LONDRES - Em resposta aos "ônibus ateus" - veículos com anúncios alertando para a inexistência de Deus -, um grupo de entidades cristãs decidiu criar sua própria versão. A partir de segunda-feira, 175 ônibus da capital britânica, Londres, e arredores estarão estampados com frases incentivando a crença em Deus, segundo informou nesta quinta o jornal The Guardian.
Segundo o jornal britânico, os anúncios foram desenvolvidos pelas organizações Partido Cristão, Trindade da Sociedade Bíblica e Igreja Ortodoxa Russa. Criado pelo reverendo George Hargreaves, o anúncio do Partido Cristão, por exemplo, é uma clara resposta à frase dos "ônibus ateus".
- Provavelmente há Deus. Então entre para o Partido Cristão e aproveite a sua vida - disse.
Na campanha criada pela Associação Humanista Britânica, o slogan ateu proclamava justamente o contrário.
- Provavelmente não há Deus. Então pare de se preocupar e aproveite a sua vida.
Além da resposta do Partido Cristão, houve mais duas. A da Igreja Ortodoxa Russa também foi criada em cima da versão humanista.
- Há um Deus, acredite. Não se preocupe e aproveite sua vida.
Já a da Trindade da Sociedade Bíblica foi mais agressiva. "O tolo diz que não há Deus em seu coração", diz o anúncio, tirado do Salmo 53.1. Ao todo os anúncios cristãos serão divididos em 175 carros, que rodarão por Londres e região metropolitana: 100 para a Trindade da Sociedade Bíblica, 50 para o Partido Cristão e 25 para a Igreja Ortodoxa Russa, segundo o Guardian.
No mês passado, quando o ônibus ateu foi lançado, a Autoridade de Anúncios Publicitários (ASA, na sigla em inglês) recebeu quase 150 reclamações de que o "ônibus ateu" ofendia os cristãos e que a afirmação de que "não há Deus" não pode ser comprovada. A ASA respondeu que os anúncios não iam contra as regras e que simplesmente expressavam uma opinião.
Fonte - JB Online
Nota DDP: A discussão de cunho religioso cada vez mais na pauta do dia. Leia também "Ônibus viram palco de 'guerra religiosa' na Espanha".