sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nova variante da malária ameaça saúde mundial

Organização Mundial da Saúde, OMS e Fundação Bill & Melinda Gates tentam controlar novo parasita resistente; doença mata 1 milhão de pessoas por ano.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que o surgimento de uma variante da malária resistente a remédios pode prejudicar seriamente os esforços para o controle da doença no mundo.

Segundo a agência, o parasita resistente à artemisinina, principal droga utilizada no tratamento da malária, teria aparecido na fronteira do Camboja com a Tailândia, no sudeste da Ásia.

Epidemia

O diretor-geral assistente da OMS, Hiroki Nakatani, afirmou que se a situação não for controlada, a nova variante da doença poderá se espalhar rapidamente para os países vizinhos.

De acordo com a agência, avanços importantes foram alcançados na última década. Entre eles, o tratamento com artemisinina, que têm demonstrado sucesso em mais de 90% dos casos.

Mas, a OMS alerta que a nova variante da malária pode ameaçar os ganhos.

Perigos

Um representante da agência, Daniel Epstein, falou à Rádio ONU, de Washington, sobre os perigos do parasita.

"Temos uma droga nova, artemisinina, que é exitosa e funciona no tratamento da malária. Mas, nesta zona, na fronteira entre o Camboja e a Tailândia, tem um problema porque encontramos gente que tem resistência à droga. É pouca gente, e esta é uma zona limitada, mas pode crescer. E isto poderia ser um perigo já que não temos outras drogas para controlar a malária," disse.

A OMS, em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates e outras organizações, vai trabalhar para o controle do parasita, antes que haja risco de uma epidemia.

Segundo as Nações Unidas, a malária representa uma ameaça para metade da população mundial. Atualmente, mais 1 milhão de pessoas perdem a vida, todos os anos, para a doença.

Fonte - Radio ONU
Related Posts with Thumbnails