainda a questão social e as dificuldades dos jovens. Os líderes declaram-se convictos de que apenas a conversão interior e o regresso aos princípios morais da tradição, associados a um concreto gesto de caridade, podem salvar a situação, libertando todo o território da crise financeira, mas, principalmente, da crise moral.
A mensagem é assinada pelos líderes das comunidades budista, confuciana, católica, protestante, taoísta e muçulmana.
Fonte - Ecclesia
Nota DDP: Se na China é possibilitada uma singular convergência de interesses em diferentes credos, como na acima manifestada, imagine no mundo ocidental que vem sendo bombardeado pela idéia do "One"...
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Ainda sobre a crise
Cheques em branco, falências, nacionalização... As opções estão longe de ser convidativas, mas os governos precisam escolher entre elas para restabelecer o crédito, comprometido pela instabilidade que se abateu sobre os mercados financeiros.
O novo modelo de financiamento que está por por vir é cada vez mais claro: menor, mais bem regulamentado, mais conservador. Mas a prioridade imediata é salvar todo o combalido sistema bancário, a fim de que empresas dignas parem de ser estranguladas pela falta de crédito.
Para a Economist, é hora de admitir que a primeira rodada de ajudas aos bancos depois do estouro da crise não foi suficiente. Porém, "como uma publicação capitalista -- diz a revista -- rejeitamos uma política deliberada de nacionalização em massa".
A propriedade estatal pode fazer algum sentido em casos isolados, como uma estratégia voltada para instituições financeiras específicas. A nacionalização pode ser o menor dos males, mas só se for realizada a preços de mercado. Caso contrário, ela mina os direitos de propriedade e aumenta o custo de longo prazo do capital.
Fonte - Opinião e Notícia
Tempos de dificuldades e protestos na França
À medida que as economias europeias afundam, aumentam os temores de haver manifestações sociais na França. Em novembro do ano passado, o número de desempregados no país chegou a 2,1 milhões -- um aumento de 8,5% em comparação com o mesmo período de 2007.
Em outros países da União Europeia, como Espanha e Irlanda, o aumento do desemprego é ainda mais significativo, à medida que as economias da Europa caminham para o que a Comissão Europeia acredita que possa ser seu pior ano desde a década de 1970. A taxa de desemprego na França, que atualmente é de 7,9%, pode chegar a 10% até 2010. O desemprego está crescendo mais rápido entre os cidadãos com menos de 25 anos de idade.
O que mais preocupa o governo francês é o setor automobilístico, que emprega diretamente 700 mil pessoas no país, e 2,5 milhões indiretamente. O receio em toda a Europa de que o aumento do desemprego possa provocar manifestações sociais é particularmente acirrado na França, onde até mesmo em bons tempos os manifestantes vão para as ruas.
Nas últimas semanas houve várias manifestações pelo país, com sindicatos forçando a paralisação de transportes públicos em Marseille, e estudantes e professores saindo às ruas na Normandia.
Fonte - Opinião e Notícia
Grã-Bretanha entra em recessão pela primeira vez desde 1991
O Escritório Nacional de Estatística da Grã-Bretanha informou nesta sexta-feira (23) que a economia do país encolheu em 1,5% no quarto trimestre de 2008. Com o segundo recuo trimestral consecutivo no Produto Interno Bruto (PIB) - que de julho a setembro havia ficado 0,6% menor - a Grã-Bretanha entrou em recessão.
É a primeira vez desde 1991 que a economia do país entra em recessão. A taxa de -1,5% representa a maior queda frente a um trimestre anterior desde 1980.
A economia britânica vive um de seus piores momentos das últimas décadas. Em novembro, a taxa de desemprego atingiu 6,1%, o maior nível desde 1999, segundo os critérios da Organização Mundial do Trabalho (OIT). Segundo as estatísticas, o número total de desempregados é de 1,92 milhão.
Fonte - G1
Mudanças climáticas já afetam o interior da Antártida
Um estudo publicado na última edição da revista científica britânica "Nature", realizado por uma equipe americana capitaneada por Eric J. Steig, da Universidade de Washington em Seattle, e Drew T. Shindell, da Nasa e da Universidade de Columbia, revelou um resfriamento predominante no continente, ao menos pelo que se pode medir nos últimos 50 anos.
Segundo os pesquisadores, o efeito do aquecimento global é mais pronunciado na Antártida Ocidental, que esquentou 0,5 grau Celsius nos últimos 50 anos -- ligeiramente abaixo da média mundial no mesmo período, que foi de 0,6 grau Celsius.
Fonte - Opinião e Notícia
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Papa convida cristãos a trabalharem pelo ecumenismo
O Papa dedicou a catequese de hoje a refletir sobre a passagem de Ezequiel que se escolheu como lema desta semana e na qual o profeta toma os lenhos, símbolo do Israel dividido, para realizar uma profecia sobre sua reunião futura.
Em primeiro lugar, destacou que a questão da unidade dos cristãos não é secundária, mas que «está conectada com a vida e a própria missão da Igreja no mundo», como o próprio Cristo assinalou na Última Ceia.
A Igreja, afirmou, «deve viver uma unidade que só pode derivar de sua unidade com Cristo, com sua transcendência, como sinal de que Cristo é a verdade. Esta é nossa responsabilidade: que seja visível para o mundo o dom de uma unidade em virtude da qual nossa fé se torne crível».
Por isso, convidou reiteradamente os cristãos a que tomem «consciência da urgência de trabalhar de todas as formas possíveis para chegar a este grande objetivo».
Contudo, esta unidade plena necessita como condição prévia a «purificação» dos cristãos dos «elementos estranhos à fé» e uma «maior fidelidade à vocação de Deus».
«Na dispersão entre os gentios, os israelenses haviam conhecido cultos errôneos, haviam assimilado concepções de vida equivocadas, haviam assumido costumes alheios à lei divina», explicou o Papa. «A esta renovação devemos estar abertos também nós, porque também nós, dispersos entre os povos do mundo, aprendemos costumes muito distantes da Palavra de Deus.»
«O ecumenismo verdadeiro não existe sem a conversão interior, porque o desejo da unidade nasce e amadurece na renovação da mente, na abnegação de si mesmo e no exercício pleno da caridade», acrescentou.
...
Fonte - Zenit
Nota DDP: Ontem foi deixada no ar uma indagação sobre qual seria o sentido da conversão invocada por BXVI. Hoje um delineador da resposta: à lei divina. Logicamente aquela constante do CIC, não a de Êxodo 20.
Cristãos encorajados pela esperança de Obama
A carta é assinada por representantes de 34 Igrejas cristãs (protestantes, ortodoxas e anglicana) presentes nos EUA. “Não estamos apontando o dedo e lançando alertas; mas prometendo arregaçar as mangas e colaborar para realizar as mudanças que são tão necessárias para os EUA e o mundo” – dizem.
Os líderes religiosos se apresentam a Obama como “irmãos e irmãs em Cristo” e se dizem “encorajados pelo seu compromisso de reacender a esperança neste país e no mundo”. E acrescentam: “os desafios estão em todos os setores da sociedade e abrangem todos os campos de atuação da família humana”.
“Muitas pessoas deste mundo de abundância lutam contra a pobreza; somos chamados por Deus a enfrentar as necessidades dos pobres. Assim como muitos lugares deste mundo são provados pela violência e pela guerra, nós somos chamados a ser agentes de paz”.
Em seu discurso no juramento, ontem, Obama disse que os EUA são uma nação de cristãos, muçulmanos, judeus, hinduístas e ateus.
Fonte - Radio Vaticano
Nota Questão de Confiança: De acordo com a Agência Ecclesia, 34 Líderes de denominações cristãs (protestantes, anglicanos, ortodoxos and many more), ligadas ao Conselho Mundial das Igrejas (entidade ecumênica), escreveram ao recém-empossado presidente norte-americano, o democrata Barack Obama.
O pedido expresso na missiva corresponde ao sentimento daqueles cristãos, que se definem "encorajados pelo compromisso de reavivar a esperança no país e no mundo"; por enquanto, a dimensão do pedido se restringe ao combate à pobreza e por melhores condições humanas na América do pós-Bush. Todavia, dá para imaginar o que a influência de cristãos ecumênicos engajados e de mãos dadas com o Vaticano irá fomentar no quadro de mudanças promovidas pelo governo "messiânico" de Obama...
Ainda sobre Obama
Com algumas poucas exceções, uma clara maioria de árabes e muçulmanos mostrou-se satisfeita com o tom do novo presidente dos EUA, que prometeu relações baseadas no interesse comum e no respeito mútuo.
...
Fonte - Opinião e Notícia
“Se Obama acreditar na imagem do ‘salvador’, provavelmente teremos outro péssimo presidente americano”
...
Toda salvação é precedida de um período de ruína. O governo Bush ajudou em muito na formação dessa imagem "salvacionista" do futuro presidente. A crise de confiança que o presidente Bush produziu para o executivo americano foi sem precedente. Guerras sob falsas alegações, promiscuidade entre interesses privados e públicos, uma leniência na administração das ações econômicas e uma crença quase religiosa em temas como o meio ambiente levaram à erosão da credibilidade popular no executivo americano. A crise econômica em meio a uma disputa eleitoral só agravou o quadro. Porém o "salvacionismo" popular não pode contaminar a futura administração. Se Obama acreditar na imagem do "salvador" provavelmente teremos outro péssimo presidente americano.
Fonte - Opinião e Notícia
Deus, abençoe a América!
"Ainda somos uma nação jovem, mas, nas palavras da Escritura, chegou a época de deixar de lado essas coisas infantis. Chegou a hora de reafirmar nosso espírito de resistência para escolher nossa melhor história; para levar adiante o dom preciso, a nobre idéia passada de geração em geração: a promessa Divina de que todos são iguais, todos livres e todos merecem buscar o máximo de felicidade", declarou durante seu (Obama) pronunciamento.
...
Antes do juramento, o pastor evangélico Rick Warren, fundador da Saddleback Church de Lake Forest, na Califórnia (oeste dos EUA), realizou sermão e conduziu oração. "Ajude-nos, Deus, a nos lembrar que somos americanos unidos, não pela raça, pela religião ou pelo sangue, mas por nosso compromisso com a liberdade e a justiça para todos", discursou.
...
Obama pediu aos americanos o início de "uma nova era de responsabilidade" – frase que está estampada em toda a mídia internacional - em suas vidas e um novo papel para o país no mundo, baseado na cooperação e no diálogo. O novo presidente fez um apelo pelos valores fundamentais dos EUA para começar um novo capítulo na história americana.
...
Fonte - Elnet
Ainda sobre o ecumenismo
CIDADE DO VATICANO, 21 JAN (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira que diante de "um mundo cada vez mais dividido" é necessário "trabalhar e fazer todo o possível para que ocorra a unidade entre todos os discípulos de Cristo" e enviou uma mensagem especial a todos os fiéis da América Latina.
...
Fonte - Ansa
Papa diz que é urgente trabalhar para conseguir a unidade dos cristãos
Cidade do Vaticano, 21 jan (EFE).- O papa Bento XVI fez hoje um apelo em prol da unidade dos cristãos e afirmou que é "urgente" trabalhar de todas as formas possíveis "para alcançar este objetivo indispensável".
...
Fonte - Yahoo
Papa comemora a "convergência encorajadora" entre os cristãos
O Papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira que o ano de 2008 foi marcado pelas "convergências espirituais encorajadoras" entre as diferentes confissões cristãs, lembrando principalmente seus três encontros com o patriarca ecumênico Bartolomeu I.
...
Fonte - Último Segundo