quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Crise ambiental, sintoma de profunda crise espiritual

Reunião conjunta dos bispos católicos e os representantes ortodoxos e protestantes

ESZTERGOM, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- A degradação do ambiente é o resultado de uma profunda crise espiritual do homem contemporâneo, e diante disso os cristãos europeus se sentem no dever de dar uma resposta.

Esta foi a conclusão do encontro ecumênico conjunto realizado no fim de semana passado em Esztergom (Hungria), entre o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que reúne representantes dos bispos católicos, e o Conselho Ecumênico das Igrejas (KEK) que reúne representantes de outras confissões cristãs do continente.

Segundo o comunicado final, divulgado no domingo, os participantes no encontro mostraram seu acordo com as palavras de Bento XVI, que afirma que os desertos externos do mundo estão crescendo porque os desertos internos são muito grandes.
...
Outra das iniciativas aprovadas é dedicar anualmente, desde 1º de setembro até 4 de outubro, a rememorar e contemplar a criação como dom de Deus. A iniciativa partiu há 20 anos de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Dimitrios I, que propunha a celebração de um Dia da Criação a nível mundial.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: Não se pode perder de vista que as palavras do papa sobre a questão ambiental passam pelo reconhecimento do domingo em sua "dimensão ecológica". Ao que parece esse intróito de "rememorar a criação" em nível mundial atenderá esta chamada de BXVI.
Related Posts with Thumbnails