sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ainda sobre a crise econômica

Kremlin enfim admite recessão

No ano passado, quando a economia da Rússia começou a ruir, o Kremlin abafou o debate público sobre a crise, limitando-se a acusar os EUA por "contaminar o mundo". Mas os preços do petróleo despencaram e milhares de russos perderam seus empregos. Agora, o presidente Medvedev diz ao povo "que é muito importante dizer a verdade".

Depois de passar semanas dizendo que a Rússia iria apresentar crescimento zero em 2009, ou talvez um pequena contração, o ministério da Economia agora admite que a taxa "provavelmente" será de - 2,2% -- um número que muitos economistas ainda consideram otimista. Para um país com crescimento médio do PIB de 8% nos últimos oito anos, este é um duro golpe.

Os dois principais índices do mercado de ações russo perderam quase 80% do seu valor no ano passado, o rublo já perdeu mais de 30% do seu valor frente ao dólar, e o déficit orçamental para este ano é de cerca de 8%. Os preços dos alimentos, a maioria importados, continuam a subir.

Fonte - Opinião e Notícia

Forte indústria alemã também sucumbe à crise

Até recentemente a ideia de que a Alemanha poderia ser afetada pela crise global parecia impensável, mas a eficiente economia industrial e de exportação do país anda devagar, quase parando, uma vez que a demanda mundo afora vem desaparecendo.

A Alemanha parecia imune à crise não só porque foi um país que cuidou com prudência das suas finanças -- tanto as públicas quanto as privadas --, mas também porque levou a cabo dolorosas reformas econômicas ao longo da década passada.

Para se ter uma ideia, há duas décadas o custo unitário do trabalho na Alemanha era cerca de 12% acima da média da zona do euro; hoje, é cerca de 13% abaixo. Mas nada foi capaz de deixar o país em posição de resistir à crise. A produção industrial da Alemanha já vem caindo a um ritmo mais acelerado do que nos EUA. As exportações devem diminuir cerca de 8% neste ano. É a maior retração em 15 anos, ou mais.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails